Melhorar a competência operacional
O Big Data terá papel principal no aumento da eficácia de qualquer operação das empresas, independentemente do setor de atuação delas. Imagine que um avião gera 20 terabytes de dados por hora de voo. É necessário um Big Data para armazenar todos esses dados. Porém a tecnologia não se limita apenas a armazenamento, ela também faz análises e apresenta respostas, melhorando a interação máquina com máquina.
Estes repositórios incríveis de dados, combinados com a interação máquina-a-máquina, estão alimentando uma nova onda de análise preditiva, ou seja, serviços que possibilitam aos equipamentos (como aviões) determinarem seu próprio cronograma de manutenção, alertando à cadeia de abastecimento para garantir que as peças necessárias cheguem no lugar certo no momento certo.
O exemplo acima é apenas uma das infinitas possibilidades de aplicações. Isso não apenas garante a segurança, como diminui custos e esforços para a equipe. Qualquer empresa pode se beneficiar da tecnologia para melhorar suas operações. Call centers terão um CRM poderoso, recebendo dados em tempo real para sugerir as melhores ofertas aos clientes. Consultórios médicos podem se beneficiar com análises integradas em um aplicativo de manutenção da saúde, apresentando o médico com sugestões e os próximos passos para o tratamento de um paciente.
As pequenas empresas também se beneficiariam com as melhorias das operações, já que com o Big Data muitas tarefas podem ser perfeitamente automatizadas, possibilitando a eles otimizar seus recursos.