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3 maneiras para aumentar o engajamento utilizando aprendizagem móvel (mobile learning) com rapid learning

3 maneiras para aumentar o engajamento utilizando aprendizagem móvel (mobile learning) com rapid learning

À medida que a comunidade de e-learning tem adotado a tecnologia móvel e o aprendizado on the job, os termos “mobile learning” e “rapid learning” deixaram de ser palavras da moda e se tornaram elementos essenciais de estratégias eficazes de e-learning.

 

O mobile learning (ou seja, a incorporação de dispositivos móveis no processo de aprendizagem) está em ascensão, à medida que o uso dos dispositivos móveis aumenta, principalmente agora. A KPCB anunciou recentemente que 87% dos jovens adultos dizem estar sempre usando ou, pelo menos, carregando seus smartphones. E isso, antes da Pandemia. O uso de dispositivos móveis na aprendizagem tem vários benefícios, desde permitir o aprendizado quando e onde o conhecimento é necessário, até a aprendizagem social. O celular é uma tendência à medida que as novas gerações entram no mercado de trabalho, portanto a tecnologia móvel continuará a ser um recurso importante nas melhores práticas de e-learning.

 

O mobile learning e o rapid learning são tópicos quase sempre relacionados. Quando você pensa em mobile learning, imagina pequenas quantidades de conteúdo, rápido de estudar e, frequentemente, rápido para ser desenvolvido. O rapid learning geralmente usa elementos multimídia para transmitir conceitos simples – por exemplo, um vídeo instrucional de 60 segundos que mostra como preparar uma receita (por exemplo: Goodful), um checklist orientador ou um pequeno infográfico que explica em detalhes um conceito usando imagens representativas. Quando combinadas, a sinergia entre o mobile learning e o rapid learning pode ajudar a aumentar o engajamento dos seus programas de treinamento em e-learning, considerando que o tempo dedicado a cada objeto de aprendizagem é menor e seu conteúdo, mais objetivo.

 

Confira alguns exemplos a seguir.

 

 

 

1. Aumentar o engajamento

 

Os profissionais de treinamento e desenvolvimento (T&D) trabalham duro para chamar a atenção dos alunos. Mas essa não é uma tarefa simples. Por exemplo: os colaboradores verificam seu e-mail em média 36 vezes por hora e são interrompidos em média 56 vezes por dia.

 

O ambiente de trabalho é cheio de distrações, ainda mais no modelo remoto, e o e-learning deve, pelo menos, chamar a atenção para tentar incentivar os alunos na retenção do conteúdo mais significativo.

 

A oferta de conteúdo em formato de  rapid learning em pequenas doses, projetado para facilitar e simplificar a absorção de informações, quando oferecido em dispositivos móveis, tem um potencial explosivo. Por exemplo, imagine um colaborador da área de qualidade que realiza sua primeira inspeção de segurança num local. Ele pode lembrar dos elementos que aprendeu em sala de aula, mas se não aplicou logo, provavelmente a retenção foi comprometida. Usando um smartphone, por exemplo, é possível acessar o conteúdo on the job e encontrar instantaneamente um checklist para verificação das etapas relevantes e pequenos vídeos que o irão incentivar a sua lembrança aos conteúdos previamente conhecidos, oferecendo um recurso de maior eficiência.

 

 

2. Proporcionar uma melhor experiência de aprendizagem

 

A experiência de aprendizagem é melhor que o conteúdo envolve interação.

 

Existem muitas maneiras de acessar e interagir com o conteúdo. H formas melhores e menos eficientes para isso. Tudo irá depender do cenário mais provável do seu colaborador no momento em que ele estiver acessando a informação.

 

Instruções presenciais, os livros didáticos e o aprendizado no trabalho fazem parte da educação corporativa, mas você oferecer outras formas mais criativas para oferecer treinamento para envolver seu público.

 

O Relatório de Mobilidade da Ericsson previu que teríamos 28 bilhões de dispositivos conectados até 2021. Isso antes da Pandemia. Enquanto as pessoas, não apenas os alunos, continuarem e aumentarem o uso de seus dispositivos móveis (smartphones, tablets e até mesmo outros dispositivos como smartwatches) eles desempenharão um papel cada vez mais importante no e-learning.

 

 

3. Alavancar a conectividade

 

Como o objetivo principal dos dispositivos móveis é a conectividade, eles são ferramentas valiosas para o modelo 70:20:10. Este modelo afirma que a aprendizagem informal e experimental é essencial no desenvolvimento de qualquer pessoa, ainda mais no desenvolvimento profissional.

 

Os dispositivos móveis facilitam o aprendizado informal, eliminando as barreiras de comunicação. Por exemplo, um aluno pode entrar em contato com especialistas e colegas para fazer perguntas “on the job”, além de receber feedback em tempo real.

 

Em um mundo cada vez mais mobile, é importante incluir tecnologias móveis e conteúdos em formato de rapid learning no seu projeto de capacitação corporativa para aumentar o engajamento e incentivar a participação do seu público.

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