chatsimple
REDES

Tendências EdTechs para LMS

Tendências EdTechs para LMS

A indústria de LMS vem crescendo e se desenvolvendo rapidamente.

 

Na últimas décadas, por exemplo, a quantidade de fornecedores de LMS aumentou de 15 para 700.

 

As taxas de crescimento são bem significativas. Podemos observar que a América Latina tem taxa de crescimento bem próxima a Ásia, por exemplo. Isso é um indicador importante do aumento da adesão de sistemas de gestão de aprendizagem no Brasil.

 

fabricadecursos_infograficoLMSs_blogc

 

É muito interessante observar alguns indicadores do uso de LMS para entender como as empresas têm utilizado este tipo de sistema em suas estratégias de T&D.

 

Sabemos que existem diferentes formatos de implantação de um LMS. Simplificando bem, podemos entender que existem dois grupos principais: implantação local e na nuvem.

Os principais motivos para a escolha em nuvem são:

 

  • Implementação rápida

 

  • Nenhum recurso técnico é requerido

 

  • Baixo investimento inicial

 

  • Escalabilidade

 

 

Já, quando a decisão é seguir com uma instalação local, os motivos são:

 

  • Baixo investimento a longo prazo

 

  • Requisitos de segurança

 

  • Mais amplo controle do sistema

 

  • Maior possibilidade de customização

 

 

A tempo médio de implementação, na maioria dos casos, vem caindo, mas ainda é alto, de acordo com o infográfico. Mais de 50% das implantações levam menos de 6 meses, mas esse é o menor período indicado. E mais de 30% precisam de mais de um ano para kick-off.

 

Você pode ter o playNwhere, uma plataforma LMS que pode customizada especificamente para a sua organização em apenas 1 dia! E ainda pode ir embarcada com dezenas de objetos de aprendizagem gamificados e ultra engajadores, de softskills.

 

fabricadecursos_infograficoLMSs_blogb

 

Custo e prazo de implantação, propósito principal do uso do LMS e ferramentas mais utilizadas são informações muito importantes para o posicionamento e a comparação do seu projeto com o de outras empresas.

 

O principal objetivo das empresas quando implantam um LMS ainda é o treinamento formal ou certificação, que são os treinamento obrigatórios, os dois somas, com taxa superior a 60%. Mas vemos uma leve mudança para adoções com objetivos mais específicos, como treinamento do time de vendas, call center e on-boarding.

 

É um sinal de que áreas que não estão necessariamente sob os RHs das empresas, já se beneficiam de uma oferta estruturada de capacitação através dos LMSs.

 

fabricadecursos_infograficoLMSs_blogd

 

Entre as principais tendências dos LMSs estão:

 

  • Aprendizagem móvel;

 

  • Gamificação;

 

  • Personalização;

 

  • Nuvem;

 

  • Vídeo;

 

  • Microlearning;

 

  • Aprendizagem social.

 

 

Apesar de LMSs com muitos novos e interessantes recursos como gamificação, interação social e bots, as principais ferramentas de um sistema LMS ainda são as tradicionais: ferramentas de avaliação, acompanhamento SCORM, trilhas de aprendizagem e suporte em ações de treinamento blended, semi-presenciais.

 

O playNwhere oferece, além da sua ferramenta de autoria de construção de games, a criação de trilhas gamificadas que aceita os formatos digitais mais comuns do mercado. Imagine subir aquele PDF de compliance e oferece uma capacitação gamificada, simples assim?

 

Como novos sistema sendo lançados com muita frequência, a tomada de decisão da escolha da plataforma tem início e pesquisas na internet, especificamente no Google. Mas indicação de outros clientes usuários e uma demonstração ao vivo da plataforma, para garantir o atendimento às exigências do TI e das expectativas dos clientes internos são pontos fundamentais para a contratação.

 

Por isso, aqui na Fábrica de Cursos, nosso time de queridos nerds de TI participa da apresentação do playNwhere. Assim a comunicação pode fluir bem e a sua área ter o apoio da sua TI, seu ruídos e sem a famosa “sopa de letrinhas” 😀

 

Como também observamos nos materiais Tendências EdTech, os motores de mudança na adoção da plataforma LMS são muitos e há cada vez uma maior a tendência na migração, considerando hoje ser um processo mais simples, menos longo e certamente com investimento reduzido, se comparado há poucos anos atrás.

 

 

São eles:

 

  • Baixa insatisfação na experiência do usuário

 

  • Baixa insatisfação na experiência do gestor

 

  • Pouca divulgação

 

  • Impossibilidade de integração

 

  • Não oferecer versão mobile

 

E foi endereçando os maiores desejos do mercado que desenhamos o playNwhere, que além desses diferenciais, oferece alta usabilidade para o gestor da plataforma, personagem importante no sucesso do seu projeto EdTech.

 

Assine a News da Fábrica de Cursos

     

    HUBS
    SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
    COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
    ORLANDO 100 EAST PINE STREET
    SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
    RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

    Transformar a vida das pessoas através da Educação.

    É a missão da Fábrica de Cursos

    Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

    Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

    01.