Hoje em dia, mais de seis bilhões de pessoas têm acesso a algum equipamento de mão que tenha alguma conectividade com a internet, seja um Ipod, um smartphone ou um tablet.
Para cada pessoa que acessa a internet de um computador, dois acessam de algum dos equipamentos citados acima. A tecnologia mobile está mudando a forma em que vivemos e começando a mudar também a forma que nós aprendemos as coisas.
A chegada do mLearning
Nos últimos três anos, a Unesco está aconselhando e guiando os Governos de muitos países ao redor do mundo, assim como outros patrocinadores, para utilizarem cada vez mais o mLearning (aprendizado móvel) no ensino. A Unesco é um dos órgãos mais respeitados mundialmente e conduz sempre uma série de pesquisas em áreas educacionais como leitura, técnicas de aprendizagem e promoção de equivalência entre raças e gêneros com tecnologia Mobile.
Em paralelo a essas pesquisas, a Unesco também promove projetos de compartilhamento de conhecimento em vários países como Nigéria, México, Paquistão e Senegal. Em cada um desses lugares, o órgão incentiva o uso do mLearning como uma forma de aumentar o acesso a educação de qualidade. Quando uma das maiores entidades mundiais utiliza o mLearning, e também publica estudos que descrevem as qualidades únicas dessa nova técnica, sabe-se que essa tecnologia veio de fato para ficar. Como também de que é uma das melhores alternativas para uma empresa. Saiba mais a seguir:
Quais as vantagens do mLearning para minha empresa?
O mLearning é uma das melhores estratégias de capacitação para qualquer pessoa dentro ou fora de uma empresa. Além de proporcionar a possibilidade de acesso de qualquer lugar ou momento, é uma tecnologia flexível que se adapta às necessidades de cada um. Também oferece a possibilidade de acesso a qualquer informação, em qualquer momento.
O mLearning proporciona ao colaborador de uma corporação, portabilidade (porque seu tamanho promove a mobilidade do usuário), motivação e a construção de uma relação personalizada, atendendo o propósito de cada usuário. Fora isso, promove a conectividade do aluno com a internet ao permitir o acesso a informação na rede e a possibilidade de utilização de diversos aplicativos de aprendizagem e de promoção de conteúdo. Também o uso de outras ferramentas como o GPS, a câmera fotográfica e outros que podem enriquecer muito o processo de aprendizagem.
Para finalizar, a tecnologia touch permite uma série de utilidades e acrescenta dinâmica em qualquer treinamento. Mais de 40% das pessoas utilizam o laptop no trabalho, enquanto outras 35% e 28% utilizam tablet e smartfone, proporcionalmente. Mesmo que uma corporação não forneça os equipamentos necessários para a aplicação do mLearning, é totalmente viável que seus colaboradores consigam acompanhar e tirar o máximo proveito de todo o treinamento oferecido.
Quais são os treinamentos que podem ser aplicados com mLearning?
O mLearning permite o intercâmbio de dados entre os colaboradores com os professores além da publicação de uma série de conteúdos e comentários. Por isso, uma das principais vantagens dessa modalidade que ganha mais adeptos todos os dias é fomentar a comunicação sincronizada e o acesso a avisos, notícias e ainda informações relevantes. O mLearning facilita a retroalimentação e ainda favorece a criação de uma comunidade de aprendizagem. Ele facilita o trabalho em equipe e ainda a distribuição de atividade.
Além de não possuir nenhuma restrição jurídica, o mLearning promove novas formas de interações. É totalmente indicado para a resolução de problemas, aquisição de novas habilidades, reciclagem de funcionários mais antigos, troca de experiências e intercâmbio de ideias.
Esperamos conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o mLearning.
Qualquer dúvida, estamos à disposição para solucionar. Consulte-nos e compartilhe conosco sua opinião!