Ícone do site Fábrica de Cursos

Como Big Data está mudando completamente as empresas

Conheça o Rapid, a sua assinatura para produção de conteúdo personalizado, da Fábrica de Cursos

Big Data não é apenas utilizado por empresas de TI, na verdade ele é usado por empresas de qualquer área de atuação, de qualquer porte. Todos os negócios podem se beneficiar com essa tecnologia, até mesmo as pequenas empresas.

 

O Big Data não é mais uma opção tecnológica, ele é vital para a estratégia de muitas empresas. Por exemplo, houve dias em que as empresas poderiam despender anos para fazer uma pesquisa até criar um novo produto. Hoje, com a alta velocidade da era da informação, há um grande risco de o produto já estar obsoleto ao terminarem a pesquisa. Confira outros impactos gigantescos que o Big Data tem apresentado no mundo dos negócios!

Melhorar o relacionamento com o cliente

 

Quando as empresas possuem milhares e até milhões de clientes, há toda uma imensidão de dados para serem cruzados e analisados a fim de, não apenas melhorar o relacionamento com o cliente, como gerar novas oportunidades, ampliar a experiência de uso, identificar pontos focais e janelas de oportunidades e até mesmo prever padrões de consumo (futuro).

Em plataformas tradicionais, cada uma das situações citadas podem levar meses e até mesmo anos. Já com o Big Data, esse tempo é extremamente reduzido, chegando até mesmo a serem fornecidos os resultados em tempo real.

 

O Big data examina uma ampla gama de fontes que incluem informações estruturadas como histórico de compras, gestão de relacionamento com o cliente de dados (CRM) e inteligência de parceiros da indústria, bem como informações não estruturadas, como as existentes nas mídias sociais. A possibilidade de cruzar estes dados não estruturados como as informações de mídias sociais é uma grande novidade e evidentemente um salto de possibilidades e oportunidades.

Melhorar a competência operacional

 

O Big Data terá papel principal no aumento da eficácia de qualquer operação das empresas, independentemente do setor de atuação delas. Imagine que um avião gera 20 terabytes de dados por hora de voo. É necessário um Big Data para armazenar todos esses dados. Porém a tecnologia não se limita apenas a armazenamento, ela também faz análises e apresenta respostas, melhorando a interação máquina com máquina.

 

Estes repositórios incríveis de dados, combinados com a interação máquina-a-máquina, estão alimentando uma nova onda de análise preditiva, ou seja, serviços que possibilitam aos equipamentos (como aviões) determinarem seu próprio cronograma de manutenção, alertando à cadeia de abastecimento para garantir que as peças necessárias cheguem no lugar certo no momento certo.

 

O exemplo acima é apenas uma das infinitas possibilidades de aplicações. Isso não apenas garante a segurança, como diminui custos e esforços para a equipe. Qualquer empresa pode se beneficiar da tecnologia para melhorar suas operações. Call centers terão um CRM poderoso, recebendo dados em tempo real para sugerir as melhores ofertas aos clientes. Consultórios médicos podem se beneficiar com análises integradas em um aplicativo de manutenção da saúde, apresentando o médico com sugestões e os próximos passos para o tratamento de um paciente.

 

As pequenas empresas também se beneficiariam com as melhorias das operações, já que com o Big Data muitas tarefas podem ser perfeitamente automatizadas, possibilitando a eles otimizar seus recursos.

Aumentar a velocidade de ação

 

Graças à grande potência do Big Data, os dados podem ser apresentados em tempo real. Isso significa que as organizações podem tomar as melhores decisões de negócios, em pouco tempo. Esta tecnologia permite realizar análises técnicas sem demandar etapas complexas e burocráticas.

Além disso, por meio desta tecnologia é possível até mesmo automatizar a tomada de decisões! Por exemplo, algumas empresas fabricantes de automóveis estão usando algoritmos de análise de dados em sensores de linhas de produção. Com isso, são criados processos de auto regulação que cortam resíduos, diminuindo gastos e elevando a produtividade sem necessidade de nenhuma intervenção humana. Há muitos exemplos de decisões e análises feitas por Big Datas em que houve ganho na produtividade e diminuição dos custos.

Estas são algumas das implicações do Big Data no mundo dos negócios. Trata-se de uma ferramenta poderosa para empresas de qualquer tamanho. A implementação de um Big Data pode ser um avanço importante para a empresa. Mas para implementá-lo é preciso não apenas ter a infraestrutura certa: é preciso ter as pessoas certas no lugar certo, garantindo assim que as perguntas certas sejam feitas. Dessa maneira, é possível usar o Big Data da melhor maneira possível dentro da organização.

Assine a News da Fábrica de Cursos

    Sair da versão mobile