Ícone do site Fábrica de Cursos

Como se beneficiar do microlearning em treinamentos corporativos

Como se beneficiar do microlearning em treinamentos corporativos?

 

O microlearning é a solução ideal para quem deseja qualificar as equipes com conteúdo de qualidade e em tempo recorde.

 

As empresas têm muito para se beneficiar do microlearning. Quer entender como? O mundo corporativo é dinâmico. Por muitas vezes, o turnover pode ser uma barreira no dia a dia da operação de determinados times. 

 

Com isso, há uma necessidade periódica de treinamento/capacitação das equipes para que a gestão do conhecimento possa estar presente na rotina. Paralelamente, em times de venda, por exemplo, muitos vendedores dizem não ter tempo de treinar porque precisam vender. 


Dessa forma, a rotatividade existe, a necessidade de capacitação existe, a meta existe, mas o tempo não! Por isso, a conta não fecha. 

 

O microlearning é uma solução exatamente para este problema. Afinal, oferece pequenas doses de aprendizagem aos colaboradores. Quer saber mais? 

 

 

Microlearning e seus benefícios

 

Para conhecer mais sobre o microlearning é importante entender os seus benefícios para as equipes e, consequentemente, para o desempenho das empresas.

 

Quando bem estruturados, os treinamentos geram um nivelamento de habilidades e conhecimentos de todos do time, padronização de processos e um crescimento linear e efetivo das equipes. 

 

Tudo isso promove, consequentemente, melhores resultados. Tanto do ponto de vista de metas propriamente ditas, quanto na relação motivacional dos integrantes das equipes, que se sentem prestigiados, acolhidos e orientados a seguir suas atividades com assertividade. Esse dinamismo traz a necessidade de capacitações frequentes.

Além disso, é preciso levar em consideração a agilidade do mercado. Portanto, os treinamentos precisam ser rápidos, direto ao ponto, garantindo eficiência e qualidade.

 

 

Dicas

 

Agora que você já entendeu os benefícios do microlearning para a empresa, é importante conferir algumas dicas para colocar a ação em prática. Aqui, o primeiro passo é: considere aproveitar os benefícios do e-learning. Defina um recurso, ou seja, qual ferramenta você poderá utilizar. 

 

Outro ponto importante: isso precisa estar associado a uma metodologia que possa atender às necessidades da capacitação e dos objetivos de um time. Dessa forma, o processo poderá ser mais ágil e, consequentemente, mais simples. 

 

Aqui, surgem outras questões valiosas. Diante desse cenário, como atender às necessidades de treinar com a agilidade necessária? Não há tempo? Acredite, existem soluções que podem atender aos objetivos.

 

Atrelado ao e-learning, o microlearning vem para atender às questões necessárias para um formato mais ágil, mas sem perder a qualidade. Mas como?

 

Microlearning é uma estratégia instrucional, dentro do e-learning, que transmite pequenos blocos de conteúdo em um curto espaço de tempo. Em outras palavras, é como se o conteúdo de determinado assunto fosse transformado em (pequenas) sessões de instrução. 

 

 

Cuidados necessários

 

Para quem acha que basta apenas fazer alguns cortes no conteúdo, cuidado. O microlearning não é simplesmente pegar o conteúdo e separá-lo em partes menores. Há uma construção lógica na qual o conteúdo é todo remodelado e reestruturado para que se adapte ao formato, utilizando recursos e metodologias apropriados. 

 

Segundo o relatório global de aprendizagem e educação de adultos divulgado pela UNESCO, os adultos aprendem melhor quando utilizam recursos que gerem identificação. Ou seja: quanto mais o indivíduo se identifica com determinado assunto, mais ele aprende. 

 

Portanto, a junção e-learning e microlearning tem total conexão com a forma como os adultos aprendem. Em um cenário dinâmico, onde percebe-se a necessidade de treinamentos constantes e há pouco tempo disponível para treinar, o microlearning é uma excelente opção.

 

 

Conteúdo personalizado

 

Compreendendo a metodologia adequada, é preciso levar também em consideração que o conteúdo precisa ser personalizado para entender as demandas específicas, onde “Qualidade = Engajamento”.

 

Ou seja, personalizar, para gerar identificação e garantir engajamento. Os projetos precisam ser desenvolvidos de forma personalizada e com a adequação da metodologia de produção (e estratégia de e-learning) para cada time e temática. Confira alguns exemplos aqui.

 

Para criar e executar um plano de capacitação eficiente, tenha em mente:

  • As metas da empresa;
  • Os recursos disponíveis;
  • O perfil dos grupos de colaboradores;
  • O tempo disponível para capacitação.

 

Para atender os objetivos de capacitação dentro do seu planejamento, você pode considerar algumas premissas:

  • Simplificar o modelo de negócios para abraçar demandas não planejadas, mas também, não comprometer o prazo de produção dos projetos com eventuais burocracias;
  • Contar com uma metodologia ágil de produção, com etapas claras e bem definidas para todos os times envolvidos, além de reduzir as dependências entre as etapas;
  • Escalar com qualidade é possível! Flexibiliza seu budget com produções faseadas e organizadas, sem perder qualidade.

 

 

Uma boa forma de atender os requisitos sugeridos é oferecer um microlearning personalizado, com alta qualidade. O Rapid Learning da Fábrica de Cursos foi desenhado para isso, além de oferecer soluções com entregas planejadas e com prazos incríveis.

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*

Sair da versão mobile