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Rapid ou micro? É preciso escolher?

Rapid ou micro? É preciso escolher?

 

Uma das tendências do e-learning é o microlearning, pequenas doses de conteúdo com abordagem direta para endereçar objetivos de aprendizagem específicos.

 

Ele é utilizado em situações como reforço e suporte ao desempenho, além de doses de aprendizagem de e-learning, onde os alunos conseguem ter feedbacks imediatos.

 

Aos poucos ele foi se tornando menor e, em alguns casos, também é chamado de nanolearning, uma dose ainda menor de aprendizagem, com foco em um contexto muito específico.

 

 

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As pequenas doses trazem flexibilidade tanto na sua aplicação quanto nas escolhas disponíveis para os alunos. É possível trilhar um caminho com doses de conteúdos, geralmente com formatos engajadores, mais adequados a cada aluno.

 

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O microlearning consegue, portanto, engajar com formatos de conteúdo diretos e atraentes, além de facilitar a aprendizagem personalizada.

 

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Já o rapid learning, que por vezes é confundido com o microlearning, é referente à forma de produção dos objetos de aprendizagem. Um curso rapid learning é produzido em um prazo menor do que seria a produção de um curso e-learning.

 

Se o prazo é um fator importante num projeto, ou seja, se a capacitação precisa começar o quanto antes, é interessante você pensar em usar o rapid learning para ter seu projeto pronto rapidamente e escolher modularizar o seu conteúdo para que ele seja formado por objetos de aprendizagem no formato microlearning.” – Alvaro Pistono, CLIO da Fábrica de Cursos

 

 

Conclusão: (rapid + micro) learning = ecossistema saudável, porque:

 

  • Atende aos prazos;

 

  • É aplicado no momento correto (não depois, quando a situação original já mudou);

 

  • Aumenta o engajamento dos alunos;

 

  • Flexibiliza a aprendizagem, proporcionando a aprendizagem personalizada;

 

  • Possibilita o suporte ao desempenho;

 

  • Pode ser usado em programas de reforço da aprendizagem;

 

  • Proporciona feedback rápido;

 

  • Tem foco específico;

 

  • Possibilita a criação e a aplicação de novos objetos de aprendizagem, a partir de feedbacks e avaliações.

 


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