O design da sua apresentação é frequentemente subestimado? A maioria das pessoas conhecem o ditado, “ uma imagem vale mais do que mil palavras”, mas no entanto na terra do PowerPoint parece que é o contrário.
Uma imagem vale menos do que mil palavras, parece ser um slogan mais apropriado. Os slides são cheios de texto, e quem o está apresentando literalmente lê em voz alta. Uma perda de tempo!
Um PowerPoint bem desenhado pode ajudar a passar sua mensagem ao público. Foi por isso que reunimos 10 dicas de projetos de PowerPoint para te ajudar a conduzir sua apresentação no caminho mais eficiente.
1. Mantenha-o simples e direto ao ponto
Uma das coisas mais importantes de nos lembrarmos é que o PowerPoint é uma ferramenta de suporte à sua história. Evite colocar o texto literal na tela. Ao invés disso, tente apresentar pontos principais, pois isso oferece um foco maior em você do que nos slides.
2. Escolha a fonte correta
Experimente e escolha uma fonte clássica ao invés de uma criativa. Escolher a fonte errada pode facilmente deixar seu texto ilegível para o público. Além disso, se o computador que você estiver usando não tiver esta fonte instalada, o PowerPoint irá substituir por uma outra aleatória. Por isso, Verdana, Calibri e Helvetica, por exemplo, são escolhas seguras. Elas estão disponíveis em todos os computadores.
3. O tamanho é importante
Escolher o tamanho certo da fonte pode ser uma tarefa difícil. Por um lado seu público precisa conseguir ler o que estiver escrito na tela, por outro lado, você não quer que o texto roube a cena e muito menos, o seu espaço. Para o cabeçalho o mínimo é de 20pt, enquanto para o corpo do texto o mínimo é 18pt. Com estes tamanhos, você pode ficar seguro que seu texto será legível em qualquer situação. Isso vale para laptops, computadores, tablets, TV´s e projetores.
4. Contraste
Além da imagem e de tamanho da sua fonte, é importante levar em consideração o contraste. Se você está usando um texto em uma foto, tenha certeza de que esta fonte é legível mediante a colocação de uma borda ou uma sombra ao redor dela.