Vídeos poderosos ajudam no engajamento do público no e-learning. Entretanto, como evitar a monotonia?
Confira as 6 dicas para criar engajamento nos seus vídeos no e-learning!
Trabalhar com recursos multimídia no e-learning se transforma em um grande diferencial para o aprendizado, quando trabalhado corretamente. Entre os preferidos está o vídeo. Ao optar por essa solução, porém, o grande desafio é conquistar o engajamento desejado.
O acesso fácil e cada vez mais rápido à internet aumentou as expectativas dos espectadores. Isso ocorre por vários aspectos, inclusive com relação à qualidade do conteúdo, tanto das informações quanto da edição final.
Quando os colaboradores ficam entediados com os vídeos, a tendência é aumentar o índice de abandono do treinamento. Dessa forma, é preciso conseguir fazer um conteúdo de qualidade e, ao mesmo tempo, atrativo.
Para quem enfrenta esse problema, calma. Não é necessário ser um artista consagrado para ter “sucesso” com os vídeos no e-learning (embora acrescentar uma pitada de humor no seu conteúdo sempre ajude).
Vídeos no e-learning
Assim como em qualquer ambiente interativo, você deve primeiro conseguir a atenção de todos e depois mantê-la. E como fazer isso? Com a ajuda de algumas técnicas você pode alcançar e manter o engajamento dos colaboradores, seja num vídeo simples ou interativo.
Então, não se preocupe. A partir de agora vamos apresentar 6 dicas valiosas para aumentar o engajamento dos seus vídeos no e-learning. Confira!
1 – Conectando
O primeiro passo para quem pretende aumentar o engajamento dos vídeos no e-learning é se conectar com o público. Para isso, uma forma simples e bem direta é inserir locução nas gravações. Isso humaniza o conteúdo, trazendo uma proposta semelhante ao que acontece com as conhecidas lives.
Quando o aluno observa a pessoa que fornece o conteúdo, fica mais fácil para formar uma conexão e, com isso, atrair a atenção para a informação desejada.
Claro, nem todos os vídeos precisam ser em “talking-head”. Tente começar com alguns nesse formato para estabelecer uma conexão com os seus alunos desde o início do curso.
Dica: cuidado redobrado com o roteiro. Até mesmo para instrutores experientes, o desafio é ajustar o discurso para os diferentes públicos. Antes de começar, mapeie o perfil do aluno e lembre-se de usar a linguagem mais apropriada.
Atenção também com a aparência. Se optar pelo formato “talking-head“, pense no engajamento e apresente-se com um visual que corresponda às expectativas dos colaboradores em relação ao instrutor do conteúdo tratado.
Usar um visual muito formal pode ser apropriado para determinadas ocasiões, mas para outras, não. Pense em um visual arrojado se for falar de moda, por exemplo. Resumindo: aproxime seu estilo ao seu conteúdo. Lembre-se que você está construindo credibilidade com a sua imagem.
Outra dica importante para se conectar com a sua audiência é inserir materiais complementares de forma periódica durante todo o curso, assim há aumento da retenção e do engajamento. Testes, exercícios de fixação e perguntas de reflexão podem melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos, além de aumentar a taxa de absorção do conhecimento.
2 – Preparando
A produção de um vídeo de treinamento para o e-learning requer uma preparação diferente da gravação de uma palestra ao vivo. Aqui, o primeiro ponto é identificar se você falará livremente ou seguirá um script. No caso do roteiro, cuidado para não soar como algo falso. O objetivo é que pareça um discurso.
Antes mesmo de ligar a câmera, leia o roteiro em voz alta. Essa técnica ajuda a encontrar as melhores palavras para criar um discurso mais natural. Além disso, a prática ajudará você a se sentir com mais confiança, criando o próprio estilo.
Lembre-se também de praticar o texto algumas vezes. Isso ajudará na diminuição de interrupções, construindo um discurso mais natural, confiante e otimista.
Durante o ensaio, tente suavizar um pouco a voz e diminuir o volume. Segure o microfone a cerca de 5-10 centímetros da sua boca, de forma lateral e não diretamente em frente. Faça alguns testes para ouvir sua voz e seu tom.
Dica: não grave no final do dia. Sua energia será menor do que em outros momentos, e isso vai transparecer na sua voz. Se você está cansado, certamente passará essa sensação aos alunos.
A qualidade dos áudios também importa muito! Grandes especialistas dizem que a qualidade do som às vezes é mais importante até que a do vídeo. Por isso, use um bom microfone. Existem várias boas opções no mercado com um custo razoável.
Em seguida, escolha o seu local de gravação com cuidado. Ecos e uma grande quantidade de ruído de fundo não são legais. Evite ao máximo e, se necessário, remova na edição barulhos indesejados.
Por falar em edição, use um bom software para trabalhar o áudio. O Audacity é gratuito e funciona tão bem quanto você esperaria de software livre, por exemplo. Escolha, portanto, um aplicativo de edição adequado, que consiga realizar a tarefa com precisão.
Com relação à câmera, até mesmo determinados smartphones conseguem fazer boas capturas de imagens. Para funcionar bem, a iluminação é o ponto mais importante.
Se necessário, ajuste as configurações de exposição de sua câmera. Além disso, preste atenção ao gravar ao ar livre por conta da posição da luz natural.
Por fim, áudio e o vídeo não precisam ser gravados simultaneamente. Às vezes, o som é capturado em um estúdio para ficar com uma melhor qualidade. Se esta for a sua estratégia, o movimento da boca precisa ser devidamente sincronizado com o áudio. Mas cuidado, pois esse recurso não é tão simples de ser implementado.