chatsimple
REDES

Veja como os infográficos são úteis para a capacitação dos seus colaboradores

Veja como os infográficos são úteis para a capacitação dos seus colaboradores

Sabe aquela informação apresentada de maneira gráfica e que conta uma história com texto e imagens? É o infográfico, muito utilizado em jornais, revistas e sites para atrair a atenção do leitor e ajudar na compreensão de assuntos que eles consideram aparentemente complexos, de uma forma bem simples e direta.

 

Se eles facilitam entendimento, então são altamente recomendados para uso em universidades corporativas.

 

 

Assim, colaboradores que fazem treinamentos online aprenderão mais rapidamente o conteúdo oferecido por um LMS – Learning Management System (em português: sistema de gerenciamento de aprendizado).

Conheça a origem dos infográficos

 

As raízes dos recursos usados na infografia têm sua origem na pré-história. Os mapas foram pintados nas paredes, milênios antes do surgimento da escrita. Em 1857, a enfermeira inglesa Florence Nightngale usou a informação gráfica para convencer a rainha Vitória a melhorar as condições nos hospitais militares.

 

Leonardo da Vinci planejou uma enciclopédia baseada em desenhos detalhados. Em 1861, foi criado um importante infográfico sobre a marcha de Napoleão sobre Moscou. Mais um exemplo pioneiro de como muita informação pode ser sintetizada para se tornar mais inteligível.

 

A partir do século XIX, o emprego mais difundido de técnicas de impressão trouxe uma crescente facilidade para a utilização de desenhos e fotografias nos jornais. Porém, a infografia teve sua importância ou visibilidade aumentada durante a Guerra do Golfo. Isso devido à escassez de fotografias, o que demandava uma expressão gráfica mais contundente.

 

Com a chegada de programas de interface gráfica para criação de sites agregando mídias e recursos visuais em uma única plataforma, a infografia se tornou, definitivamente, uma maneira eficiente de tratar a informação.

Os infográficos no mercado corporativo

 

As organizações lidam com informações o tempo todo e é um grande desafio transmiti-las a todos. Por isso, as empresas estão sempre buscando formas de tornar capacitações e treinamentos mais atraentes e inovadores, de forma a transmitir seus valores, missão, visão e metas de forma efetiva. É aí que entra o infográfico na educação corporativa.

O uso desse recurso na educação corporativa ajuda na melhoria da compreensão de informações e conceitos, além de reforçar a capacidade de pensar criticamente, desenvolver e organizar ideias. E melhor, aumenta a retenção das informações.

Os infográficos são divididos em:

Estáticos

Como o nome já diz, as informações são passadas de forma estática, sem a interação com botões, gifs animados ou links externos. Alguns defendem esse tipo de infográfico porque acreditam que chamam mais a atenção do leitor quando comparados a formatos mais tradicionais.

Animados

São aqueles que transmitem a informação de forma animada, com imagens que se mexem, dados que possuem algum movimento e personagens.

Interativos

 

Os infográficos interativos são aqueles que oferecem interações aos usuários, como botões, abas e links que levam para outros conteúdos ou sites.

Viu só, os infográficos podem ser uma boa saída para melhorar os resultados nos treinamentos de sua empresa, sejam eles tradicionais ou em uma universidade corporativa!

Assine a News da Fábrica de Cursos

     

    HUBS
    SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
    COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
    ORLANDO 100 EAST PINE STREET
    SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
    RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

    Transformar a vida das pessoas através da Educação.

    É a missão da Fábrica de Cursos

    Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

    Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

    01.