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A importância da gamificação nos treinamentos sobre compliance

Compliance + gamificação = Fábrica de Cursos

Método eficiente que consegue desburocratizar os processos, transformando os treinamentos em compliance mais atrativos e qualificados

Assim como facilita a construção de um ambiente de trabalho adequado, o compliance é responsável por garantir que as empresas e os colaboradores cumpram leis, normas e regulamentos. Para que isso ocorra, porém, não basta apenas boa vontade. É preciso estudar e, consequentemente, aprender como colocar em prática cada um dos ensinamentos. Dessa forma, cria-se um ambiente exemplar para o desempenho das atividades.

 

No discurso, claro, tudo se torna perfeito. Mas, na realidade, muitas empresas sofrem para conseguir o engajamento necessário para os cursos de compliance (também conhecidos como cursos de conformidade). Os problemas surgem posteriormente, com falhas frequentes, baixo rendimento, acidentes de trabalho e, também, multas severas – no caso dos treinamentos obrigatórios por lei. 

 

O grande desafio, portanto, é encontrar um método eficiente para conquistar a participação dos colaboradores e, também, transmitir de forma eficiente os ensinamentos necessários. Nesse contexto, a gamificação se transforma na ferramenta ideal. Isso porque, de forma descontraída, usa estratégias e metodologias comprovadamente eficientes para atrair, engajar, ensinar, avaliar e certificar.

 

Por isso, faz-se necessário conhecer os detalhes sobre o assunto para aplicar a metodologia de forma eficiente na sua empresa.

 

Gamificação no compliance

 

Quando o assunto é compliance, uma das grandes dificuldades das empresas é conseguir a participação efetiva das equipes nos cursos, mesmo que obrigatórios. Aqui surge um dos principais benefícios do uso de gamificação ou games no treinamento profissional: o aumento do engajamento.

 

“Certamente o colaborador tem melhor retenção do conteúdo e, consequentemente, melhor aprendizado”, afirma Sylvia Meireles, diretora da Fábrica de Cursos, empresa especializada no assunto.

 

Para ela, a introdução de inovação no treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) com o uso de games também é um importante diferencial. Isso porque motiva a participação de um número maior de colaboradores nos programas promovidos pela empresa.

 

“A gamificação e, também, os jogos para a aprendizagem, são formas de cativar os colaboradores e engajá-los em atividades de treinamento”.

 

Outras vantagens da gamificação

 

Mesmo quando ocorre um bom engajamento por conta da obrigatoriedade, treinamentos de compliance encontram dificuldades para transmitir o conhecimento desejado. Isso porque, em geral, os conteúdos trabalhados são complexos, longos e pouco atrativos.

 

Além disso, por abordar questões diretamente relacionadas com a rotina dos colaboradores, muitos acreditam já ter o conhecimento necessário. Muitas vezes, porém, isso não é verdade.

Dependendo da política de treinamento da empresa, o conhecimento do colaborador apresenta vícios antigos e errados. Geralmente, essas orientações são transmitidas diretamente por outros funcionários que realizam a mesma função há mais tempo.

 

“Incluir um assessment inicial, com um pré-teste que comprove a falta de conhecimento, longe de um ambiente de prova ou avaliação, aumenta o interesse do colaborador em melhorar e atingir um resultado mais positivo”, explica a diretora da Fábrica de Cursos.

 

Ao trabalhar uma estratégia instrucional com o game ou um ambiente gamificado, porém, o cenário muda. Dessa forma, uma atividade que seria considerada monótona e desagradável, como o treinamento de aplicação de normas, pode se tornar interessante e convidativa.

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Como trabalhar com a gamificação?

 

Portanto, assuntos técnicos podem ser abordados com mais facilidade em games ou em um ambiente gamificado. Essa iniciativa consegue facilitar o aprendizado, promovendo uma nova perspectiva para os colaboradores.

 

Determinados medos, também, são eliminados. Isso porque o participante começa a visualizar de forma diferente o treinamento, percebendo que é possível errar e refazer algumas atividades, por exemplo. Afinal, é importante que o conhecimento seja realmente adquirido.

 

Com a gamificação, é possível também inserir os participantes do treinamento em simulações bem realistas, oferecendo uma experiência mais autêntica, o que garante melhor aproveitamento e retenção.

 

Conquista do certificado

 

Outro ponto que merece destaque são os possíveis testes obrigatórios. Até por questões legais, determinados cursos de compliance exigem uma avaliação do profissional para a emissão do certificado. As empresas, por sua vez, necessitam guardar essas informações para apresentá-las em possíveis fiscalizações.

 

Aqui, mais uma vantagem em contar com soluções inovadoras no processo de treinamento. “A gestão das atividades, como certificações, é facilitada com o uso da tecnologia. Afinal, todas as atividades dos colaboradores são registradas e podem estar disponíveis em tempo real para qualquer necessidade de geração de evidência, onde quer que ela seja necessária”, afirma Sylvia.

 

Solução qualificada

 

Com tantas vantagens, a gamificação se transforma na melhor opção para os treinamentos de compliance. Entretanto, para a ação realmente apresentar os resultados desejados, é preciso contar com uma solução eficiente e com a qualidade comprovada, que consiga simplificar os processos, atuando de forma transparente em todas as etapas.

 

“Com a metodologia ágil do Ecossistema Rapid Learning da Fábrica de Cursos oferecemos um processo muito simples para o cliente”. De acordo com Sylvia, com apenas alguns passos é possível gerar a demanda para o time técnico elaborar projetos gamificados ou games cujas produções são complexas, mas entregues ao cliente em poucos dias.

 

Além disso, o cliente passa por um treinamento para a capacitação na metodologia adotada, assim como o aprendizado de noções básicas e intermediárias sobre EdTech. E, isso, sem custo adicional. “Simplicidade, transparência e parceria. Esses são os pilares dos nossos serviços”.

 

Por fim, outro grande diferencial da solução é a simplicidade para a realização das ações. Parece até mágica! “Os clientes sempre ficam surpresos com a desburocratização, através de processos ágeis, modernos e 100% digitais, mas com a produção sendo feita por pessoas. Ou seja, assim podemos oferecer soluções personalizadas e com alta qualidade”.

 

Quer saber mais sobre o EdTech e como trabalhar com a gamificação nos diversos treinamentos corporativos? Conheça o portfólio da Fábrica de Cursos.

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