chatsimple
REDES

Orientação on-line: essencial para o melhor aproveitamento da educação a distância

Orientação on-line: essencial para o melhor aproveitamento da educação a distância
Tags :

Independentemente dos conceitos intrínsecos tecnológicos do aluno dentro da sala de aula on-line, deve-se considerar que o aluno deve perceber as características e exigências que o ensino on-line desempenhará. Uma boa orientação ao aluno virtual amplia o potencial educacional tanto para o AVA quanto para o aluno.

 

Deve-se levar em consideração que não é pelo fato do aluno ter decidido realizar um curso a distância on-line, que ele possua habilidades necessárias para desenvolver-se nesse meio. É necessário que as informações sobre o uso da Internet esteja acessível ao aluno do curso, antes mesmo de iniciá-lo. Essa orientação para a ambientação dos alunos dentro dos AVA’s pode ocorrer por diversas maneiras: através de manuais, tutoriais ou, até mesmo, através da mediação do próprio professor virtual.

 

Auxiliar os alunos virtuais na maneira em que podem utilizar o tempo, ajuda a diminuir a sobrecarga de informações. Cada um com o seu tempo de interpretação e agilidade do manuseio de sites. O gerenciamento do tempo é um dos primeiros assuntos que devem ser apresentados dentro de tutoriais disponíveis para a utilização dos AVA’s na educação a distância on-line.

 

O professor virtual, mesmo que haja a presença de tutoriais de utilização desses ambientes, tem o papel de ser um guia capaz de criar uma estrutura e um ambiente para o curso, possibilitando, em conjunto com os alunos, a produção do conhecimento dentro desses ambientes. Há, assim, a ideia da responsabilidade desses alunos na criação da comunidade de aprendizagem e a importância da interação de todos nesse espaço.

 

A importância de uma orientação para a ambientação do aluno nos cursos on-line se dá através do simples fato de considerar que, por ser um ambiente capaz de abranger culturas, lugares e especificidades diferentes, os alunos que irão o compor têm características específicas. Considerando o fato que um aluno pode ou não ter habilidades tecnológicas, é necessário que sejam trabalhados os recursos existentes e os caminhos possíveis para a construção do conhecimento.

 

Também é preciso que haja um direcionamento com relação à maneira como a informação e as ferramentas podem ser utilizadas. De nada adiantaria a presença nesse ambiente, de ótimos recursos, grandes materiais didáticos, salas de chat e fóruns se o aluno não for capaz de fazer uso desses recursos para entender a abordagem.

 

A orientação para a aula on-line, como dito anteriormente, pode ocorrer através de manuais, tutoriais e/ou pela mediação dos professores on-line. Com a presença, ou não, dos manuais ou tutoriais, a importância do professor on-line no processo de adaptação do ambiente, é de grande responsabilidade.

 

Dentro desse processo, pode-se destacar tipo de orientações necessárias:

 

• Navegação pelo site do curso;

• Discutir os modelos de aprendizagem on-line;

• No início do curso, criar laços com os alunos dando abertura para a retirada de possíveis dúvidas e como obter ajuda;

• Lista de perguntas mais frequentes, junto com suas respostas.

 

 

A orientação é de extrema importância para os alunos, independentemente da maneira que seja feita. Não se pode considerar que os alunos serão nativos ou imigrantes digitais, se terão facilidade ou dificuldade na utilização das ferramentas, se saberão intuitivamente a maneira de como acessar o curso ou navegar por ele.

 

Por isso, é de alta responsabilidade a garantia de oferta de auxílio para a adaptação dos alunos para que eles recebam a melhor preparação possível, criem possibilidades, estabeleçam relações e sentido e, consequentemente, construam seu conhecimento a partir da coleta de informações, discussões e debates dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem.

 

Thay Rodrigues – Tutora – Fábrica de Cursos

Assine a News da Fábrica de Cursos

     

    HUBS
    SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
    COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
    ORLANDO 100 EAST PINE STREET
    SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
    RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

    Transformar a vida das pessoas através da Educação.

    É a missão da Fábrica de Cursos

    Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

    Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

    01.