Os Games possuem um grande potencial engajador e por isso têm sido muito utilizados seja na educação de crianças ou mesmo no treinamento de adultos, já que não existe limite de idade para jogar.
Embora, à primeira vista, possa parecer que jogar e aprender não têm muita coisa em comum, essas duas atividades têm algumas semelhanças bastante interessantes.
Tanto aprender quanto jogar são atividades de longa duração. Quanto tempo levamos para aprender tudo que precisamos para passar de ano na escola ou para desempenhar uma nova atividade no trabalho? E quanto tempo passamos jogando? Claro que em média, mas essa média de horas dedicadas a jogos é muito alta…
Jogar e aprender são desafios, são atividades que requerem esforço, que são difíceis. Talvez mais para uns do que para outros, mas são desafios.
Outra semelhança é que essas duas atividades costumam ter níveis que são alcançados à medida que um nível anterior é superado.
Vendo por essa ótica, os Serious Games aproveitam essas semelhanças e as melhores características dos Games, como o seu potencial engajador e suas características desafiadoras, e das atividades instrucionais, como a didática e a sequência de conteúdos, para proporcionar uma abordagem interessante para os jogadores/alunos e obter melhores resultados do que os obtidos por outras metodologias.