Sabemos o quanto a escolha certa da metodologia impacta no resultado do seu projeto de curso EdTech (EAD/e-learning).
Além de ser um influenciador decisório no seu ROI, afinal é importante planejarmos os investimentos de forma eficiente, o uso de uma metodologia adequada ao seu projeto, considerando público, requisitos técnicos e conteúdo a ser abordado, são fundamentais para se conseguir um bom engajamento.
A variedade de aplicações possíveis dos infográficos é impressionante.
Vamos observar algumas dicas para utilização de infográficos neste post.
- Podem ser usados na apresentação de novos produtos e no lançamento de atualização desses produtos.
- Na construção de um manual de benefícios para novos colaboradores, apresentação do dress code.
- No programa de integração com orientação organizacional, no plano estratégico e na apresentação do histórico da empresa.
- Na apresentação de inovações ou de alguma política da empresa para reciclagem/atualização dos colaboradores.
- Como referência de conteúdo no nivelamento dos colaboradores antes de um treinamento.
- Como orientador a processos…
O infográfico tem que ser o retrato fiel do seu conteúdo, do que você quer transmitir, apenas organizado de forma mais objetiva e explícita. Ele não pode ser só bonito. Sua estratégia, objetivo e planejamento precisam ser bem definidos. É uma forma eficiente para compartilhar a informação e facilitar seu entendimento, bem como o consumo da informação. A sua utilização também pode humanizar histórias e outros conteúdos, como materiais complementares ou um objeto de aprendizagem associado.
Você pode trabalhar com informações estatísticas usando um infográfico.
Algumas sugestões são:
- Métricas para treinamento equipe comercial.
- Pesquisa de mercado para seu time de marketing.
- Pesquisa de satisfação das ações de capacitação.
- Apresentação de indicadores para seus gestores que irão validar o seu projeto orçamento para o período seguinte.
Você também pode aplicar os infográficos em várias outras situações.
PROCESSOS
- Treinamento para a equipe de produção.
- Procedimento para o grupo de atendimento a clientes.
- Normas de condutas para o grupo de supply chain (suprimentos).
APRESENTAÇÃO DE IDEIAS
Apresentação de conceitos para a gestão de mudanças na empresa, teorias fundamentais para o grupo de operação, dicas sobre liderança para seu time de gerentes utilizar como um brainstorming.
INFORMAÇÕES CRONOLÓGICA – linha do tempo
- Programa de integração com a história da empresa.
- Plano do ano seguinte com as atividades da área.
- Eventos cronológicos.
- Treinamento em gestão de projetos com construção de cronogramas.
Também aplicado para INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
- Localização, estatísticas regionais, gráficos populacionais
INFORMAÇÕES BRUTAS
- Ingredientes, componentes, listas
HIERARQUIAS
- Organograma, projeto de viabilidade
RELAÇÕES
- Interna e externa
- Entre poderes (pensando na política) x pessoas
- Produtos/serviços
- Para definir ações operacionais entre áreas da empresa – avaliação 360°
E finalmente, até para apresentação de informações PESSOAIS
- Cultura organizacional
- Currículos
E MUITO mais!
A aplicação do infográfico é rica. Você também pode usá-lo para representar informações geográficas, fazer uma avaliação 360⁰ e listar ingredientes de produtos. Para uma empresa de alimentos, por exemplo, é importante o call center estar alinhado com essas informações.
Exemplo de infográfico com informações complexas apresentadas de forma simples!
Veja como fica fácil identificar as informações! Vários indicadores e números apresentados de forma muito sutil. Uma visão organizada por gênero, raça, idade, meio, distribuição de renda é uma forma eficiente de transmissão de informação.
Neste infográfico “Evolução da Educação com foco na tecnologia” apresentamos um pouco da evolução das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação desde 1900.
Aqui na Fábrica usamos infográficos em diferentes formatos. Até agora vimos o que chamamos infográfico estático. Mas neste exemplo que criamos como um infográfico animado – ainda temos o infográfico interativo – lembrando que seu formato, ou seja, a metodologia a ser utilizada será definida de acordo com a estratégia, que levará em conta o conteúdo, o público, etc.
O infográfico também pode ser usado com apoio numa apresentação.
