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O que a IA significa para o futuro do e-learning corporativo?

O que a IA significa para o futuro do e-learning corporativo?

E-learning Corporativo: Mais engajamento, melhores resultados

A tecnologia transformou a forma como o mundo aprende e ensina. O e-learning corporativo incorporou essas mudanças para oferecer soluções de aprendizado mais eficazes e envolventes. As inovações estão mudando continuamente a aparência do e-learning, e aqui estão dez tendências que estão reformulando a maneira como as empresas treinam seus funcionários.

1. Aprendizagem Mobile-First

1.1 O que é a aprendizagem mobile-first?

A aprendizagem mobile-first é uma abordagem de e-learning que prioriza a acessibilidade por meio de dispositivos móveis. Esta abordagem reconhece que os smartphones e tablets são as principais ferramentas que as pessoas usam para acessar informações e adquirir novas habilidades.

1.2 Características da aprendizagem mobile-first

Um treinamento mobile-first geralmente envolve a criação de conteúdos otimizados para telas menores e uma navegação touch. Algumas características comuns incluem:

Experiências de aprendizado responsivas: O mobile-first permite que você crie uma experiência responsiva, acessível em dispositivos de diferentes tamanhos. Isso aumenta consideravelmente as taxas de conclusão, uma vez que os aprendizes podem acessar os materiais de aprendizado onde quiserem.
Aprendizagem mobile-first e rapid learning (microlearning):  Essas duas modalidades de aprendizado dividem o conteúdo em pedaços pequenos e gerenciáveis. Utilize esse estilo de aprendizado para capturar a atenção dos participantes. O formato é projetado para um consumo em períodos curtos de tempo, em vez de sessões mais longas e tradicionais de e-learning.

1.3 Conteúdos adequados para a aprendizagem mobile-first

A aprendizagem mobile-first tem como objetivo tornar a aprendizagem mais acessível e fácil de digerir. No entanto, nem todos os tipos de conteúdo funcionam bem nesse formato. Por exemplo, aprender um conteúdo mais prático em pequenas doses é perfeito para o mobile-first, para aprender uma nova língua.

A aprendizagem mobile-first tem como objetivo tornar a experiência mais fácil de acessar e digerir

2. Aprendizagem Híbrida

2.1 O que é a aprendizagem híbrida?

A aprendizagem híbrida combina o ensino online e presencial. Geralmente, ela envolve um conjunto de atividades de ensino online (conteúdo digital, aulas online síncronas ou assíncronas, leituras e avaliações no ambiente digital) e atividades de ensino presencial (como aulas conceituais, discussões e atividades práticas em salas de aula).

2.2 Características da aprendizagem híbrida

A aprendizagem híbrida é mais flexível do que as aulas presenciais tradicionais ou puramente online. Ela permite que os aprendizes decidam quando e onde vão aprender. É uma abordagem de ensino que oferece oportunidades de interação e colaboração entre os participantes e que pode viabilizar um aprendizado mais individualizado. Além de priorizar a metodologia de aprendizagem de acordo com a sua efetividade, ou seja, une o melhor dos mundos, focando o desempenho dos alunos.

2.3 Conteúdos adequados para a aprendizagem híbrida

A aprendizagem híbrida permite que você ainda mantenha um certo cuidado, mas ainda possibilite que os aprendizes se beneficiem com interações presenciais. Ao criar um curso, por exemplo, quais características do material podem ser levados para o online? Alguns podem ser compartilhados no meio digital, como é o caso de um quiz, enquanto outros são melhor conduzidos presencialmente, como uma demonstração prática de segurança.

3. Nano-learning

3.1 O que é o nano-learning?

O nano-learning, também conhecido como “curso nanodegree”, é um tipo de aprendizagem que oferece competências e conhecimentos muito específicos e focados em um curto espaço de tempo. É um tipo de microlearning, uma modalidade em que se aprende por meio de doses pequenas de informação.

O nano-learning provavelmente vai se tornar ainda mais popular esse ano!

3.2 Características do nano-learning

O nano-learning pode ser concluído em questão de segundos ou minutos em vez de dias ou semanas. Isso faz com que seja uma modalidade adequada para trabalhadores ocupados ou pessoas que desejam adquirir novas competências rapidamente. Uma prática, muito comum, é a aplicação de jogos sérios como nano-learning. Com ele, o aluno pode interagir, diariamente, num game, sendo uma interação por dia. Com isso, o nano-learning tem se mostrado efetivo em ações de reforço do conteúdo.

3.3 Conteúdos adequados para o nano-learning

O nano-learning deve ser consumido rapidamente. Vídeos curto, jogos, quizzes e outros formatos multimídia são mais adequados para esse estilo de aprendizagem, pois facilitam o compartilhamento sucinto de informações.

