A gamificação pode oferecer uma uma ampla variedade de objetivos e diferentes aplicações práticas que irão auxiliar a disseminação de informações tanto de colaboradores como dos clientes da sua organização. Além disso, você pode ampliar a atuação do seu projeto não só escalando para toda a sua rede de colaboradores, parceiros e clientes, mas aproveitando a participação de todos num desafio comum!
Os principais diferenciais de jogos, quando comparado a outras metodologias de capacitação, são a possibilidade de atingir objetivos específicos, resolver problemas e desafios, além de resolver problemas, que juntos podem amplificar interesse dos seus usuários e garantir um alto engajamento.
O treinamento de produtos tem características que precisam ser consideradas. Um dos grandes desafios é a produção ágil garantindo a qualidade do seu treinamento alinhada a qualidade da imagem do seu produto. O aprendizado gamificado atenua esses principais desafios com a possibilidade de uso de soluções que oferecem a personalização do conteúdo, adaptando ao seu cenário e especificidades, mas aproveitando o projeto do game em si, previamente concebido. Com isso há uma grande redução de recursos, como custo e tempo.
Vários estudos têm mostrado que a gamificação é mais eficaz do que os métodos tradicionais para alcançar resultados de aprendizagem.
Engajamento do aluno
As taxas de participação aumentam com o uso das mecânicas do jogo. Uma pesquisa da eLearning Industry indica que 80% dos alunos se sentem mais produtivos quando aprendem por meio de um jogo.
Retenção de conhecimento
A retenção de conhecimento é um grande desafio no treinamento corporativo. 70% do que você reteve no treinamento é esquecido 24 horas depois da ação de desenvolvimento.
Motivação do aluno
Uma estratégia de treinamento eficaz irá resultar em melhores altas taxas de conclusão. Este mesmo estudo constatou que quando a gamificação foi aplicada aos MOOCs, a taxa de conclusão foi o dobro da mesma solução na gamificada.
Scot Osterweil, Creative Director at MIT’s Education Arcade propõe que, se essas “quatro liberdades” não forem respeitadas, a experiência lúdica fica gravemente comprometida e seus benefícios arruinados. As quatro liberdades são:
1) Liberdade para falhar
Perder sem consequências graves faz parte do processo de aprendizagem. O treinamento que não permite o progresso por tentativa e erro pode atrapalhar o aprendizado. Quando os alunos estão livres para falhar em um ambiente sem riscos, sua liberdade de experimentar é aumentada.
2) Liberdade para experimentar
Um lugar seguro para falhar inspira a experimentação. O ambiente mais informal dos programas de aprendizagem gamificados facilita a aprendizagem autoinstrucional por meio de exploração e experimentação. Os modelos convencionais tendem a prejudicar a liberdade de experimentar. Quando os alunos se sentem livres para falhar, sua facilidade para experimentar aumenta. A experimentação permite ampliar a aprendizagem autoinstrucional…
3) Liberdade para experimentar identidades
A gamificação pode facilmente facilitar o RPG (Role Play Game). Os colaboradores podem ser colocados em desafios baseados em cenários realistas relacionados às suas funções e mergulhar no conteúdo mais profundamente e com maior relevância.
4) Liberdade de esforço
A concentração constante exigida no ambiente de treinamento corporativo convencional pode causar fadiga nos colaboradores. A gamificação exige alto foco alternado com pausas onde o envolvimento é menos ativo, o que potencializa o aprendizado por períodos mais longos.
Vantagens da gamificação para treinamento de produto
- A gamificação facilita a integração de novos colaboradores e o envolvimento com um produto.
- A gamificação pode melhorar a experiência de integração para colaboradores, pois é mais divertida e envolvente.
- A gamificação também pode acelerar o tempo para a valorização de um produto.
O treinamento de novos produtos pode ser aprimorado por meio da gamificação para acelerar o tempo necessário para a obtenção de valor. Caminhos de aprendizagem gamificados podem ser configurados para atingir objetivos de aprendizagem específicos, direcionando as percepções para trilhas que facilitam a absorção deste conhecimento.
A gamificação facilita o entendimento de uma aplicação do mundo real
Um produto pode ser experimentado e testado com o uso de papéis (personagem) e funções em um ambiente de treinamento simulado. Isso fornece uma visão panorâmica da aplicação do produto em vários cenários.
Gamificação fornece feedback em tempo real
A gamificação oferece feedback instantâneo. O feedback é um componente crítico no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Ao fornecer feedback construtivo e centrado na ação específica, a gamificação pode melhorar a experiência de aprendizado, inclusive para a mudança de comportamento.
A gamificação promove um envolvimento de longo prazo com um produto
Caso os colaboradores precisem de atualização constante dos produtos ou se for importante mantê-los conectados com os produtos da sua organização, pode-se oferecer uma trilha que acompanha todo o ciclo de vida do produto com conquistas através de nível de competência e as pontuações alinhadas a evolução de um produto. A gamificação pode transformar a necessidade de atualizações de produtos um desafio mais atrativo e até esperado!
A gamificação torna mais fácil identificar os pontos fracos de um produto
O desempenho do colaborador em um ambiente de treinamento simulado pode facilitar o rastreamento dos pontos de atenção com a participação de diferentes tipos de usuários na interação com o seu produto. Esses são indicadores preciosos para a equipe de produto.
Rastrear o desempenho e a usabilidade do treinamento também potencializa seu aprimoramento