Flipped Learning ou ainda Flipped Classroom é uma proposta que “reverte” o ensino tradicional sala de aula/tarefa de casa. No flipped learning, os alunos assistem a vídeos sobre o conteúdo em casa (ou ainda acessam o conteúdo de outras maneiras). Na sala de aula eles apenas resolvem exercícios e participam de debates e outras tarefas, sob supervisão dos professores.
O termo Flipped Learning foi popularizado em 2007, pelos professores Bergmann e Samms. Eles trabalhavam na Woodland Park High School, escola em que adotaram uma estratégia inovadora, onde reverteram a ordem de aula e lição de casa. Basicamente, eles mandavam os alunos assistirem videoaulas em suas casas e fazerem as tarefas em sala, sob a supervisão deles.
Então, nesta maneira de ensinar, a aula é feita em casa, por meio de vídeos, áudios ou ainda outros recursos, e o tempo que os alunos têm em sala de aulas é usado para clarificação e aplicação dos novos conhecimentos adquiridos.
Quando o Flipped Learning surgiu?
Este conceito de flipped learning foi utilizado pela primeira vez nos EUA, sendo o termo popularizado pelos professores Bergmann e Samms, em 2007, na Woodland Park High School, Colorado. Mas apesar do termo ser popularizado pelos professores citados, esta estratégia de ensino já era utilizada em algumas universidades.
Por exemplo os professores Bonwell e Eison, em 1991 já argumentavam a favor desta modalidade por ser uma aprendizagem ativa, que envolve os alunos em dois aspectos – fazer as coisas e pensar sobre o que eles estão fazendo. Ou seja, a teoria é aprendida em casa, e a sala de aula torna-se espaço para prática do que foi aprendido e para o debate, potencializando ainda mais o aprendizado.
Quais as vantagens para os alunos no flipped learning?
O flipped learning abre um leque muito interessante de oportunidades. Esta maneira de aprender possibilita aos alunos entrarem em contato com diversas tecnologias educacionais, o que aumenta a curva de aprendizado, pois os alunos ganham mais autonomia para escolher a melhor maneira de aprender. Confira uma lista de vantagens e possibilidades que essa estratégia pode oferecer:
- Os alunos acessam os conteúdos de acordo com a sua própria conveniência e ritmo de aprendizagem;
- Os alunos realizam uma curadoria de conteúdo, em que eles reúnem seus próprios recursos;
- A estratégia citada apresenta materiais de aprendizagem em maior variedade de formatos para atender diferentes estilos de aluno e de aprendizagem multimodal;
- Proporciona oportunidades para a interação dentro e fora da classe. Isso pode acontecer tanto por meio on-line (enquetes, fóruns de discussão, criação de conteúdo etc.) quanto off-line, na sala de aula;
- Transmite informação útil, atualizações sobre o assunto e possibilita que ele realize pesquisas on-line, a fim de que se aprofunde ainda mais sobre o assunto;
- Fornece feedback imediato e anônimo para professores e alunos (por exemplo, por meio de quizzes e enquetes). Estes feedbacks possibilitam que seja ajustada a estratégia pedagógica com mais agilidade e segurança;
- Captura dados sobre os alunos para analisar o seu progresso.
Flipped learning é EAD?
Em primeiro lugar, deve-se ter bem claro que flipped learning não é blended learning. No entanto, a estratégia citada pode ser utilizada pelo blended learning. Blended learning seria o EAD misto, ou seja, os alunos realizam a maior parte de suas atividades a distância, porém precisam ainda participar de aulas presenciais para a realização de provas e outras atividades.
O flipped learning pode entrar como estratégia caso esses encontros presenciais sejam voltados para a aprendizagem ativa, que é a prática de exercícios sob supervisão, discussão e outras atividades que potencializem o aprendizado dos alunos.
Como o flipped learning pode ajudar nos cursos EAD para empresas?
O flipped learning pode trazer muitos benefícios aos cursos EAD empresariais. Os cursos voltados para empresas geralmente são conteúdos mais especializados, que focam o treinamento instrumental e de competências para muitos colaboradores.
Optar por utilizar esta estratégia é útil tanto para os cursos que exijam a presença de alunos (aplicação de procedimentos) quanto para conquistar uma maior interação e integração entre os colaboradores da empresa.
Por exemplo, vamos imaginar uma empresa que precise treinar seus mecânicos em novos procedimentos de motores. Estes irão fazer parte de sua aula teórica em casa, estudando materiais, assistindo vídeos, enfim, usando o recurso que lhe é mais apropriado. Em seguida, ele terá uma aula presencial para aplicar o que aprendeu e trocar experiências com seus colegas.
O Flipped learning não se limita apenas ao treinamento técnico. Ele pode ser usado também para formar executivos, médicos, professores, enfim, qualquer profissional que precise e deseja adquirir novas competências.
Esta estratégia é muito eficaz e útil para melhorar o aprendizado. Nos EUA ela já é amplamente utilizada em diversos setores da indústria e serviços. Ela junta o potencial de aprendizagem autônoma que o EAD oferece com a interação social e a prática que o ensino presencial oferece, potencializando ao máximo esses encontros.