O ensino a distância tem procurado atingir o maior número possível de pessoas e ser eficaz para elas. Isso vem dando certo e funcionando em grandes empresas.
Um bom exemplo foi com a Caixa Econômica Federal. Essa organização possui 84 mil colaboradores. Os anos 80 facilitaram a propagação de cursos a distância graças ao recurso de utilização de kits com material didático (incluindo CD Rom).
O programa Crescer com a Caixa surgiu em 96 trazendo novidades nesse aspecto. As aulas deixaram de ser ministradas em CD ROM e ganharam a Web. O processo foi evoluindo até a criação do “Campus Virtual da Universidade Caixa” em 2001. Além de se aprofundar nos assuntos, os alunos tinham a oportunidade de ver em seus currículos a inclusão desses cursos. Um treinamento bem dado e que abriria portas no futuro. Tudo isso possibilitou um grande passo para a empresa e trouxe benefícios como redução de custos, melhor aproveitamento do tempo, crescimento do número de colaboradores treinados etc.
Todos esses tópicos foram constatados e relatados por Zirlana Menezes em sua palestra durante o evento do quinto ConviRH, no período de 12 a 27 de maio de 2011. Esses aspectos contribuem para uma maior integração entre os colaboradores da empresa e facilitam a entrada de novos conhecimentos . É mais um ponto que a educação a distância fez.