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Integração uniformizando e transmitindo a cultura do grupo.

Programa de Integração UnitedHealth Group

Case UnitedHealth Group (UHG) – Onboarding – Programa de Integração

O UnitedHealth Group (UHG), uma das maiores empresas de cuidados de saúde do mundo. Após uma série de fusões, o UHG enfrentou o desafio de integrar seus novos e antigos colaboradores em uma cultura unificada, sem perder a identidade de suas unidades locais.

Com ajuda da Fábrica de Cursos, o UHG conseguiu superar esse desafio através de um programa de onboarding híbrido. Este programa combinou atividades online e presenciais e utilizou diversos formatos de conteúdo, incluindo e-learning e materiais de apoio para o onboarding presencial.

Notavelmente, a implementação do novo programa coincidiu com a substituição da plataforma de gestão de aprendizado do UHG, criando uma perfeita sinergia entre os dois processos.

Contexto

 

Com sede na cidade norte-americana de Minnetonka, estado de Minnesota, o UnitedHealth Group, Global Fortune 13, oferece uma ampla gama de produtos e serviços por meio de duas plataformas de negócios: a UnitedHealthcare, que oferece cobertura e serviços de benefícios de saúde; e a Optum, que oferece serviços de saúde com base em dados e tecnologia.

 

Por meio dessas duas empresas, o UnitedHealth Group oferece benefícios de saúde a pessoas em todos os 50 estados norte-americanos e em mais de 130 países, atendendo mais de 70 milhões de pessoas só nos Estados Unidos.

 

Atualmente, mais de 300 mil pessoas no mundo todo trabalham no UnitedHealth Group, compartilhando o seu espírito empreendedor e seu compromisso com a qualidade – incluindo 85 mil profissionais de saúde que se concentram em ajudar as pessoas a ter vidas mais saudáveis.

 

Até o lançamento deste projeto, o onboarding acontecia através de um programa presencial de integração do grupo para todos os novos colaboradores, o que representa uma dificuldade para manter a uniformidade da mensagem corporativa, considerando a capilaridade da empresa e sua dinâmica, pois vem adquirindo novas empresas com regularidade. Como 80% dos novos colaboradores trabalham em hospitais, o formato presencial para a sua integração era a melhor solução no momento.

Desafio

 

Uniformizar a integração dos novos colaboradores e transmitir a cultura do grupo, formado por algumas empresas com culturas corporativas e regionais distintas, mas garantindo suas características locais, viabilizando a adequação do programa para todos os públicos, de mais de 80.000 colaboradores no Brasil.

 

Além disso, o formato presencial precisava ser mantido por atender um grupo grande de colaboradores, que têm dificuldade de acesso e não possuem cultura de e-learning.

Solução

 

Foi desenvolvido um programa de integração de novos colaboradores a partir da compilação dos materiais utilizados pelos instrutores espalhados pelo Brasil, para uniformizar o discurso neste primeiro contato com a empresa, com diversas trilhas e diferentes etapas.

 

O foco principal do programa foi a cultura do Unitedhealth Group.

 

Foram desenvolvidos objetos de aprendizagem presenciais, on-line e blended, com ferramentas de apoio para diferentes personagens envolvidos na integração dos novos colaboradores.

 

Também foi desenvolvido um material orientador para os facilitadores do programa, com todo o conteúdo e as formas de abordagem, em formatos de checklist e materiais de apoio editáveis, para que cada multiplicador possa localizá-lo, incluindo suas especificidades e usar nas ações presenciais, mas garantindo a uniformidade dos conteúdos corporativos e relevantes.

 

Entre as estratégias previstas, estão uma dinâmica final onde os colaboradores são orientados a formar equipes para participar de um jogo que irá avaliar a retenção dos conteúdos discutidos ao longo do programa, além de aumentar o engajamento do grupo.

 

Na versão on-line, que pode ser acessada por todos os colaboradores, mas que tem foco principal nos colaboradores que trabalham nas áreas corporativas, todos os conteúdos da integração presencial são abordados, com mais detalhes, por ser um curso autoinstrucional, organizado em camadas, oferecendo a possibilidade do colaborador acessar o conteúdo completo ou apenas as informações críticas. Nesta versão, a dinâmica final foi substituída por um jogo individual, mas garantindo a padronização das informações, com o mesmo conteúdo da versão presencial.

Resultados

 

O programa de integração desenvolvido, corporativo com uma mensagem uniforme sobre a cultura do UnitedHealth Group, potencializou a adoção dos valores do grupo desde os seus primeiros momentos na sua atividade.

 

  • Os facilitadores passaram a ter um guia para condução da integração dos novos colaboradores.

 

  • Os gestores, em diversos níveis, passaram a ter uma ferramenta para recepção e acolhimento de seus novos colaboradores.

 

  • A integração entre os novos colaboradores foi intensificada pelas atividades desenvolvidas ao longo do programa.

É com grande satisfação que destaco a parceria bem-sucedida entre a Fábrica de Cursos e o UnitedHealth Group na implementação de nosso novo programa de onboarding híbrido. O projeto foi um marco, não apenas por promover a integração eficiente de nossa equipe diversificada, mas também por coincidir com a transição para uma nova plataforma de gestão de aprendizado. O expertise e a flexibilidade da Fábrica de Cursos foram fundamentais para criar uma solução sob medida que atendesse às nossas necessidades específicas. O resultado é um programa robusto e envolvente que alavanca a sinergia entre a formação online e presencial, fortalecendo a cultura e a eficácia de nossa organização. Sem dúvida, um caso de sucesso que valida o comprometimento da Fábrica de Cursos em impulsionar transformações significativas por meio da educação.

Marina Smith Rhormens, T&D do UnitedHealth Group

Convidamos a todos para saber mais sobre este caso de sucesso da Fábrica de Cursos, que demonstra nosso compromisso em ajudar as empresas a superar seus desafios organizacionais e a promover uma cultura corporativa unificada e produtiva.

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