Cuidados que deve considerar na elaboração
Infográfico digital pode ser baseado em outro infográfico. Ele pode ser interativo. Mas, é preciso estar atento aos formatos e em sua elaboração:
- É importante pesquisar sobre o seu público.
- Não pode ter muitas informações e cores fortes.
- Tem que ser muito bem organizado.
Jamais faça isso!
Neste caso, além das cores que estão muito ruins, pois todas chamam muita atenção em todas as caixas, o desenho esquemático possui muita informação… muitas caixas, para um espaço pequeno considerando o volume de dados.
Esse mapão é complexo demais para estar na mesma página.
O ideal aqui seria dividir em grupos, focados por tipo de processo, área ou informação e com a criação de um resumo, com uma visão macro.
Neste caso vemos a tentativa frustrada da criação de um infográfico como linha do tempo.
O principal erro foi a quantidade exagerada de informação textual. Além disso, as cores estão bem distantes do tema. Num infográfico, tudo deve ser usado a favor da informação, a favor do tema. O tema deve ser o enredo de apoio ao conteúdo.
Neste outro exemplo, além da quantidade de informação, como já vimos no exemplo anterior, fica impossível de entender as informações.
Podemos até pensar que o tamanho utilizado para apresentação é muito pequeno, mas se fosse maior, mesmo que cobrisse uma parede inteira, ainda seria muito confuso entendê-lo e certamente, seria pouco prático.
Ou seja, é muito importante que muitos aspectos sejam considerados antes de começar a criar o seu infográfico. Não basta apenas você ter um conteúdo e passar para um designer que faça ele ficar bonitinho :/
Para a elaboração ser adequada, também considere algumas perguntas básicas:
- Para quem você está criando o infográfico?
- Quais as informações precisam e devem ser transmitidas?
- Quais são os temas e assuntos mais importantes?
- Quem será o porta voz ideal?
- Quais os temas mais sensíveis que não devem ser abordados?
Geralmente, os colaboradores têm muita dúvida quanto aos serviços que a empresa oferece em geral. Então, quanto mais específico você for, mais fácil será conectar-se com eles e atendê-los. Melhor será o engajamento com o conteúdo.
Para vários públicos, o ideal é criar vários formatos de comunicação com profundidade e diferentes pontos de vista.
Construa sua história através de camadas para orientar o seu aluno na absorção daquela informação. Quanto maior conhecimento maior clareza na explicação. Então:
- Pesquise o seu tema antes de transmitir os pontos mais básicos.
- Procure os especialistas sobre o assunto.
- Entreviste as autoridades sobre o tema.
- Separe as informações e as organize.
Segundo Albert Einstein, “se você não consegue explicar algo de forma simples é porque não entendeu bem a coisa. ”
O passo a passo para facilitar sua produção
Comece seu trabalho fazendo um projeto teste! Elabore a primeira versão para uma turma com seus colaboradores mais críticos. Anotadas as sugestões e os pontos revistos, faça uma apresentação dele para esses mesmos colaboradores. Depois reúna os mais especialistas, numa turma piloto, para garantir que você compreendeu todas as ideias e construiu um infográfico com informações precisas e diretas.
Algumas dicas que podem ajudar:
- Vá direto a conclusão. Exponha o assunto diretamente.
- Utilize palavras grandes com moderação. Procure palavras simples. Pode substituir palavras por ícones.
- Combata o abuso dos jargões.
- Evite siglas. Elas confundem os leitores.
- Importante desenvolver conteúdo em sintonia com o seu público.
- Nada de erros. A credibilidade é tudo. Faça uma boa revisão do seu trabalho!
- Voz ativa é a certa. Torna a comunicação poderosa.
Já sabemos que o infográfico é a forma visual para contar uma história para o seu público!
COMO COMEÇAR:
1) Os recursos visuais devem ser sempre simples.
2) Assegure-se de que seus gráficos transmitam a informação certa. Isso pode ser um desafio para designers sem conhecimento sobre estatística e por outro lado, um desafio para estatísticos que não entendem a importância das cores, por exemplo.
3) Utilize cores nos gráficos e humanize os seus dados.
4) Acima de tudo: Defina seus objetivos
E lembre-se! Os formatos visuais continuam em alta, mas o infográfico tem que ser um projeto estratégico bem pensado para seu investimento ter retorno e sucesso!