O lançamento de novas tecnologias digitais de capacitação apresenta papel importante para a evolução constante do e-learning. Confira outros detalhes.
Apesar de ainda enfrentar algumas barreiras, o setor global de e-learning segue em constante evolução. Tanto que o mercado acredita em um crescimento anual de aproximadamente 18% até 2025, segundo dados do Definanzas.com.
Dessa forma, podemos afirmar que o segmento deixou de ser apenas um desejo de alguns e se transformou em realidade na democratização da educação.
Certamente, o lançamento de novas tecnologias digitais de capacitação apresenta papel importante nessa conquista. Isso porque oferecem um suporte maior ao e-learning.
Dessa forma, permite que a capacitação nesse formato ganhe amplitude em área geográfica, valorizando o novo modelo de abordar o aprendizado com foco na experiência do usuário.
Destaques do e-learning
Mas o que impulsionou esse crescimento nos últimos anos? Em primeiro lugar, a aplicação do e-learning trouxe economia. Atualmente o investimento em capacitação presencial é bem menor. Isso abre espaço para o formato on-line.
Consequentemente, essa situação oferece uma variedade de novas tecnologias e maior flexibilidade nos modelos de aplicação. Resultado: os treinamentos são mais dinâmicos e motivadores, o que aumenta o engajamento dos colaboradores.
Outro ponto que colabora com esse processo evolutivo é o aumento do uso dos dispositivos móveis. Atualmente, a maioria avassaladora está conectada pela internet. Só para ter uma ideia, a pesquisa TIC Domicílios demonstra que 81% dos brasileiros acessaram a internet em 2021. Isso ocorre em boa parte por meio dos smartphones. E este é o modelo de acesso da atualidade que impacta diretamente o mercado tech.
Novidades atrativas
Temos que destacar ainda que as novas ferramentas que surgem constantemente tornam a capacitação on-line ainda mais atraente. O mercado acadêmico, que ainda lidera esse formato, e o corporativo estão investindo mais em usabilidade.
Empenhados em propiciar a melhor experiência ao usuário, contam com o apoio de ferramentas tecnológicas para aprimorar essa tarefa.
Algumas soluções já são bem utilizadas pelos usuários, tanto socialmente quanto profissionalmente, como o Facebook e o WhatsApp. São exemplos de aplicações que promovem ao usuário maior aproximação e conforto no uso de um dispositivo móvel.
Ou seja, esse modelo de acesso faz parte da rotina das pessoas. Consequentemente, isso facilita a migração de fornecimento de conteúdos vinculados ao ambiente corporativo para esse novo modelo de acesso ao conteúdo.
Propagado através de ferramentas on-line de forma orientada e organizada, o e-learning auxilia a área de T&D na conquista de suas metas, que são:
- Aumentar a produtividade dos colaboradores; e
- Diminuir o custo operacional das empresas.
Além disso, o e-learning promove oferta através da capilaridade do conteúdo e da distribuição. Afinal, ajuda na aplicação dos treinamentos on-line economizando tempo, o que é muito impactante na rotina corporativa. Outra vantagem é atingir o maior número de colaboradores por equipe, evitando a empresa reunir todas as equipes presencialmente.
Com esses argumentos colocados na mesa (ou melhor, na tela do seu dispositivo móvel ou laptop), fica fácil entender a importante contribuição do e-learning para o aprendizado.