Apesar de similares, os conceitos “pedagogia” e “andragogia“, quando relacionados aos cursos corporativos de e-learning, são diferentes e precisam ser bem entendidos na hora de escolher a melhor das duas estratégias.
O mais adequado e recomendado é a andragogia porque é uma vertente voltada, exclusivamente, para adultos, o que acarreta mais e melhores resultados. Mas vamos às diferenças entre os dois conceitos.
A pedagogia do e-learning
No e-learning, há uma separação física entre professor e aluno e este tem mais autonomia do que no ensino tradicional. O conceito da pedagogia, neste caso, remete ao ato, efeito ou modo de formar, educar e conduzir o aprendizado. No ensino a distância, é preciso que o ambiente de aprendizagem seja colaborativo e permita uma ruptura do paradigma educacional, centrado em vários indivíduos que aprendem e outro que ensina, configurando uma comunicação unilateral.
O papel da pedagogia no e-learning é propor e discutir com os estudantes as atividades a serem desenvolvidas. O professor não só ensina, mas aprende também e assim se promove a construção da aprendizagem para todos os lados envolvidos.
No âmbito virtual, o professor é também aprendiz. Ele desenvolve um sentimento de confiança e segurança dentro da comunidade eletrônica. Na ausência dessa confiança, os alunos não ficam confortáveis e não se sentem à vontade para compartilhar seus pensamentos e opiniões.
Na comunidade virtual, é preciso salientar ainda, que os participantes têm que desenvolver a capacidade de projetar suas características pessoais, apresentando-se aos outros participantes como pessoas reais. Com isso, se cria um ambiente favorável para que os alunos se sintam motivados e seguros para expressar suas ideias em um contexto colaborativo, como já dissemos.
A interação entre o formando e o formador é grande e ocorre na mesma medida da interação entre o formando e o conteúdo e entre os formandos.
O papel da pedagogia do e-learning é tirar proveito do potencial educativo das redes e saber usar as ferramentas certas, além de reconhecer que o aluno está aprendendo dentro da informalidade digital. O educador deve, então, estar aberto à cidadania digital, conhecer os tipos de licenças de objetos disponíveis na rede e reconhecer que as mudanças não param e que não é possível voltar atrás.
A andragogia do e-learning
A andragogia é uma vertente educacional que busca compreender o adulto, é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade, da chamada escola da vida. Os alunos adultos buscam desafios e soluções de problemas que modificam suas vidas, buscando a realidade acadêmica como realização profissional e pessoal. Adultos aprendem melhor quando o assunto é de valor imediato e prático.
O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e tem rapidamente a consciência sobre o que não sabe e de como a falta de conhecimento o prejudica. Na andragogia, é preciso ter a capacidade de compreender que, na educação dos adultos, o currículo deve ser estabelecido em função da necessidade dos estudantes, pois lida com indivíduos independentes. Isto vale tanto para o mundo virtual quanto para o off-line.
Na andragogia, a aprendizagem é mais localizada no aluno, na sua independência e autogestão da aprendizagem. O contexto de aprendizagem, neste caso, deve preconizar um ambiente adulto, com o saudável confronto entre as diferentes experiências de cada um. O educador funciona como um facilitador nesse processo de ensino e aprendizagem e o conhecimento é uma ação recíproca de troca de vivências, ou seja, um aprendizado de mão dupla.
Relações horizontais e forte parceira entre facilitador e aprendizes são características da andragogia. Como na pedagogia, neste processo, os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos e não somente recebendo informações. Em grupos de adultos, todos aprendem na mesma medida e o aprendiz colabora ativamente na organização do currículo porque sua atividade educacional se baseia na aprendizagem e é ele quem decide sobre o que aprender.
Ambas estratégias podem ser aplicadas
Como é possível perceber, apesar de algumas diferenças, tanto a pedagogia, quando a andragogia podem ser aplicadas no e-learning e promover a motivação, a socialização, a partilha de informação, a construção do saber e o desenvolvimento dos envolvidos. Porém, quando falamos em ensino a distância para adultos, a andragogia pode ter um componente a mais dada a sua essência.