O design da sua apresentação é frequentemente subestimado? A maioria das pessoas conhecem o ditado, “ uma imagem vale mais do que mil palavras”, mas no entanto na terra do PowerPoint parece que é o contrário.
Uma imagem vale menos do que mil palavras, parece ser um slogan mais apropriado. Os slides são cheios de texto, e quem o está apresentando literalmente lê em voz alta. Uma perda de tempo!
Um PowerPoint bem desenhado pode ajudar a passar sua mensagem ao público. Foi por isso que reunimos 10 dicas de projetos de PowerPoint para te ajudar a conduzir sua apresentação no caminho mais eficiente.
1. Mantenha-o simples e direto ao ponto
Uma das coisas mais importantes de nos lembrarmos é que o PowerPoint é uma ferramenta de suporte à sua história. Evite colocar o texto literal na tela. Ao invés disso, tente apresentar pontos principais, pois isso oferece um foco maior em você do que nos slides.
2. Escolha a fonte correta
Experimente e escolha uma fonte clássica ao invés de uma criativa. Escolher a fonte errada pode facilmente deixar seu texto ilegível para o público. Além disso, se o computador que você estiver usando não tiver esta fonte instalada, o PowerPoint irá substituir por uma outra aleatória. Por isso, Verdana, Calibri e Helvetica, por exemplo, são escolhas seguras. Elas estão disponíveis em todos os computadores.
3. O tamanho é importante
Escolher o tamanho certo da fonte pode ser uma tarefa difícil. Por um lado seu público precisa conseguir ler o que estiver escrito na tela, por outro lado, você não quer que o texto roube a cena e muito menos, o seu espaço. Para o cabeçalho o mínimo é de 20pt, enquanto para o corpo do texto o mínimo é 18pt. Com estes tamanhos, você pode ficar seguro que seu texto será legível em qualquer situação. Isso vale para laptops, computadores, tablets, TV´s e projetores.
4. Contraste
Além da imagem e de tamanho da sua fonte, é importante levar em consideração o contraste. Se você está usando um texto em uma foto, tenha certeza de que esta fonte é legível mediante a colocação de uma borda ou uma sombra ao redor dela.
6. Capturas de tela ou diagramas? Use modelos!
Diagramas, esquemas e capturas de tela geralmente não são vantajosos para sua apresentação. Eles fazem com que o slide fique massante, com muita informação e detalhe, embora a informação seja importante para sua história. Uma rápida forma de de consertar estes slides, é combinar diagramas, esquemas e capturas de tela com uma imagem. Elas podem ser facilmente combinadas com uma imagem de tablet, laptop, projetor ou computador.
7. Mostrando dados no seu slide? Veja as possibilidades!
Sempre que sua apresentação tiver muitos dados, pode ser mais fácil comunicá-los usando recursos visuais ao invés de somente texto. Gráficos oferecem o resultado que você está buscando. PowerPoint oferece uma variedade de gráficos, que são ideais para serem usados em comparações.
Por exemplo, escolha um gráfico “donut” para mostrar a porcentagem no meio do gráfico. Desta forma, seu público irá entender imediatamente o que você quer dizer.
8. Simplifique ao máximo as tabelas
Tabelas são geralmente superlotadas com números e informações. Isso faz com que o slide pareça poluído e caótico. Neste caso, é importante visualizar as tabelas o mais simples possível. Apague o que não é necessário. Deixe o mais simples possível, porque mais é menos!
9. Diminua a variedade de transições
Após criar uma apresentação, é comum concluir que está estática. Desta forma, muitas pessoas começam a usar as transições com a intenção de trazer vida ao PowerPoint. Contudo, esta não é a melhor forma de se fazer isso. O PowerPoint oferece diversas formas de transição, que são normalmente formas de distração e levemente infantis. Um simples efeito “esmaecer” para ir a outro slide é mais do que suficiente. Novamente o mais é menos é o ditado de ordem.
10. Use somente a coloração básica
Cores são usadas para dar um “toque”. Quando for escolher as cores é importante definir seu público e o propósito da apresentação. Usar cores vibrantes pode ser bom em uma apresentação de escola primária. No entanto, quando se fala se um ambiente formal, é melhor definir as cores baseado no público alvo.