O cenário da aprendizagem corporativa está mudando rapidamente e as tecnologias que dão suporte têm se intensificado no sentido de viabilizar ações como a criação de uma universidade corporativa. Atualmente as soluções fazem mais do que armazenar e controlar módulos, uma vez que os sistemas mais modernos podem gerar relatórios, criar conteúdo e oferecer aprendizado individualizado.
Nesse contexto, entram as ferramentas LMS – Learning Management Systems -, que viabilizam, por exemplo, o ensino e aprendizagem a distância. Seu conceito e as vantagens da implementação em uma Universidade Corporativa serão abordados nesse artigo.
Quais os requisitos básicos para um LMS?
Os sistemas LMS são capazes, entre outras funções, de gerenciar bancos de dados complexos, currículos, materiais de aprendizado e treinamento, ferramentas de avaliação e etc. Eles podem ser usados juntamente a frameworks digitais que permitem às organizações desenvolverem cursos inteligentes e flexíveis.
São características comuns aos sistemas:
- Compartilhamento de conteúdo relacionado ao curso dentro da interface;
- Elaboração de listas de classe, controle de processos de registro e criação de lista de espera;
- Carregamento e controle de documentos com o conteúdo curricular;
- Criação de calendários de cursos, bem como sua publicação aos alunos e docentes;
- Permite a interação com alunos por meio de mensagens, e-mail e fóruns;
- Criação de métodos de avaliação e testes;
- Permite a gestão de forma completa com relatórios, concessão de permissão para materiais ou participação;
- Integração com os sistemas de recursos humanos;
- Controle acerca do acesso e agrupamentos de classes, conforme critérios pré-definidos.
Ideal para Universidades Corporativas
As universidades corporativas são instituições de ensino em nível de graduação e pós-graduação associadas às empresas, sejam privadas ou públicas. O intuito é oferecer capacitação de qualidade aos colaboradores da organização. Dessa forma, os cursos são adequados às necessidades e estratégias da empresa.
O LMS para esse tipo de ensino atua como um agente dinamizador, reduzindo custos dos treinamentos convencionais, proporcionando maior agilidade na formação acadêmica do colaborador. É possível direcionar o ensino, estabelecer programas específicos para atender as demandas da organização, disponibilizando treinamentos para que os colaboradores possam desenvolver suas competências e habilidades.
Para eu ter um LMS preciso de técnicos qualificados? Programadores?
Não necessariamente, uma vez que as empresas que oferecem o sistema de gestão de aprendizagem LMS também prestam os serviços de manutenção e atualização.
Um LMS oferece um grande benefício por conta da facilidade de uso.
Geralmente são interfaces simples, mas modernas, com funcionalidades dinâmicas e autodidatas.
Exemplos de LMS
Algumas plataformas se destacam nesse segmento, são elas:
playNwhere
A plataforma LMS de gamificação playNwhere possibilita a criação de iniciativas de gamificação do treinamento de forma ágil e prática.
Além de criar estratégias de gamificação engajadoras, você pode acompanhar os indicadores de desempenho nos dashboards interativos em tempo real e aproveitar os recursos no metaverso do LMS playNwhere.
nWhere
Solução integrada LMS oferecida pela Fábrica de Cursos que permite a gestão de ensino. É uma poderosa ferramenta de autoria e conteúdos prontos em que o gestor pode gerenciar o desempenho dos alunos, definir metas, gerar relatórios entre outras funções com suporte ilimitado.
Cornerstone
Cornerstone é uma solução baseada em nuvem que se utiliza da aprendizagem automática com intuito de aprimorar a gestão de aprendizado. Trata-se de uma ferramenta que permite transmitir aulas ao vivo, apresentação de arquivos, testes, avaliação de alunos, facilitando a comunicação por meio de texto, áudio e vídeo.
MOODLE
É um software livre para o apoio a aprendizagem, que deve ser executado em um ambiente virtual, por meio da internet ou rede local.