chatsimple
REDES

Você sabe o que é Blended Learning ou ensino híbrido?

Você sabe o que é Blended Learning ou ensino híbrido?
barrinha_laranja

Confira a definição do MIT

 

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) define o Blended Learning como “estruturas de ensino que utilizam mais de um método de aprendizagem ou de formação, dentro ou fora da sala de aula”. Esta definição inclui a aprendizagem com diferentes métodos de ensino, tais como palestras, debates, prática orientada, leitura, jogos, estudo de caso, simulações, além de diferentes formas de entrega do conteúdo, como salas de aulas ao vivo ou salas on-line mediada por tecnologia, além de programações diferentes que podem oferecer formatos síncronas ou assíncronas em diferentes níveis de orientação (indivíduo, instrutor ou especialista (SME), ou grupo de aprendizagem/social).

 

Resumindo, o Blended Learning ou ensino híbrido é uma modalidade de ensino que combina aspectos off-line, on-line, síncronos e assíncronos para obter o melhor desempenho dos alunos.

Os planos de ensino podem contar com atividades ou sessões assíncronas e síncronas, principalmente quando nos referimos a programação destas atividades.

 

barrinha_gr_laranja

Você sabe quais são as formas síncronas e assíncronas de aprendizagem?

O modo síncrono refere-se a um formato de entrega, onde todos os participantes estão executando o treinamento ao mesmo tempo. Como exemplo de atividades síncronas podemos citar por exemplo, o que vemos muito nas salas de Zoom ou no Teams, sejam webinars, salas de aula, videoconferências e salas de bate-papo. A vantagem deste formato é que os alunos, como não atuando de forma isolada, podem iniciar uma discussão em grupo, gerando uma troca em tempo real aproveitando muito do potencial do social learning, aprendendo com as trocas e experiências dos outros, gerando conhecimento de forma colaborativa, ao mesmo tempo.

Já no modo assíncrono cada aluno pode acessar módulos de aprendizagem (normalmente programas construídos em objetos de aprendizagem EdTech em e-learning) em seu próprio tempo e velocidade. A vantagem deste modo, além da flexibilidade para o aluno de estudar em qualquer momento, é que ele tem mais tempo para avaliar o conteúdo que recebeu e pensar sobre quais perguntas e respostas ele deve fazer. Assim, os alunos não se sentem pressionados a fazê-lo naquele momento e cada um pode seguir no seu tempo particular, aprofundando onde lhe é mais interessante. Desta forma é possível a ampliação do horizonte de pesquisa, por exemplo e, ainda assim, podem se beneficiar do processo colaborativo e social, só que não acontecerá, necessariamente, de forma simultânea.

O que faz o Blended Learning (ensino híbrido) ser ideal para o ambiente corporativo?

Aproveitando o melhor do off-line e do online, seja síncrono ou não, o Blended Learning torna possível a oferta de treinamentos corporativos, com variadas metodologias, aproveitando os seguintes benefícios:

 

1. ESCALÁVEL: É mais eficaz para alcançar um número maior de alunos e também para aplicar diferentes formatos e metodologias de treinamento. Por exemplo, alguns treinamentos funcionam melhor quando requerem uma interação física com uma determinada máquina ou ferramenta. Já para nivelar o grupo que será submetido à prática, o ideal é o uso do e-learning. 

2. GESTÃO DO TEMPO: Otimizar o tempo de dedicação do aluno é um ponto importante. Por exemplo, se o seu treinamento terá uma aplicação prática, mas seu plano de aulas é composto de outras atividades, como um teste, este pode ser feito em formato digital, através de um quiz em e-learning O aluno pode definir pelo melhor momento na sua programação para esta atividade, aumentando o engajamento.

3. INVESTIMENTO: Considerando a possibilidade de escalar o seu investimento inicial na produção de um e-learning, isso o torna mais eficiente financeiramente. Com determinados módulos de aprendizagem sendo feitos no formato on-line, de forma assíncrona, os colaboradores não são obrigados a coincidirem suas agendas, deslocarem ou mesmo viajarem para um centro de treinamento. Assim as organizações reduzem uma quantidade significativa de custos de viagens, aluguel de espaço, instrutor, entre outras despesas, além da possibilidade de replicar o mesmo e-learning infinitamente.

 

Se você está preocupado com as mudanças necessárias para o Blended Learning ser integrado na sua organização e no seu plano de aulas, relax!

 

Qual o melhor formato? Verifique as questões que lhe auxiliarão na tomada de decisão.

 

Responda às seguintes questões

 

O que é mais importante, apresentar a informação ou oferecer uma apresentação personalizada?

 

O seu conteúdo abordará questões que são melhor apresentadas através de um instrutor?

 

O aluno poderá conectar o conteúdo com suas próprias experiências? 

 

O treinamento irá abordar funções do trabalho que exigem um nível de interação com equipamentos que não são possíveis de simular com e-learning?

 

Um workshop geral, não personalizado, ou outro modelo de treinamento pode reforçar o conteúdo mais efetivamente?

 

barrinha_laranja

Como fazer o Blended Learning funcionar para todos?

Uma solução de aprendizagem que combine vários formatos e metodologias, híbrida, pode ser mais eficaz para um número maior de alunos com diferentes níveis de habilidades e conhecimentos.

Mas como garantir esta experiência de aprendizagem compartilhada?

Otimizando o contato presencial, sempre que possível, aplicando a teoria em prática no trabalho, aumentando a capacidade do facilitador/instrutor para dar o exemplo e alavancar o poder das múltiplas atividades.

Uma solução de ensino híbrido pode apresentar o melhor dos dois mundos: online e offline, síncrono e assíncrono. O importante é descobrir o que é melhor para cada conteúdo que a sua organização pretende desenvolver, lembrando sempre da necessidade de aplicação e do seu  público.

O Ecossistema Rapid Learning da Fábrica de Cursos oferece produções em diferentes formatos. Desde cursos SCORM para sua plataforma e-learning, games, plataformas gamificadas e cursos para serem utilizados como apoio em treinamentos síncronos, seja online usando um Zoom, por exemplo, ou presencial

Se você precisa de apoio ou apenas quer ideias para mudar a abordagem atual dos seus treinamentos, fale com a gente!  👇

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*

01.