chatsimple
REDES

Capacitar todos os professores da Fundação Bradesco na utilização das TIC em suas atividades docentes.

Capacitar todos os professores da Fundação Bradesco na utilização das TIC em suas atividades docentes.

 

Contexto

 

A Fundação Bradesco é uma organização reconhecida pela sua responsabilidade social. Em sua Escola Virtual, ela oferece diversos cursos gratuitos no formato e-learning para seus colaboradores e alunos e, também, para a população em geral.

 

A Fundação Bradesco entendeu que a evolução das novas tecnologias de informação e comunicação – TIC vêm transformando a realidade da sociedade e, consequentemente, das escolas e que seria preciso preparar tanto professores como alunos para este novo momento, para que eles pudessem aproveitar os recursos tecnológicos em suas atividades diárias e tirar o melhor proveito das ferramentas disponíveis.

 

 fabricadecursos_casesFundacaoBradesco_02

 

Desafio

 

Capacitar todos os professores da Fundação Bradesco na utilização das TIC em suas atividades docentes, criando experiências significativas para seus alunos. Estes alunos também precisariam ser capacitados para entender como as atividades escolares se relacionam com as tecnologias presentes no seu dia a dia.

 

Como as escolas das Fundação Bradesco estão espalhadas pelo Brasil, capacitar todos os seus professores e alunos seria inviável no formato presencial.

 

 

Solução

 

Foram criados dois cursos personalizados em formato active learning sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação para professores e alunos da Fundação Bradesco, com o objetivo principal de incentivar sua utilização nas atividades escolares.

 

Para isso foram entrevistados diversos especialistas cujas informações foram compiladas para apresentar as tecnologias existentes na Internet e sua aplicação, através de exemplos, nas disciplinas escolares.

 

O conteúdo e as estratégias didáticas dos dois cursos foram desenvolvidos pela Fábrica de Cursos, para que os cursos fossem os mais adequados possíveis para a realidade das escolas da Fundação Bradesco.

 

Para os professores foram aprofundados conceitos relacionados à Internet e foram desenvolvidos exemplos de aplicação em atividades didáticas com os alunos em cada disciplina.

 

O curso desenvolvido para os alunos teve como diretriz básica a relação entre as atividades que eles costumam realizar na Internet com as disciplinas escolares, incentivando a pesquisa e a colaboração virtual, de forma muito prática e alinhada às ferramentas apresentadas.

 

fabricadecursos_casesFundacaoBradesco_03

 

Resultados

 

Todos os professores das escolas da Fundação Bradesco foram capacitados na utilização das TIC nas atividades docentes e os alunos puderam fazer o curso sobre a utilização dessas mesmas tecnologias para facilitar o seu aprendizado, além aprimorar a comunicação entre os dois grupos: professores e alunos.

 

Com isso, foi possível iniciar a aplicação de tecnologias úteis no desenvolvimento dos alunos de forma mais significativa, pois houve a aproximação das suas realidades digitais diárias, onde muitos usam a Internet em diversos momentos, em seus smartphones, por exemplo, aos conteúdos apresentados na escola.

 

Além da utilização das TIC, os professores aprenderam, conceitualmente e com exemplos, como utilizar técnicas de aprendizado mais atuais em suas atividades, como a sala de aula invertida.

 

Assine a News da Fábrica de Cursos

     

    HUBS
    SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
    COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
    ORLANDO 100 EAST PINE STREET
    SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
    RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

    Transformar a vida das pessoas através da Educação.

    É a missão da Fábrica de Cursos

    Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

    Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

    01.