chatsimple
REDES

Veja como aproveitar as estratégias de gamificação no treinamento de produtos

Veja como aproveitar as estratégias de gamificação no treinamento de produtos
barrinha_gr_laranja

A gamificação no treinamento corporativo aproveita as características dos jogos, como interatividade e tomada de decisão, para o desenvolvimento de colaboradores. O treinamento gamificado acelera o processo de aprendizagem e contribui para uma experiência de aprendizagem com mais engajamento.

 

A gamificação pode oferecer uma uma ampla variedade de objetivos e diferentes aplicações práticas que irão auxiliar a disseminação de informações tanto de colaboradores como dos  clientes da sua organização. Além disso, você pode ampliar a atuação do seu projeto não só escalando para toda a sua rede de colaboradores, parceiros e clientes, mas aproveitando a participação de todos num desafio comum!

 

Os principais diferenciais de jogos, quando comparado a outras metodologias de capacitação, são a possibilidade de atingir objetivos específicos, resolver problemas e desafios, além de resolver problemas, que juntos podem amplificar interesse dos seus usuários e garantir um alto engajamento.

 

O treinamento de produtos tem características que precisam ser consideradas. Um dos grandes desafios é a produção ágil garantindo a qualidade do seu treinamento alinhada a qualidade da imagem do seu produto. O aprendizado gamificado atenua esses principais desafios com a possibilidade de uso de soluções que oferecem a personalização do conteúdo, adaptando ao seu cenário e especificidades, mas aproveitando o projeto do game em si, previamente concebido. Com isso há uma grande redução de recursos, como custo e tempo.

 

Vários estudos têm mostrado que a gamificação é mais eficaz do que os métodos tradicionais para alcançar resultados de aprendizagem.

 

Engajamento do aluno

As taxas de participação aumentam com o uso das mecânicas do jogo. Uma pesquisa da eLearning Industry indica que 80% dos alunos se sentem mais produtivos quando aprendem por meio de um jogo.

 

Retenção de conhecimento

A retenção de conhecimento é um grande desafio no treinamento corporativo. 70% do que você reteve no treinamento é esquecido 24 horas depois da ação de desenvolvimento.

 

Motivação do aluno

Uma estratégia de treinamento eficaz irá resultar em melhores altas taxas de conclusão. Este mesmo estudo constatou que quando a gamificação foi aplicada aos MOOCs, a taxa de conclusão foi o dobro da mesma solução na gamificada.

 

Scot Osterweil, Creative Director at MIT’s Education Arcade propõe que, se essas “quatro liberdades” não forem respeitadas, a experiência lúdica fica gravemente comprometida e seus benefícios arruinados. As quatro liberdades são:

 

1) Liberdade para falhar

Perder sem consequências graves faz parte do processo de aprendizagem. O treinamento que não permite o progresso por tentativa e erro pode atrapalhar o aprendizado. Quando os alunos estão livres para falhar em um ambiente sem riscos, sua liberdade de experimentar é aumentada.

 

2) Liberdade para experimentar

Um lugar seguro para falhar inspira a experimentação. O ambiente mais informal dos programas de aprendizagem gamificados facilita a aprendizagem autoinstrucional por meio de exploração e experimentação. Os modelos convencionais tendem a prejudicar a liberdade de experimentar. Quando os alunos se sentem livres para falhar, sua facilidade  para experimentar aumenta. A experimentação permite ampliar a  aprendizagem autoinstrucional…

 

3) Liberdade para experimentar identidades

A gamificação pode facilmente facilitar o RPG (Role Play Game). Os colaboradores podem ser colocados em desafios baseados em cenários realistas relacionados às suas funções e mergulhar no conteúdo mais profundamente e com maior relevância.

 

4) Liberdade de esforço

A concentração constante exigida no ambiente de treinamento corporativo convencional pode causar fadiga nos colaboradores. A gamificação exige alto foco alternado com pausas onde o envolvimento é menos ativo, o que potencializa o aprendizado por períodos mais longos.

 

Vantagens da gamificação para treinamento de produto

  • A gamificação facilita a integração de novos colaboradores e o envolvimento com um produto.

 

  • A gamificação pode melhorar a experiência de integração para colaboradores, pois é mais divertida e envolvente.

 

  • A gamificação também pode acelerar o tempo para a valorização de um produto.

 

 

O treinamento de novos produtos pode ser aprimorado por meio da gamificação para acelerar o tempo necessário para a obtenção de valor. Caminhos de aprendizagem gamificados podem ser configurados para atingir objetivos de aprendizagem específicos, direcionando as percepções para trilhas que facilitam a absorção deste conhecimento. 

 

A gamificação facilita o entendimento de uma aplicação do mundo real

Um produto pode ser experimentado e testado com o uso de papéis (personagem) e funções em um ambiente de treinamento simulado. Isso fornece uma visão panorâmica da aplicação do produto em vários cenários.

 

Gamificação fornece feedback em tempo real

A gamificação oferece feedback instantâneo. O feedback é um componente crítico no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Ao fornecer feedback construtivo e centrado na ação específica, a gamificação pode melhorar a experiência de aprendizado, inclusive para a mudança de comportamento.

 

A gamificação promove um envolvimento de longo prazo com um produto

Caso os colaboradores precisem de atualização constante dos produtos ou se for importante mantê-los conectados com os produtos da sua organização, pode-se oferecer uma trilha que acompanha todo o ciclo de vida do produto com conquistas através de nível de competência e as pontuações alinhadas a evolução de um produto. A gamificação pode transformar a necessidade de atualizações de produtos um desafio mais atrativo e até esperado!

 

A gamificação torna mais fácil identificar os pontos fracos de um produto

O desempenho do colaborador em um ambiente de treinamento simulado pode facilitar o rastreamento dos pontos de atenção com a participação de diferentes tipos de usuários na interação com o seu produto. Esses são indicadores preciosos para a equipe de produto. 

 

Rastrear o desempenho e a usabilidade do treinamento também potencializa seu aprimoramento

Seus e-learning têm baixo engajamento? Seus colaboradores precisam de treinamento constante dos seus produtos? Que inovar e oferecer soluções mais aderentes com a expectativa dos seus colaboradores? Podemos elaborar um e-learning gamificado e com alto engajamento sobre o seu produto. Que tal um programa de integração 100% remoto, de alto nível e que não dependa de você a cada rodada? Conheça as soluções de game e de gamificação da Fábrica de Cursos!

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*

 

HUBS
SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
ORLANDO 100 EAST PINE STREET
SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

Transformar a vida das pessoas através da Educação.

É a missão da Fábrica de Cursos

Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

01.