A gamificação da aprendizagem tem como objetivo melhorar as condições de aprendizagem, engajando mais os alunos e, por fim, melhorando seus resultados.
Gamificar para engajar! Engajar para obter melhores resultados! Mas como?
Não. É preciso planejamento e identificação de pontos importantes para a potencializar a utilização dos elementos de jogo nas iniciativas de aprendizagem.
Mas será que isso acontece como um passe de mágica? Basta falar em gamificação que tudo melhora?
Isso mesmo! Gamificar é utilizar elementos de jogos em situações que não são jogos, como em situações de aprendizagem.
Como são tantos elementos e tantas possibilidades de aplicação, separamos algumas dicas para você planejar e implementar a gamificação nas suas iniciativas de aprendizagem.
Siga os 7 passos para o planejamento e a implementação da gamificação na aprendizagem:
- Identifique o problema a ser resolvido com a gamificação da instrução/experiência de aprendizagem;
- Entenda o público-alvo, principalmente, em relação à motivação;
- Desenvolva iniciativas que alinhem os objetivos da empresa e os dos participantes;
- Pense onde as ações de gamificação estarão. Imagine que elas podem acontecer em ambientes virtuais e, também, em locais físicos, de forma complementar;
- Defina as estratégias e conteúdos a serem gamificados, sempre pensando em atividades ligadas à motivação intrínseca;
- Divulgue como os alunos irão participar da experiências de aprendizagem; 7. Por fim, estabeleça objetivos, resultados esperados e métricas para que seja possível avaliar os resultados da gamificação.
Após a avaliação dos resultados, verifique se são necessários ajustes no planejamento e na implementação das atividades.
Tudo bem, mas que elementos de jogos eu devo usar? Você deve escolher, de acordo com os 7 passos do planejamento, você pode usar pontos, medalhas, feedbacks…
Você deve identificar o que motiva, de preferência de forma intrínseca, o seu público-alvo, que tipos de tecnologia estão disponíveis (computadores, tablets, celulares etc.), que momentos ou locais podem ser usados para estabelecer uma comunicação com os alunos…
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