Gamificação é solução para obter os melhores resultados no treinamento industrial
Qual o verdadeiro valor de um treinamento eficiente e com bom engajamento para as indústrias? Com muito bom humor, Charlie Chaplin já retratava em seu filme “Tempos Modernos”, em 1936, o trabalho em uma linha de produção industrial.
De lá para cá, as fábricas sofreram inúmeras mudanças e se modernizaram significativamente, acompanhando os avanços tecnológicos e o aprimoramento constante de todos os processos.
Durante esse tempo, as tarefas que precisam ser realizadas também mudaram. Algumas funções simplesmente acabaram. Já outras foram criadas e muitas ainda nem conhecemos.
Mas o que realmente não mudou é a necessidade de preparar o colaborador para realizar corretamente as atividades operacionais e seguir processos, atuando com máquinas cada vez mais complexas e em constante evolução. Como a produção industrial permanece em transformação, o treinamento eficiente se faz cada dia mais necessário.
Nesse contexto, a gamificação é uma valiosa ferramenta para a preparação dos colaboradores. Isso porque conquista o engajamento, transmite com mais facilidade o conteúdo programático e, também, reduz custos
De uma forma dinâmica e prática, boas estratégias de treinamento auxiliam na correta formação. Isso vale tanto para funcionários recém-contratados quanto para profissionais que necessitam aprender o funcionamento técnico e operacional de um novo equipamento.
Gamificação no treinamento industrial
Diferentemente do que acontece com os profissionais que atuam em um escritório, os colaboradores da indústria, onde grande parte atua no “chão de fábrica”, não possuem um ambiente típico, com mesas e cadeiras. Por não fazer parte da rotina, dificilmente cada colaborador tem à disposição um computador dedicado, por exemplo.
Portanto, as empresas precisam buscar soluções que conquistem o engajamento dos profissionais que desenvolvem atividades mais operacionais. “Um formato de treinamento mais dinâmico potencializa o aprendizado e está mais conectado com o contexto deste colaborador”, explica Sylvia Meireles, diretora da Fábrica de Cursos, empresa especializada no assunto.
Funcionando como um imã, a gamificação atrai a atenção ao explorar estratégias utilizadas em jogos, como: Missões com diferentes níveis de dificuldade, premiações no final de cada fase e personagens cativantes.
Consequentemente, cria um ambiente envolvente mesmo para profissionais que não estão acostumados a trabalhar em frente ao computador.