chatsimple
REDES

Usando o celular para apoiar o desenvolvimento de talentos

Usando o celular para apoiar o desenvolvimento de talentos

Os aplicativos para celulares estão abrindo caminho para soluções de aprendizagem e desenvolvimento. Veja como você pode aplicá-los e aumentar o engajamento.

 

Para inspirar os seus funcionários você deve buscar métodos inovadores. E no ambiente competitivo de hoje, o celular é uma das estratégias mais importantes para nutrir líderes e gerar engajamento.

 

Os aplicativos para dispositivos móveis têm melhorado consideravelmente alguns programas de desenvolvimento. Este é o caso de uma empresa de tecnologia americana, que criou um programa de desenvolvimento de liderança com duração de 12 meses, onde os funcionários espalhados ao redor do mundo participam de sessões virtuais, atividades pré-programadas para seus perfis e atividades em grupos. Após esse período eles se reúnem em uma conferência anual.

 

Com um índice de retorno do treinamento em torno de 76% (6 vezes mais do que a média do setor para treinamentos de líderes), o programa ganhou força significativa, sendo a pedra angular do desenvolvimento de talentos da empresa. O programa apoia os esforços da empresa para atrair, reter e inspirar os melhores desempenhos de sua base composta por mais de 11.000 funcionários globais.

 

fabricadecursos_2017_108_desenvolvimento_de_talentos02

 

O celular é um ótimo caminho para aumentar o engajamento e a interatividade. Ele facilita o acesso aos conteúdos, possui muitos recursos e consegue conectar pessoas através de canais sociais. Além disso, a possibilidade de acessar qualquer programa de treinamento através dele, faz com ele seja uma plataforma de fácil acesso e sempre disponível.

 

De acordo com uma pesquisa da Gallup, 52% dos usuários de smartphones nos Estados Unidos checam seus celulares várias vezes por hora, incluindo 11% que os checam a cada poucos minutos. Considerando esses dados, muitas empresas têm oferecido treinamentos através do celular.

 

Hoje, o celular serve como um fio que une diferentes partes de um programa. Uma das ferramentas mais usadas para tornar a informação mais fácil e aumentar o envolvimento das pessoas é a criação de aplicativos que servem como guias de treinamento.

 

Com base em nossa expertise em mobile learning, aqui vão 6 dicas para você usar aplicativos mobiles no apoio aos seus treinamentos:

 

 

1 – Procure o sucesso pelo caminho mais rápido

 

Ao introduzir um novo aplicativo focado para treinamento, comece pequeno. Identifique se é um caso de uso temporário, como um evento por exemplo. Assim você pode avaliar o investimento a ser feito, o tempo dedicado e o engajamento desejado. Uma vez que você começa, você pode expandir o projeto aos poucos, incrementando com outros elementos o programa.

 

 

2 – Complementar, não copiar

 

Não cometa o erro de replicar seu site ou intranet no celular. Uma página da Web otimizada para dispositivos móveis não oferece a mesma experiência comparável a um aplicativo desenvolvido para celular, conhecido como aplicação nativa.

 

Determine as informações necessárias para incluir no aplicativo – por exemplo, um pré-requisito para um evento, agendas, descrições dos cursos, informações sobre viagens, recomendações e dicas – e forneça esses elementos. Em vez de tentar recriar um folheto, dê acesso a uma parte do material ou incorpore links da web para enriquecer a experiência via mobile. Isso ajudará a simplificar a experiência do usuário, garantindo que as informações mais relevantes sejam mais facilmente consumidas em um dispositivo móvel.

 

O resultado? Você verá um engajamento real e altas taxas de conversão. No caso desta empresa de TI, houve uma taxa de conversão de 98% para o aplicativo dentro do programa de desenvolvimento de liderança.

