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O que uma plataforma para produção de e-learning precisa ter?

O que uma plataforma para produção de e-learning precisa ter?

Muito se fala sobre o e-learning atualmente. Mas você sabe o que uma plataforma para produção precisa ter? Antes de encontrar um software para design instrucional para trabalhar com essa metodologia de ensino é preciso saber o que é esse modelo de design, assim como conhecer os métodos envolvidos na implementação.

 

Design instrucional é um termo de gerenciamento de projetos. Basicamente, ele é usado para descrever o processo de planejamento e implementação de um sistema de formação para negócios e educação. 

Isso é feito através da avaliação das necessidades do aluno, determinando expectativas de aprendizagem e resultados. Dessa forma, servirá como base para projetar o método pelo qual a formação será possível.

 

Existem muitos formatos de design instrucional, incluindo prototipagem rápida, Dick e Carey, aprendizagem garantida. Provavelmente, o formato mais popular é o modelo ADDIE.

 

O ADDIE refere-se a um método sistemático para a concepção de sistemas de formação e capacitação. Originalmente proposto pela Universidade Estadual da Flórida, ele foi adotado pelas forças armadas dos Estados Unidos, em 1975, para projetar todas as atividades de formação.

 

 

E-learning e o ADDIE 

 

Mas como surgiu o nome ADDIE? O modelo é uma sigla para as cinco fases do projeto ­ análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação. Ela é usada para manter os IDs conscientes dos passos em design instrucional.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, conheça o planejamento de cada fase!

 

 

Fase 1. Análise

 

É aqui onde são definidas as metas ou pré-planejamento. Essa é a etapa em que os instrutores avaliam o seu público­-alvo, identificando o que já conhecem e o que gostariam que seus alunos alcançassem até o final do curso. A formação cultural e educacional dos participantes, as metas de aprendizagem e os critérios de sucesso são considerados nessa fase.

 

 

Fase 2. Projeto

 

Na fase de projeto os objetivos de aprendizagem, as estratégias de avaliação e os planos de aula são desenvolvidos considerando o estilo de ensino. De acordo com a educationaltechnology.net, o foco para essa fase são os “objetivos de aprendizagem, conteúdo, análise de assunto, exercícios, planejamento de aulas, instrumentos de avaliação utilizados e seleção de mídia.” Também são determinados aqui os materiais de aprendizagem, os meios e os recursos utilizados para a entrega do projeto.

 

 

Fase 3. Desenvolvimento

 

É exatamente aqui que o plano é colocado em ação. Para isso, um sistema de treinamento é elaborado, produzido e avaliado. Storyboards e gráficos são criados e os resultados de aprendizagem são testados.

 

 

Fase 4. Implementação

 

Também chamada de “começar a ensinar”, a fase de implementação é onde a coleção de recursos são utilizados. Dessa forma, os instrutores e os alunos são introduzidos às ferramentas de ensino e/ou de formação para avaliá-las e testá-las. Os cursos são analisados na fase de execução e os materiais e/ou método de entrega podem ser modificados para fazer as correções e os ajustes necessários.

 

 

LMS

 

Embora nem todo o treinamento ocorra de forma linear, o uso de um Learning Management System ou LMS, pode ser uma maneira eficaz de entregar materiais de ensino/formação via e-learning.

 

Os LMSs são necessários na concepção de sistemas de formação e capacitação para o upload, armazenamento e atribuição de cursos. Eles facilitam o acompanhamento das estatísticas de desempenho dos alunos.

 

Por meio do sistema, o progresso pode ser monitorado através da utilização de uma variedade de ferramentas de software e digitais. Para preencher um LMS com o material do curso, você usará um tipo de software de autoria. 

 

 

É importante que as ferramentas de autoria tenham as seguintes características para que o design instrucional seja eficiente via e-­learning:

 

  • Gravador de vídeo e editor de áudio.
    A solução pode ser usada para fornecer locução para materiais do curso. Leituras de materiais e conteúdo podem ser gravados para atender aos alunos com deficiência auditiva. Palestras podem ser capturadas em tempo real e postadas para os alunos assistirem posteriormente. Demonstrações com instruções passo a passo para a conclusão da tarefa pode ser filmada e publicada para ajudar aprendizes visuais.

 

  • Capacidade de criar um curso online com navegação rápida.
    Essa característica é importante especialmente se os usuários não estão familiarizados com a aprendizagem online. Quanto mais rápido um aluno for capaz de navegar na interface do curso, mais rápido ele será capaz de completar o treinamento com sucesso.

