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Você sabe a diferença ou semelhança entre Games X Serious Games?

Você sabe a diferença ou semelhança entre Games X Serious Games?

Os Games possuem um grande potencial engajador e por isso têm sido muito utilizados seja na educação de crianças ou mesmo no treinamento de adultos, já que não existe limite de idade para jogar.

 

Embora, à primeira vista, possa parecer que jogar e aprender não têm muita coisa em comum, essas duas atividades têm algumas semelhanças bastante interessantes.

 

Tanto aprender quanto jogar são atividades de longa duração. Quanto tempo levamos para aprender tudo que precisamos para passar de ano na escola ou para desempenhar uma nova atividade no trabalho? E quanto tempo passamos jogando? Claro que em média, mas essa média de horas dedicadas a jogos é muito alta…

 

Jogar e aprender são desafios, são atividades que requerem esforço, que são difíceis. Talvez mais para uns do que para outros, mas são desafios.

 

Outra semelhança é que essas duas atividades costumam ter níveis que são alcançados à medida que um nível anterior é superado.

 

Vendo por essa ótica, os Serious Games aproveitam essas semelhanças e as melhores características dos Games, como o seu potencial engajador e suas características desafiadoras, e das atividades instrucionais, como a didática e a sequência de conteúdos, para proporcionar uma abordagem interessante para os jogadores/alunos e obter melhores resultados do que os obtidos por outras metodologias.

Confira as 10 principais diferenças entre jogos e jogos para treinamento:

 

  • Objetivo: jogos são desenvolvidos para entreter, enquanto jogos de treinamento são projetados para ensinar habilidades específicas.

 

  • Conteúdo: jogos geralmente têm conteúdo fictício, enquanto jogos de treinamento têm conteúdo baseado em fatos e informações reais.

 

  • Recompensa: jogos geralmente oferecem recompensas como pontos, níveis e conquistas, enquanto jogos de treinamento oferecem feedback e avaliação sobre o desempenho.

 

  • Complexidade: jogos geralmente têm regras e mecânicas complexas, enquanto jogos de treinamento têm regras e mecânicas simples e fáceis de entender.

 

  • Duração: jogos geralmente são longos e podem ser jogados por horas, enquanto jogos de treinamento são curtos e geralmente têm sessões de treinamento limitadas.

 

  • Interatividade: jogos geralmente são altamente interativos, enquanto jogos de treinamento podem ser menos interativos e mais instrutivos.

 

  • Personalização: jogos geralmente permitem a personalização do personagem ou do ambiente, enquanto jogos de treinamento geralmente têm mais dificuldade de oferecer personalização.

 

  • Gráficos: jogos geralmente têm gráficos avançados e realistas, enquanto jogos de treinamento podem ter gráficos simples e básicos, focando na usabilidade.

 

  • Jogabilidade: jogos geralmente são desenvolvidos para serem divertidos e desafiadores, enquanto jogos de treinamento são desenvolvidos para serem instrutivos e educacionais.

 

  • Ambiente: jogos geralmente são jogados em um ambiente de entretenimento, enquanto jogos de treinamento são jogados em um ambiente educacional ou de trabalho.

Alguns benefícios do uso de jogos da educação corporativa são:

 

Melhoria da motivação dos alunos:  Os jogos podem ser uma forma divertida e engajadora de aprender, ajudando a manter os alunos interessados e motivados em seguir estudando.

 

Desenvolvimento de habilidades: Os jogos podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades importantes, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.

 

Aprendizado personalizado: Os jogos podem ser adaptados para atender às necessidades individuais dos alunos, permitindo que eles aprendam no seu próprio ritmo e nível.

 

Aprendizado colaborativo: jogos podem ser projetados para serem jogados em equipe, permitindo que os alunos trabalhem juntos para alcançar objetivos comuns e desenvolver habilidades de colaboração.

 

Aprendizado lúdico: jogos permitem uma forma divertida e lúdica de aprender, ajudando a tornar a educação mais agradável e menos cansativa.

 

Aprendizado gamificado: jogos podem ser usados para simular situações reais e desafios, permitindo que os alunos experimentem o conteúdo de forma mais significativa e sejam preparados para o mundo real.

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