Flipped Learning ou ainda Flipped Classroom é uma proposta que “reverte” o ensino tradicional sala de aula/tarefa de casa. No flipped learning, os alunos assistem a vídeos sobre o conteúdo em casa (ou ainda acessam o conteúdo de outras maneiras). Na sala de aula eles apenas resolvem exercícios e participam de debates e outras tarefas, sob supervisão dos professores.
Então, nesta maneira de ensinar, a aula é feita em casa, por meio de vídeos, áudios ou ainda outros recursos, e o tempo que os alunos têm em sala de aulas é usado para clarificação e aplicação dos novos conhecimentos adquiridos.
Quando o Flipped Learning surgiu?
Este conceito de flipped learning foi utilizado pela primeira vez nos EUA, sendo o termo popularizado pelos professores Bergmann e Samms, em 2007, na Woodland Park High School, Colorado. Mas apesar do termo ser popularizado pelos professores citados, esta estratégia de ensino já era utilizada em algumas universidades.
Por exemplo os professores Bonwell e Eison, em 1991 já argumentavam a favor desta modalidade por ser uma aprendizagem ativa, que envolve os alunos em dois aspectos – fazer as coisas e pensar sobre o que eles estão fazendo. Ou seja, a teoria é aprendida em casa, e a sala de aula torna-se espaço para prática do que foi aprendido e para o debate, potencializando ainda mais o aprendizado.
Quais as vantagens para os alunos no flipped learning?
O flipped learning abre um leque muito interessante de oportunidades. Esta maneira de aprender possibilita aos alunos entrarem em contato com diversas tecnologias educacionais, o que aumenta a curva de aprendizado, pois os alunos ganham mais autonomia para escolher a melhor maneira de aprender. Confira uma lista de vantagens e possibilidades que essa estratégia pode oferecer:
- Os alunos acessam os conteúdos de acordo com a sua própria conveniência e ritmo de aprendizagem;
- Os alunos realizam uma curadoria de conteúdo, em que eles reúnem seus próprios recursos;
- A estratégia citada apresenta materiais de aprendizagem em maior variedade de formatos para atender diferentes estilos de aluno e de aprendizagem multimodal;
- Proporciona oportunidades para a interação dentro e fora da classe. Isso pode acontecer tanto por meio on-line (enquetes, fóruns de discussão, criação de conteúdo etc.) quanto off-line, na sala de aula;
- Transmite informação útil, atualizações sobre o assunto e possibilita que ele realize pesquisas on-line, a fim de que se aprofunde ainda mais sobre o assunto;
- Fornece feedback imediato e anônimo para professores e alunos (por exemplo, por meio de quizzes e enquetes). Estes feedbacks possibilitam que seja ajustada a estratégia pedagógica com mais agilidade e segurança;
- Captura dados sobre os alunos para analisar o seu progresso.
Flipped learning é EAD?
O flipped learning pode entrar como estratégia caso esses encontros presenciais sejam voltados para a aprendizagem ativa, que é a prática de exercícios sob supervisão, discussão e outras atividades que potencializem o aprendizado dos alunos.
Como o flipped learning pode ajudar nos cursos EAD para empresas?
O flipped learning pode trazer muitos benefícios aos cursos EAD empresariais. Os cursos voltados para empresas geralmente são conteúdos mais especializados, que focam o treinamento instrumental e de competências para muitos colaboradores.
Optar por utilizar esta estratégia é útil tanto para os cursos que exijam a presença de alunos (aplicação de procedimentos) quanto para conquistar uma maior interação e integração entre os colaboradores da empresa.
O Flipped learning não se limita apenas ao treinamento técnico. Ele pode ser usado também para formar executivos, médicos, professores, enfim, qualquer profissional que precise e deseja adquirir novas competências.
Esta estratégia é muito eficaz e útil para melhorar o aprendizado. Nos EUA ela já é amplamente utilizada em diversos setores da indústria e serviços. Ela junta o potencial de aprendizagem autônoma que o EAD oferece com a interação social e a prática que o ensino presencial oferece, potencializando ao máximo esses encontros.