 

 

3 – Criar uma unidade com aspectos sociais

 

Aproveite as capacidades inerentes do celular, como a câmera, para incentivar os participantes a documentar e compartilhar experiências. As plataformas mobile mais adequadas a um ambiente de aprendizagem são aquelas que permitem compartilhar fotos, postar, comentar e compartilhar os detalhes de contato diretamente no aplicativo.

 

fabricadecursos_2017_108_desenvolvimento_de_talentos03

 

4 – Faça com que seja divertido

 

No desenvolvimento de talentos, precisamos criar novas abordagens para tornar o treinamento mais divertido e envolver o público. Uma maneira de fazer isso é criar um jogo com o uso de QR, por exemplo, muito utilizado em dispositivos móveis.

 

Com QR code é possível criar jogos, como decifrar palavras, onde grupos trabalham em conjunto para solucionar um enigma. Esse tipo de gamification cria uma experiência atraente e diferenciada, incentivando as pessoas a interagir com seus pares de uma maneira nova, e a se envolverem num nível de colaboração com muita qualidade.

 

 

5 – Aprenda com as métricas do aplicativo

 

Monitore constantemente as métricas do seu aplicativo para ver como seus usuários o acessam. Por exemplo, identifique quais itens foram mais acessados e os menos procurados, e depois modifique o conteúdo do aplicativo de acordo com essa análise.

 

 

6 – Aumente o envolvimento com uma comunicação contínua

 

A comunicação contínua através do aplicativo oferece uma maneira muito eficiente de aumentar o envolvimento dos participantes, mesmo quando você não está conectado online de fato. Observe esses exemplos:

 

  • Pré-nivelamento:
    Um guia de atividades é disponibilizado no aplicativo para reforçar as ações do programa. Isso acontece em conjunto com outras comunicações, como e-mail, avisos, etc. O app funciona como um suporte nas ações e gera maior conexão dos participantes, maior engajamento, e define o sucesso da experiência do programa.

 

  • Enquetes:
    Não espere o término de um curso ou atividade para convidar seus funcionários a participarem de uma enquete. Estudos apontam que ao solicitar que participantes preencham pesquisas/enquetes durante uma sessão (em vez de responder depois por e-mail), aumenta a taxa de resposta em cerca de 17%.

 

  • Envie mensagens:
    Desde mensagens de boas-vindas à lembretes sobre atividades, seja para dar dica de um novo conteúdo disponível, os alertas são uma excelente maneira de manter os funcionários envolvidos durante e após a experiência do programa formal.

 

fabricadecursos_2017_108_desenvolvimento_de_talentos04

 

 

Uma ferramenta essencial

 

A implantação de um aplicativo para celular traz um espírito moderno para o ambiente dos negócios. O uso de celulares promove uma mentalidade inovadora dentro da empresa, proporcionando uma maneira fácil para que os funcionários fiquem conectados na sua jornada de crescimento. O celular tem se tornado um recurso de suporte central e têm ajudado a promover um maior envolvimento entre os colaboradores.

 

Os aplicativos são componentes essenciais na estratégia de desenvolvimento de talentos. Ao integrar aplicativos, os programas de desenvolvimento de talentos são mais eficientes, mais sofisticados e mais aceitos. O mundo está preparado para os celulares, e as ferramentas estão disponíveis para pequenas ou grandes experiências para qualquer empresa. Não há melhor momento do que o presente para colocar a tecnologia móvel para trabalhar a seu favor, desenvolvendo seus funcionários e seus negócios.

 

Quer conhecer um pouco mais sobre as estratégias possíveis de serem feitas baseadas em tecnologia móvel? Entre em contato com a Fábrica de Cursos e nossa equipe de Educação Corporativa desenhará um projeto adequado às suas necessidades.

Assine a News da Fábrica de Cursos

     

    HUBS
    SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
    COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
    ORLANDO 100 EAST PINE STREET
    SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
    RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

    Transformar a vida das pessoas através da Educação.

    É a missão da Fábrica de Cursos

    Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

    Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

    01.