Método eficiente que consegue desburocratizar os processos, transformando os treinamentos em compliance mais atrativos e qualificados
Assim como facilita a construção de um ambiente de trabalho adequado, o compliance é responsável por garantir que as empresas e os colaboradores cumpram leis, normas e regulamentos. Para que isso ocorra, porém, não basta apenas boa vontade. É preciso estudar e, consequentemente, aprender como colocar em prática cada um dos ensinamentos. Dessa forma, cria-se um ambiente exemplar para o desempenho das atividades.
No discurso, claro, tudo se torna perfeito. Mas, na realidade, muitas empresas sofrem para conseguir o engajamento necessário para os cursos de compliance (também conhecidos como cursos de conformidade). Os problemas surgem posteriormente, com falhas frequentes, baixo rendimento, acidentes de trabalho e, também, multas severas – no caso dos treinamentos obrigatórios por lei.
O grande desafio, portanto, é encontrar um método eficiente para conquistar a participação dos colaboradores e, também, transmitir de forma eficiente os ensinamentos necessários. Nesse contexto, a gamificação se transforma na ferramenta ideal. Isso porque, de forma descontraída, usa estratégias e metodologias comprovadamente eficientes para atrair, engajar, ensinar, avaliar e certificar.
Por isso, faz-se necessário conhecer os detalhes sobre o assunto para aplicar a metodologia de forma eficiente na sua empresa.
Gamificação no compliance
Quando o assunto é compliance, uma das grandes dificuldades das empresas é conseguir a participação efetiva das equipes nos cursos, mesmo que obrigatórios. Aqui surge um dos principais benefícios do uso de gamificação ou games no treinamento profissional: o aumento do engajamento.
“Certamente o colaborador tem melhor retenção do conteúdo e, consequentemente, melhor aprendizado”, afirma Sylvia Meireles, diretora da Fábrica de Cursos, empresa especializada no assunto.
Para ela, a introdução de inovação no treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) com o uso de games também é um importante diferencial. Isso porque motiva a participação de um número maior de colaboradores nos programas promovidos pela empresa.
“A gamificação e, também, os jogos para a aprendizagem, são formas de cativar os colaboradores e engajá-los em atividades de treinamento”.
Outras vantagens da gamificação
Mesmo quando ocorre um bom engajamento por conta da obrigatoriedade, treinamentos de compliance encontram dificuldades para transmitir o conhecimento desejado. Isso porque, em geral, os conteúdos trabalhados são complexos, longos e pouco atrativos.
Além disso, por abordar questões diretamente relacionadas com a rotina dos colaboradores, muitos acreditam já ter o conhecimento necessário. Muitas vezes, porém, isso não é verdade.
Dependendo da política de treinamento da empresa, o conhecimento do colaborador apresenta vícios antigos e errados. Geralmente, essas orientações são transmitidas diretamente por outros funcionários que realizam a mesma função há mais tempo.
“Incluir um assessment inicial, com um pré-teste que comprove a falta de conhecimento, longe de um ambiente de prova ou avaliação, aumenta o interesse do colaborador em melhorar e atingir um resultado mais positivo”, explica a diretora da Fábrica de Cursos.
Ao trabalhar uma estratégia instrucional com o game ou um ambiente gamificado, porém, o cenário muda. Dessa forma, uma atividade que seria considerada monótona e desagradável, como o treinamento de aplicação de normas, pode se tornar interessante e convidativa.