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Quiz: 6 tipos para dar um up no seu e-learning

Quiz: 6 tipos para dar um up no seu e-learning

Com o crescimento das mídias digitais e o desenvolvimento do e-learning, está ainda mais fácil ajudar seus colaboradores no desenvolvimento de algumas habilidades relacionadas com o aprimoramento profissional.

 

No entanto, criar produtos digitais para aprendizado on-line (e-learning) e produzir conteúdos eficazes para o desenvolvimento dos seus colaboradores são desafios diferentes. Você prefere o último, certo? 

 

Uma forma simples de criar um conteúdo poderoso é trabalhar com minitestes para que o aluno tenha uma nova etapa a ser cumprida. Esse processo é mais conhecido como quiz.  

 

Entre as vantagens, maior engajamento dos colaboradores e fixação superior do conteúdo.

 

Mas como trabalhar corretamente com o quiz? Para facilitar a sua vida, separamos 6 formatos práticos. Confira!

 

 

1 – Múltipla escolha

 

Questões de múltipla escolha estão entre os mais eficazes métodos para testar os alunos sobre o conteúdo do e-learning. Nessa proposta, são apresentadas algumas possibilidades de resposta, mas somente uma está correta. As demais são meras distrações para tirar a atenção. 

 

Para a proposta realmente funcionar, não faça “pegadinhas”. Aqui o teste é de conhecimento! Por isso, é preciso tomar cuidado para não desviar a real razão da avaliação.

 

 

2 – Sim ou Não

 

Uma das formas mais fáceis de elaborar perguntas em um quiz é no formato conhecido como “sim ou não”. Simplesmente crie uma pergunta para que o aluno responda escolha entre as duas opções. Os exemplos incluem:

 

  • Posso entrar no almoxarifado antes do supervisor?

 

  • Três minutos de cada lado é tempo suficiente para cozinhar um hambúrguer?

 

  • Você deve pressionar clientes em potencial a assinarem seu produto imediatamente ao invés de deixá-los pensar sobre o assunto?

 

 

 

3 – Perguntas abertas

 

Em um quiz, as perguntas abertas são as mais usadas quando:

 

a) Você está procurando saber por meio das respostas o que seus funcionários pensam a respeito de determinados assuntos, ou

 

b) se meramente você está querendo buscar soluções criativas sobre algo que ainda não tem uma solução definida.

 

 

Como as perguntas são inerentemente abertas, é importante para quem pergunta estar claro sobre o que busca saber. Isso porque não há respostas a serem escolhidas.

 

Portanto, fique atento à viabilidade técnica da plataforma para garantir que as respostas dos alunos sejam devidamente armazenadas. Lembre-se que este formato terá um processo de compilação mais complexo e demandará mais tempo do gestor do projeto para avaliá-las. Então, use com cautela!

 

Fique atento à viabilidade técnica da sua plataforma para garantir que as respostas dos alunos serão devidamente armazenadas. Lembre-se que este formato terá um processo de compilação mais complexo e irá demandar mais tempo do gestor do projeto para avaliá-las. Use com cautela!

 

4 – Preenchendo o espaço em branco

 

Também chamado de pergunta fechada, o preenchimento do espaço em branco, requer, que os alunos saibam a resposta correta.

 

Um bom exemplo é o oferecido pelo Departamento de Educação do Estado do Kansas, conforme segue abaixo:

“De acordo com Freud, a personalidade é construída em cima de três grandes sistemas, o________, o _________e o __________.”

 

Use este tipo de abordagem em situações no qual o conhecimento exato é crucial.

 

 

5 – Perguntas de associação

 

Assim como os sistemas de perguntas fechadas, a associação oferece aos alunos um pouco mais para seguir adiante.

 

É uma boa abordagem se você deseja promover aos colaboradores mais do que somente assimilar o conteúdo.

 

Em uma pergunta de associação, você oferece diversas frases ou conceitos que evoluem com diversas palavras. Dessa forma, o aluno deve preencher qual palavra se encaixa em que frase ou conceito.

 

 

6 – Definições

 

Você pode criar perguntas de definição do questionário de duas formas diferentes: definições para palavras usando o formato acima, ou as que oferecem alternativas e esperam que os alunos preencham com suas próprias palavras.

 

Mais uma vez, este último formato é melhor se você está realmente procurando o domínio do conteúdo. Em contrapartida, o método é o mais indicado se o objetivo do quiz é fixar conhecimentos.

 

Ao conhecer detalhes desses 6 métodos para criar um quiz, agora você tem algumas ideias para criar uma avaliação eficiente ou aumentar a interação dos seus cursos on-line personalizados (tailor made). 

 

A qualidade dos seus e-learnings certamente irá fazer diferença na retenção do conhecimento e no resultado dos colaboradores.

 

Você pode aproveitar para fazer experiências usando mobile learning, para usar na sua empresa, para supervisionar grupos na operação de processos etc. A utilização do formato quiz é uma maneira poderosa para elevar o nível do seu e-learning.

 

 

Aproveitando a sua busca por soluções eficientes para produção de conteúdo, quero que você conheça o Ecossistema Rapid Learning da Fábrica de Cursos.

 

Imagine todos os seus e-learnings lançados no prazo, com alta qualidade, super inovadores e com um investimento que certamente cabe no seu bolso?

 

 

O Ecossistema Rapid Learning:

 

  • Libera seu especialista para focar onde ele faz diferença: no conteúdo, garantindo o apoio dos nossos projetistas instrucionais!

 

  • Organiza sua produção de conteúdo, com a capacitação da sua equipe com orientação da plataforma consultiva que irá guiar os passos principais dos processos.

 

  • Torna a capacitação continuada uma realidade na sua empresa, já que oferece uma solução aderente às suas necessidades.

 

  • Incentiva uma parceria de longo prazo, pois reduz as negociações pontuais a cada novo projeto.

 

 

Esses são apenas alguns dos benefícios do Ecossistema Rapid Learning da Fábrica. Veja alguns exemplos e confira a qualidade das soluções.

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