Recursos inovadores como a gamificação podem ajudar a alcançar objetivos em treinamento e desenvolvimento de pessoas, termo conhecido pela sigla T&D. Nos dias atuais, em que formatos digitais assumiram o nosso cotidiano, seja pessoal ou profissional.
Entender como os indivíduos se relacionam, compram e se atualizam já faz parte da nossa rotina. Logo, é preciso compreender como também aprendemos como utilizar os benefícios tecnológicos para auxiliar no engajamento nas empresas.
Segundo o site do Santander Negócios, “novos modelos de trabalho“ surgiram nos últimos anos graças ao avanço tecnológico e a formas inovadoras de organizar os recursos corporativos”.
Certamente, a gamificação é um desses recursos inovadores. Isso porque é uma metodologia que usa os recursos próprios dos games para o processo de aprendizagem.
Ou seja, todas as técnicas que envolvem programas de pontos, desafios, conquistas de medalhas e badges, placares de liderança, dentre outros, podem ser utilizadas para envolver os participantes, engajá-los e, consequentemente, promover o aprendizado.
Portanto, é um recurso que gera uma maior participação da equipe. Além disso, impulsiona o engajamento, amplia o senso de pertencimento e potencializa o uso da imaginação.
Gamificação dos treinamentos
Para quem se questiona se a gamificação é possível até em ambientes formais, para treinamentos de times de alta liderança, a resposta é simples: sim! Utilizar games em processos de aprendizagem não significa trabalhar com recursos infantilizados, mas sim explorar métodos específicos.
Simuladores e desafios são excelentes exemplos e que permitem:
- Criar uma competitividade saudável entre os envolvidos – motiva as pessoas a partir da vontade de superação em algum aspecto, seja ao próximo ou a si mesmo.
- Estimular o sentimento de conquista – um importante estímulo para que o participante continue engajado e interessado nas próximas etapas.
Ao vencer os obstáculos para atingir determinado objetivo, por exemplo, o participante revela o seu sentimento de conquista e a necessidade de se doar ao máximo para garantir o bom desempenho. Uma ação simples, mas eficiente, portanto, transforma-se em motivação e engajamento.
Estratégias engajadoras
A plataforma de gamificação playNwhere da Fábrica de Cursos possibilita a criação de iniciativas de gamificação de treinamento capazes de criar estratégias engajadoras.
Essencialmente na criação de games, é necessário construir uma experiência personalizada. Para isso, é preciso conhecer bem o público-alvo a ser treinado, alinhando interfaces, estratégias e objetivos.
Como a falta de tempo é um dos grandes desafios do mundo corporativo, os games costumam ser soluções mais ágeis e assertivas, com foco total nos objetivos estratégicos da empresa.
Outra vantagem de um treinamento por meio da gamificação está na otimização de custos, garantindo um ótimo custo-benefício para a empresa.
Dentro do ecossistema de e-learning como uma solução que engloba todas as necessidades de T&D, playNwhere garante um investimento otimizado, reunindo tudo no mesmo lugar!
E aqui estamos falando desde o mapeamento de necessidades, produção de conteúdo personalizado até uma plataforma focada na experiência do aluno e do gestor.
Dessa forma, você consegue fazer com uma solução totalmente inovadora com que os participantes compreendam a necessidade de entender “para que” e “por que” aprender determinado assunto.
A partir do momento em que é preciso ter a compreensão clara do que precisa ser feito para avançar num game, é possível garantir um aprendizado contextualizado, com significado e atual.