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Veja como aproveitar as estratégias de gamificação no treinamento de produtos

Veja como aproveitar as estratégias de gamificação no treinamento de produtos

Veja como aproveitar as estratégias de gamificação no treinamento de produtos

A gamificação no treinamento corporativo aproveita as características dos jogos, como interatividade e tomada de decisão, para o desenvolvimento de colaboradores. O treinamento gamificado acelera o processo de aprendizagem e contribui para uma experiência de aprendizagem com mais engajamento.

 

A gamificação pode oferecer uma uma ampla variedade de objetivos e diferentes aplicações práticas que irão auxiliar a disseminação de informações tanto de colaboradores como dos  clientes da sua organização. Além disso, você pode ampliar a atuação do seu projeto não só escalando para toda a sua rede de colaboradores, parceiros e clientes, mas aproveitando a participação de todos num desafio comum!

 

Os principais diferenciais de jogos, quando comparado a outras metodologias de capacitação, são a possibilidade de atingir objetivos específicos, resolver problemas e desafios, além de resolver problemas, que juntos podem amplificar interesse dos seus usuários e garantir um alto engajamento.

 

O treinamento de produtos tem características que precisam ser consideradas. Um dos grandes desafios é a produção ágil garantindo a qualidade do seu treinamento alinhada a qualidade da imagem do seu produto. O aprendizado gamificado atenua esses principais desafios com a possibilidade de uso de soluções que oferecem a personalização do conteúdo, adaptando ao seu cenário e especificidades, mas aproveitando o projeto do game em si, previamente concebido. Com isso há uma grande redução de recursos, como custo e tempo.

 

Vários estudos têm mostrado que a gamificação é mais eficaz do que os métodos tradicionais para alcançar resultados de aprendizagem.

 

Engajamento do aluno

As taxas de participação aumentam com o uso das mecânicas do jogo. Uma pesquisa da eLearning Industry indica que 80% dos alunos se sentem mais produtivos quando aprendem por meio de um jogo.

 

Retenção de conhecimento

A retenção de conhecimento é um grande desafio no treinamento corporativo. 70% do que você reteve no treinamento é esquecido 24 horas depois da ação de desenvolvimento.

 

Motivação do aluno

Uma estratégia de treinamento eficaz irá resultar em melhores altas taxas de conclusão. Este mesmo estudo constatou que quando a gamificação foi aplicada aos MOOCs, a taxa de conclusão foi o dobro da mesma solução na gamificada.

 

Scot Osterweil, Creative Director at MIT’s Education Arcade propõe que, se essas “quatro liberdades” não forem respeitadas, a experiência lúdica fica gravemente comprometida e seus benefícios arruinados. As quatro liberdades são:

 

1) Liberdade para falhar

Perder sem consequências graves faz parte do processo de aprendizagem. O treinamento que não permite o progresso por tentativa e erro pode atrapalhar o aprendizado. Quando os alunos estão livres para falhar em um ambiente sem riscos, sua liberdade de experimentar é aumentada.

 

2) Liberdade para experimentar

Um lugar seguro para falhar inspira a experimentação. O ambiente mais informal dos programas de aprendizagem gamificados facilita a aprendizagem autoinstrucional por meio de exploração e experimentação. Os modelos convencionais tendem a prejudicar a liberdade de experimentar. Quando os alunos se sentem livres para falhar, sua facilidade  para experimentar aumenta. A experimentação permite ampliar a  aprendizagem autoinstrucional…

 

3) Liberdade para experimentar identidades

A gamificação pode facilmente facilitar o RPG (Role Play Game). Os colaboradores podem ser colocados em desafios baseados em cenários realistas relacionados às suas funções e mergulhar no conteúdo mais profundamente e com maior relevância.

 

4) Liberdade de esforço

A concentração constante exigida no ambiente de treinamento corporativo convencional pode causar fadiga nos colaboradores. A gamificação exige alto foco alternado com pausas onde o envolvimento é menos ativo, o que potencializa o aprendizado por períodos mais longos.

 

Vantagens da gamificação para treinamento de produto

  • A gamificação facilita a integração de novos colaboradores e o envolvimento com um produto.

 

  • A gamificação pode melhorar a experiência de integração para colaboradores, pois é mais divertida e envolvente.

 

  • A gamificação também pode acelerar o tempo para a valorização de um produto.

 

 

O treinamento de novos produtos pode ser aprimorado por meio da gamificação para acelerar o tempo necessário para a obtenção de valor. Caminhos de aprendizagem gamificados podem ser configurados para atingir objetivos de aprendizagem específicos, direcionando as percepções para trilhas que facilitam a absorção deste conhecimento. 

 

A gamificação facilita o entendimento de uma aplicação do mundo real

Um produto pode ser experimentado e testado com o uso de papéis (personagem) e funções em um ambiente de treinamento simulado. Isso fornece uma visão panorâmica da aplicação do produto em vários cenários.

 

Gamificação fornece feedback em tempo real

A gamificação oferece feedback instantâneo. O feedback é um componente crítico no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Ao fornecer feedback construtivo e centrado na ação específica, a gamificação pode melhorar a experiência de aprendizado, inclusive para a mudança de comportamento.

 

A gamificação promove um envolvimento de longo prazo com um produto

Caso os colaboradores precisem de atualização constante dos produtos ou se for importante mantê-los conectados com os produtos da sua organização, pode-se oferecer uma trilha que acompanha todo o ciclo de vida do produto com conquistas através de nível de competência e as pontuações alinhadas a evolução de um produto. A gamificação pode transformar a necessidade de atualizações de produtos um desafio mais atrativo e até esperado!

 

A gamificação torna mais fácil identificar os pontos fracos de um produto

O desempenho do colaborador em um ambiente de treinamento simulado pode facilitar o rastreamento dos pontos de atenção com a participação de diferentes tipos de usuários na interação com o seu produto. Esses são indicadores preciosos para a equipe de produto. 

 

Rastrear o desempenho e a usabilidade do treinamento também potencializa seu aprimoramento

Seus e-learning têm baixo engajamento? Seus colaboradores precisam de treinamento constante dos seus produtos? Que inovar e oferecer soluções mais aderentes com a expectativa dos seus colaboradores? Podemos elaborar um e-learning gamificado e com alto engajamento sobre o seu produto. Que tal um programa de integração 100% remoto, de alto nível e que não dependa de você a cada rodada? Conheça as soluções de game e de gamificação da Fábrica de Cursos!

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