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Tendências EdTechs para LMS

A indústria de LMS vem crescendo e se desenvolvendo rapidamente.

 

Na últimas décadas, por exemplo, a quantidade de fornecedores de LMS aumentou de 15 para 700.

 

As taxas de crescimento são bem significativas. Podemos observar que a América Latina tem taxa de crescimento bem próxima a Ásia, por exemplo. Isso é um indicador importante do aumento da adesão de sistemas de gestão de aprendizagem no Brasil.

 

 

É muito interessante observar alguns indicadores do uso de LMS para entender como as empresas têm utilizado este tipo de sistema em suas estratégias de T&D.

 

Sabemos que existem diferentes formatos de implantação de um LMS. Simplificando bem, podemos entender que existem dois grupos principais: implantação local e na nuvem.

Os principais motivos para a escolha em nuvem são:

 

  • Implementação rápida

 

  • Nenhum recurso técnico é requerido

 

  • Baixo investimento inicial

 

  • Escalabilidade

 

 

Já, quando a decisão é seguir com uma instalação local, os motivos são:

 

  • Baixo investimento a longo prazo

 

  • Requisitos de segurança

 

  • Mais amplo controle do sistema

 

  • Maior possibilidade de customização

 

 

A tempo médio de implementação, na maioria dos casos, vem caindo, mas ainda é alto, de acordo com o infográfico. Mais de 50% das implantações levam menos de 6 meses, mas esse é o menor período indicado. E mais de 30% precisam de mais de um ano para kick-off.

 

Você pode ter o playNwhere, uma plataforma LMS que pode customizada especificamente para a sua organização em apenas 1 dia! E ainda pode ir embarcada com dezenas de objetos de aprendizagem gamificados e ultra engajadores, de softskills.

 

 

Custo e prazo de implantação, propósito principal do uso do LMS e ferramentas mais utilizadas são informações muito importantes para o posicionamento e a comparação do seu projeto com o de outras empresas.

 

O principal objetivo das empresas quando implantam um LMS ainda é o treinamento formal ou certificação, que são os treinamento obrigatórios, os dois somas, com taxa superior a 60%. Mas vemos uma leve mudança para adoções com objetivos mais específicos, como treinamento do time de vendas, call center e on-boarding.

 

É um sinal de que áreas que não estão necessariamente sob os RHs das empresas, já se beneficiam de uma oferta estruturada de capacitação através dos LMSs.

 

 

Entre as principais tendências dos LMSs estão:

 

  • Aprendizagem móvel;

 

  • Gamificação;

 

  • Personalização;

 

  • Nuvem;

 

  • Vídeo;

 

  • Microlearning;

 

  • Aprendizagem social.

 

 

Apesar de LMSs com muitos novos e interessantes recursos como gamificação, interação social e bots, as principais ferramentas de um sistema LMS ainda são as tradicionais: ferramentas de avaliação, acompanhamento SCORM, trilhas de aprendizagem e suporte em ações de treinamento blended, semi-presenciais.

 

O playNwhere oferece, além da sua ferramenta de autoria de construção de games, a criação de trilhas gamificadas que aceita os formatos digitais mais comuns do mercado. Imagine subir aquele PDF de compliance e oferece uma capacitação gamificada, simples assim?

 

Como novos sistema sendo lançados com muita frequência, a tomada de decisão da escolha da plataforma tem início e pesquisas na internet, especificamente no Google. Mas indicação de outros clientes usuários e uma demonstração ao vivo da plataforma, para garantir o atendimento às exigências do TI e das expectativas dos clientes internos são pontos fundamentais para a contratação.

 

Por isso, aqui na Fábrica de Cursos, nosso time de queridos nerds de TI participa da apresentação do playNwhere. Assim a comunicação pode fluir bem e a sua área ter o apoio da sua TI, seu ruídos e sem a famosa “sopa de letrinhas” 😀

 

Como também observamos nos materiais Tendências EdTech, os motores de mudança na adoção da plataforma LMS são muitos e há cada vez uma maior a tendência na migração, considerando hoje ser um processo mais simples, menos longo e certamente com investimento reduzido, se comparado há poucos anos atrás.

 

 

São eles:

 

  • Baixa insatisfação na experiência do usuário

 

  • Baixa insatisfação na experiência do gestor

 

  • Pouca divulgação

 

  • Impossibilidade de integração

 

  • Não oferecer versão mobile

 

E foi endereçando os maiores desejos do mercado que desenhamos o playNwhere, que além desses diferenciais, oferece alta usabilidade para o gestor da plataforma, personagem importante no sucesso do seu projeto EdTech.

 

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