 

  • Facilitação de interações dentro do curso.
    Entre as soluções, estão: navegação direta, arquivos complementares, e-books, cronogramas e FAQs. É importante que os cursos tenham uma variedade de ferramentas de ensino e tarefas variadas para apreciação e avaliação. A capacidade de facilitar um número de interações do participante no curso ajuda a diferenciar a instrução para garantir o bom desempenho para um público mais amplo. Quanto maior a interação com o curso, mais provável que o usuário retenha a informação apresentada e, com isso, aumente o engajamento e aprenda mais.

 

  • Simulações de diálogo (para treinamento de colaboradores) com um banco de personagens.
    É importante treinar os colaboradores para interagir com os clientes. Usando uma simulação de diálogo é possível desenvolver habilidades de conversação para envolver os clientes com um produto, para lidar com clientes nervosos, para fechamento de vendas. Um banco de personagens permite aos usuários interagir com perfis de diferentes idades e profissões.

 

  • HTML5 e vídeo conversores para compatibilidade com dispositivos modernos.
    No mundo portátil e digital de hoje é importante que os programas de educação e formação sejam acessíveis a partir de uma variedade de dispositivos. Um software que converta materiais do curso para a última versão do HTML e permita a conversão de vídeo para uma variedade de tipos de arquivo garantirá ensino e formação de materiais compatíveis com a maioria dos aparelhos modernos, sejam portáteis ou desktops.

 

  • Modelo de conteúdo Object Reference (SCORM) com compatibilidade para compartilhar (tornar portáveis) para LMS.
    SCORM­compliant significa que os cursos podem ser facilmente gerados para uso com qualquer LMS. Isso é vantajoso para programadores que usam qualquer modelo de design instrucional, como cursos de e-learning ou programas de formação que trabalhem com uma série de sistemas de distribuição.

 

 

Fase 5. Avaliação

 

Essa é a fase onde os instrutores avaliam se os alunos alcançaram os resultados de aprendizagem esperados. Para chegar a alguma conclusão, utilizam uma variedade de ferramentas de avaliação formativa. 

 

Os dados são coletados com relação ao desempenho dos participantes e analisados para a eficiência de resultados positivos. O feedback é parte essencial nessa fase. Isso porque os problemas percebidos são reunidos. A proposta aqui é corrigi-los no próximo curso.

 

Ao usar um LMS, o armazenamento dos resultados dos testes de desempenho é constante. As informações coletadas a partir dos resultados são armazenadas em formato eletrônico e transmitidas para instrutores na medida que o curso avança. Essa é uma maneira extremamente conveniente para obter uma visão geral de como os usuários estão em cada módulo de conteúdo ou como um todo.

 

As avaliações podem ser aplicadas através da inserção de um teste depois de cada sessão de curso ou quando for concluído. Todos os dados do questionário serão armazenados no LMS e o instrutor receberá os resultados do questionário e outras estatísticas sobre o progresso dos alunos. 

 

As ferramentas disponíveis no LMS ajudarão o instrutor a analisar o desempenho em tempo real, de acordo com o avanço do curso.

 

Recursos de automação, como ramificação de cenários e caminhos de aprendizagem, podem levar automaticamente os alunos para diferentes partes do curso com base em seu desempenho. 

 

Esses recursos também avaliam os participantes, bem como podem ligá-los simultaneamente para a próxima missão, sem a intervenção de um professor.

 

 

Facilitador

 

Para facilitar a implementação da fase de ADDIE:

 

  • Treinamento através de conversação para um projeto eficaz com exercícios de comunicação para formação de colaboradores;

 

  • Ferramenta de gravação de tela, áudio e editor de vídeo, leitor de vídeo e palestra para facilitar o ensino através de vídeo;

 

  • Editor interno de quiz e pesquisa que oferece 23 tipos diferentes de perguntas, para ser usado em ambas as avaliações ­ formativa e sumativa;

 

  • Editor para fornecer narração de áudio para os alunos com deficiências auditivas;

 

  • Listas de reprodução para música de fundo;

 

  • Templates prontos para a criação de conteúdo interativo na forma de livros (flip books, e-books), cronogramas etc.

 

 

FAQs e diretórios:

 

  • Banco de personagens para ajudar a personalizar cursos;

 

  • Aplicação móvel para iPhone, iPad e os usuários do Android;

 

  • Ambiente de criação do Windows compatível com as versões mais recentes do Windows, mas, se possível, também compatível com versões mais antigas.

 

Você é um designer instrucional que usa o modelo ADDIE ou prefere um outro quadro de design instrucional? 

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