Ícone do site Fábrica de Cursos

Como a gamificação consegue engajar times com eficiência

Recursos inovadores como a gamificação podem ajudar a alcançar objetivos em treinamento e desenvolvimento de pessoas, termo conhecido pela sigla T&D. Nos dias atuais, em que formatos digitais assumiram o nosso cotidiano, seja pessoal ou profissional.

 

Entender como os indivíduos se relacionam, compram e se atualizam já faz parte da nossa rotina. Logo, é preciso compreender como também aprendemos como utilizar os benefícios tecnológicos para auxiliar no engajamento nas empresas.

 

Segundo o site do Santander Negócios, novos modelos de trabalhosurgiram nos últimos anos graças ao avanço tecnológico e a formas inovadoras de organizar os recursos corporativos”. 

 

Certamente, a gamificação é um desses recursos inovadores. Isso porque é uma metodologia que usa os recursos próprios dos games para o processo de aprendizagem. 

 

Ou seja, todas as técnicas que envolvem programas de pontos, desafios, conquistas de medalhas e badges, placares de liderança, dentre outros, podem ser utilizadas para envolver os participantes, engajá-los e, consequentemente, promover o aprendizado. 

 

Portanto, é um recurso que gera uma maior participação da equipe. Além disso, impulsiona o engajamento, amplia o senso de pertencimento e potencializa o uso da imaginação. 

 

 

Gamificação dos treinamentos

Para quem se questiona se a gamificação é possível até em ambientes formais, para treinamentos de times de alta liderança, a resposta é simples: sim! Utilizar games em processos de aprendizagem não significa trabalhar com recursos infantilizados, mas sim explorar métodos específicos. 

 

Simuladores e desafios são excelentes exemplos e que permitem:

  • Criar uma competitividade saudável entre os envolvidos – motiva as pessoas a partir da vontade de superação em algum aspecto, seja ao próximo ou a si mesmo.
  • Estimular o sentimento de conquista – um importante estímulo para que o participante continue engajado e interessado nas próximas etapas.

 

Ao vencer os obstáculos para atingir determinado objetivo, por exemplo, o participante revela o seu sentimento de conquista e a necessidade de se doar ao máximo para garantir o bom desempenho. Uma ação simples, mas eficiente, portanto, transforma-se em motivação e engajamento. 

 

 

Estratégias engajadoras

A plataforma de gamificação playNwhere da Fábrica de Cursos possibilita a criação de iniciativas de gamificação de treinamento capazes de criar estratégias engajadoras.

 

Essencialmente na criação de games, é necessário construir uma experiência personalizada. Para isso, é preciso conhecer bem o público-alvo a ser treinado, alinhando interfaces, estratégias e objetivos. 

 

Como a falta de tempo é um dos grandes desafios do mundo corporativo, os games costumam ser soluções mais ágeis e assertivas, com foco total nos objetivos estratégicos da empresa. 

 

Outra vantagem de um treinamento por meio da gamificação está na otimização de custos, garantindo um ótimo custo-benefício para a empresa. 

 

Dentro do ecossistema de e-learning como uma solução que engloba todas as necessidades de T&D, playNwhere garante um investimento otimizado, reunindo tudo no mesmo lugar!

 

E aqui estamos falando desde o mapeamento de necessidades, produção de conteúdo personalizado até uma plataforma focada na experiência do aluno e do gestor.

 

Dessa forma, você consegue fazer com uma solução totalmente inovadora com que os participantes compreendam a necessidade de entender “para que” e “por que” aprender determinado assunto. 

 

A partir do momento em que é preciso ter a compreensão clara do que precisa ser feito para avançar num game, é possível garantir um aprendizado contextualizado, com significado e atual.

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*
Sair da versão mobile