4. Inteligência Artificial

4.1 O que é a IA?

A IA envolve o uso de máquinas em tarefas comumente realizadas por humanos. Ela consegue mimetizar a inteligência humana por meio do processamento de linguagem natural.

4.2 Características da IA

Uma das principais características da IA é que ela cria uma experiência de aprendizagem individualizada para cada aluno e suas necessidades. Ela também promove uma maior retenção. É útil tanto quando usada como uma ferramenta de aprendizagem online, como é o caso do novo software “ChatGPT”, como quando usada em integração com ferramentas LMS, como é o caso do playNwhere.

4.3 Conteúdos adequados para a aprendizagem com IA

Cursos inteiros podem ser criados com IA. Artigos longos também podem ser escritos com a ferramenta. Como demonstramos aqui, a aprendizagem com IA é adequada para a maioria dos tipos de conteúdo. Mas não se engane, os APPs abertos, ainda em fase de aprimoramento,  precisam de instruções bem específicas para obtermos bons resultados.

O EDGE-AI, copilot do playNwhere é diferente, pois ele foi desenvolvido especificamente para seu o Educational Design Generated by AI da Fábrica de Cursos.

5. Gamificação

5.1 O que é a gamificação?

A gamificação no e-learning é o processo de incorporar ao conteúdo educacional elementos semelhantes aos que você encontra em jogos para tornar o ensino mais envolvente e interativo.

5.2 Características da gamificação

Os aprendizes se sentem motivados a completar tarefas quando você adota elementos como pontos, medalhas e placares de pontuação, como rankings. Isso pode ser especialmente útil em treinamentos obrigatórios, como o treinamento de compliance.

5.3 Conteúdos adequados para a gamificação

A gamificação no e-learning permite um feedback imediato e o monitoramento de progresso, o que pode ser especialmente útil em um e-learning “self-paced” (auto instrucional). O feedback é essencial para ajudar os alunos a identificarem pontos de melhoria.

O EDGE-AI, copilot do playNwhere é diferente, pois ele foi desenvolvido especificamente para seu o Educational Design Generated by AI da Fábrica de Cursos.

6. Tendências de E-Learning

Acompanhar as tendências de e-learning pode determinar se um treinamento online será bem-sucedido ou não. Seu tempo e recursos são preciosos. Portanto, garantir a eficácia do seu e-learning é crucial. Adote metodologias mais interessantes para cada público e momento tecnológico.

7. Soluções de E-Learning Personalizadas

Soluções de e-learning personalizadas oferecem às organizações formas efetivas de preencher os gaps de treinamento e desenvolver os times sobre qualquer tema. A personalização dos treinamentos estratégicos, que tratam as necessidades específicas, potencializam o ótimo resultado de diversas frentes, geram indicadores de desempenho mais eficazes.

8. Setup do playNwhere

A configuração do playNwhere é super rápida. Ele pode ser configurado de acordo com a necessidade de lançamento da sua plataforma, podendo acontecer em até 1 dia.

9. Personalização do PlayNwhere

São muitas as possibilidades. Desde a logomarca da sua empresa ou projeto, que estará em todas as áreas do playNwhere, além da página de acesso direto de cada projeto, que pode ser completamente personalizada de acordo com a identidade visual da sua organização.

10. Suporte e Recursos do playNwhere

O nosso time de suporte está sempre disponível para te auxiliar. Além disso, há vários materiais educacionais, como guias e tutoriais para orientar as tarefas de gestão. Mas você tem autonomia para fazer toda a gestão da plataforma.

O playNwhere oferece diversas funcionalidades, incluindo a criação de salas exclusivas para grupos específicos no metaverso do playNwhere, a emissão automática de certificação nos cursos do playNwhere Skills e a inclusão de diversos formatos digitais nas trilhas do playNwhere, além EDGE – Educational Design Generated by AI, que gera o seu conteúdo personalizado de forma estratégica, personalizada e direcionada para as necessidades específicas e público de cada projeto. Além de simples, ele otimiza o tempo assim como os recursos necessários para uma produção de e-learning personalizada.

Conclusão

As tendências em e-learning corporativo estão sempre em evolução, oferecendo novas maneiras de melhorar a eficácia e a eficiência do treinamento. As empresas que adotam essas tendências, como a gamificação e o nano-learning, e utilizam plataformas como o playNwhere, estão se posicionando para oferecer treinamentos mais envolventes e eficazes para seus colaboradores.

A Fábrica de Cursos, com seus produtos inovadores como o playNwhere, está na vanguarda dessas tendências, oferecendo soluções de aprendizagem corporativa de ponta que beneficiam tanto as organizações quanto os aprendizes.

As soluções de aprendizagem corporativa de hoje são mais do que apenas uma maneira de transmitir informações – são uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades, o aumento da retenção de funcionários e a melhoria do desempenho organizacional.

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Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

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