Rapid learning é apenas modismo?
Conforme ilustrado no diagrama “Curva do esquecimento” (por Hermann Ebbinghaus), as pessoas esquecem 80% de tudo o que aprendem em um período de 30 dias. Além disso, mais de 50% são descartados da memória depois de 1 hora!
Agora, reflita: como está o equilíbrio do seu investimento X desempenho?
Para compensar essa “curva do esquecimento”, é possível utilizar diferentes estratégias de e-learning, no formato de rapid learning em uma trilha de aprendizagem.
Entre as ações, estão:
- Oferecer “pílulas” de conhecimento que complementam o treinamento formal, como pré-requisito ou nivelamento;
- Disponibilizar ferramentas de Suporte ao Desempenho;
- Elaborar pequenas “pílulas” para gerar mudanças comportamentais.
Em geral, a primeira aplicação pensada com o rapid learning é como reforço do aprendizado (após treinamento prévio ou formal). Afinal, é muito importante garantir que o seu treinamento formal não seja esquecido!
Dessa forma, com algumas ações de fixação complementares, é possível que o conteúdo adquirido realmente seja absorvido e preservado pelo aluno.
Ao contrário do e-learning tradicional, os objetos de aprendizagem elaborados com o rapid learning geralmente são projetados para durar alguns minutos. Esse período é considerado ideal por especialistas para a capacidade de atenção humana, assim como para a capacidade de memória de trabalho do cérebro.
Combinada com abordagens interessantes, a aprendizagem de curta duração funciona como uma ótima ferramenta para inverter a “curva do esquecimento” para uma “curva de retenção”.
Ao trabalhar com conteúdos baseados em rapid learning, você certamente identificará melhorias nas taxas de conclusão nos conteúdos. Isso porque dividir e organizar o aprendizado em “pílulas” menores aumenta bastante a aceitação.
Os resultados de pesquisas revelam que, dos 385 colaboradores de uma empresa, mais de 50% indicaram maior propensão na adesão do programa de capacitação corporativa quando caso os cursos fossem mais curtos, de menor duração.
Esses são apenas alguns dos motivos da popularidade do ecossistema de e-learning! E você, continuará desperdiçando tempo com processos antigos e ineficientes? Ou começará já a obter resultados realmente significativos com o e-learning?