Sabe aquela informação apresentada de maneira gráfica e que conta uma história com texto e imagens? É o infográfico, muito utilizado em jornais, revistas e sites para atrair a atenção do leitor e ajudar na compreensão de assuntos que eles consideram aparentemente complexos, de uma forma bem simples e direta.
Se eles facilitam entendimento, então são altamente recomendados para uso em universidades corporativas.
Assim, colaboradores que fazem treinamentos online aprenderão mais rapidamente o conteúdo oferecido por um LMS – Learning Management System (em português: sistema de gerenciamento de aprendizado).
Conheça a origem dos infográficos
As raízes dos recursos usados na infografia têm sua origem na pré-história. Os mapas foram pintados nas paredes, milênios antes do surgimento da escrita. Em 1857, a enfermeira inglesa Florence Nightngale usou a informação gráfica para convencer a rainha Vitória a melhorar as condições nos hospitais militares.
Leonardo da Vinci planejou uma enciclopédia baseada em desenhos detalhados. Em 1861, foi criado um importante infográfico sobre a marcha de Napoleão sobre Moscou. Mais um exemplo pioneiro de como muita informação pode ser sintetizada para se tornar mais inteligível.
A partir do século XIX, o emprego mais difundido de técnicas de impressão trouxe uma crescente facilidade para a utilização de desenhos e fotografias nos jornais. Porém, a infografia teve sua importância ou visibilidade aumentada durante a Guerra do Golfo. Isso devido à escassez de fotografias, o que demandava uma expressão gráfica mais contundente.
Com a chegada de programas de interface gráfica para criação de sites agregando mídias e recursos visuais em uma única plataforma, a infografia se tornou, definitivamente, uma maneira eficiente de tratar a informação.
Os infográficos no mercado corporativo
As organizações lidam com informações o tempo todo e é um grande desafio transmiti-las a todos. Por isso, as empresas estão sempre buscando formas de tornar capacitações e treinamentos mais atraentes e inovadores, de forma a transmitir seus valores, missão, visão e metas de forma efetiva. É aí que entra o infográfico na educação corporativa.
O uso desse recurso na educação corporativa ajuda na melhoria da compreensão de informações e conceitos, além de reforçar a capacidade de pensar criticamente, desenvolver e organizar ideias. E melhor, aumenta a retenção das informações.
Os infográficos são divididos em:
Estáticos
Como o nome já diz, as informações são passadas de forma estática, sem a interação com botões, gifs animados ou links externos. Alguns defendem esse tipo de infográfico porque acreditam que chamam mais a atenção do leitor quando comparados a formatos mais tradicionais.
Animados
São aqueles que transmitem a informação de forma animada, com imagens que se mexem, dados que possuem algum movimento e personagens.
Interativos
Os infográficos interativos são aqueles que oferecem interações aos usuários, como botões, abas e links que levam para outros conteúdos ou sites.