chatsimple
REDES

Benefícios dos infográficos para a aprendizagem

Benefícios dos infográficos para a aprendizagem

As organizações que lidam com informações enfrentam um grande desafio para transmiti-las.

Imagine que desde 35.000 a.C. as pessoas já usavam imagens para comunicação e registro histórico. Hoje, com a revolução constante na comunicação, as empresas estão buscando formas de tornar capacitações e treinamentos inovadores. Além disso, que transmitam os valores e as missões das empresas de forma efetiva.

 

É aí que entra o infográfico na educação corporativa. Os infográficos tornam as informações importantes mais fáceis de serem compreendidas. Além disso, tornam a mensagem que as organizações querem transmitir aos colaboradores mais fácil de ser compreendida. Em suma, acrescentam eficácia ao processo.

 

O uso desse recurso na educação corporativa ajuda na melhoria da compreensão informações e conceitos além de reforçar a capacidade de pensar criticamente, desenvolver e organizar ideias. E  melhor, aumenta a retenção das informações.

 

O que é um infográfico?

Basicamente, é uma informação representada de maneira gráfica, ou seja, uma história contada com textos e imagens. Isso significa que o infográfico é um recurso de comunicação que usa elementos visuais junto com textos reduzidos e objetivos para condensar e transmitir uma mensagem. Ele costuma chamar atenção do leitor e ajuda na compreensão de assuntos aparentemente complexos, que são apresentados de forma simples e direta.

Em 1992, o jornal USA Today revolucionou o mercado com o lançamento de uma edição com imagens e cor, bem diferente dos jornais da época, que tinham apenas textos. Depois disso, a informação gráfica ganhou notoriedade e bastante espaço nos meios de comunicação. É o formato usado até hoje.

 

A informação gráfica hoje é usada mesmo em publicações mais conservadoras, como foi o caso dos  índices do Facebook  na comissão de segurança e câmbio norte americana.

 

 

Benefícios dos infográficos para a aprendizagem

 

Facilitar a compreensão

Uma peça infográfica pode facilitar o entendimento de informações, ideias e conceitos. Por causa disso, tem sido usada para tornar o material educativo mais atrativo, transformando suas partes complexas em partes menores, de mais fácil entendimento. Quando conceitos, lógicas e mecanismos são apresentados de maneira visual, o assunto em questão fica mais prático e real ao aluno, ou seja, mais próximo do contexto da sua vida. A revista Superinteressante da editora Abril utiliza o infográfico como uma arma eficaz para facilitar a compreensão dos assuntos abordados nas matérias. Veja aqui os 10 melhores infográficos da publicação.

 

Em resumo, você fornece as informações que os colaboradores precisam aprender, mas sem sobrecarregá-los, dando o poder de escolha para o aluno. Dessa forma, dados ficam mais fáceis de serem interpretados, já que o colaborador escolhe por onde começa e termina a leitura das informações, de maneira não linear.

 

 

Incentivar o pensamento crítico e o desenvolvimento de ideias

Como o colaborador consegue entender mais facilmente as informações transmitidas, consegue pensar criticamente e desenvolver ideias sobre o tema de forma organizada. Se no ensino tradicional, ele perdia muito tempo tentando interpretar, agora esse mesmo aluno usa esse tempo para refletir sobre o tema e trabalhar no desenvolvimento de ideias e soluções para a empresa.

 

O pensamento sistêmico é baseado na ideia de que é mais fácil e mais eficaz para tomar decisões ou tratar de questões organizacionais quando você entender como as partes individuais do seu negócio contribuem para toda a empresa. Existem benefícios óbvios do uso de infográficos para a tomada de decisões. No entanto, transmitir informações sobre o sistema de funcionamento da empresa, complexo por si só, pode ser um desafio.

Transmitir todas as inter-relações e nuances de uma forma que ajude os colaboradores a entender o processo como um todo e, pensar em soluções mais inteligentes e assertivas, é um dos maiores desafios internos das organizações. A solução pode estar no infográfico, que comprime o escopo do sistema de negócios e torna-o muito mais acessível e compreensível. Isso aumenta a capacidade de desenvolver estratégias e tomar decisões mais eficazes.

 

 

Aumentar a retenção e a absorção da informação

Você sabia que 50% do cérebro humano é dedicado a funções visuais e por isso imagens são processadas mais rapidamente do que textos? Como os infográficos são representações visuais de informação, os alunos se sentem mais envolvidos já que conseguem entender a ideia transmitida mais facilmente. Captar o interesse das pessoas não é uma tarefa fácil, mas o uso do infográfico na educação pode ser um grande passo. Além disso, também aumenta a absorção de conteúdo. Estudos recentes concluíram que 90% de todas as informações que lembramos são provenientes de informações visuais.

 

 

Tipo de informações

Com um infográfico, você pode transmitir diversos tipos de informações. Entre as principais, destacamos: estatísticas, como funcionam os processos, ideiasinformações cronológicasinformações geográficas, informações brutas, hierarquias, relações, informações pessoais, plano estratégico da empresa, apresentação de inovação, nivelamento antes de treinamentos em grupo (informação básica), etc.

 

 

Dicas para criar um infográfico

  • Vá direto à conclusão
  • Utilize palavras grandes com moderação
  • Combata o abuso dos jargões
  • Evite siglas
  • Esteja em sintonia com seu público
  • Nada de erros
  • Use voz ativa

 

É evidente que o uso de infográfico na educação é altamente produtivo se essas peças gráficas forem criadas pensando no público-alvo e com o objetivo final de tornar uma informação complexa mais simples, “digerível” mais facilmente. Mesmo que a informação seja difícil de ser entendida, separá-la em pequenos pedaços pode ser essencial para torná-la mais compreensível.

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*

 

HUBS
SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
ORLANDO 100 EAST PINE STREET
SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

Transformar a vida das pessoas através da Educação.

É a missão da Fábrica de Cursos

Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

01.