Diante disso, podemos afirmar que existem inúmeros formatos de storytelling para a EAD. É possível usar maneiras de contar uma história mesclando as técnicas já existentes (quadrinhos, vídeos, narrativas escritas, etc.) à aula e aos recursos tecnológicos disponíveis.
Então, ao querer utilizar este recurso, antes de definirmos o formato de storytelling, é interessante definirmos alguns princípios. A partir daí é possível escolher de forma mais acertada, qual o recurso de storytelling para o curso.
Os elementos-chave para a criação/decisão da narrativa do seu curso podem ser:
Conheça o seu público:
Segundo o autor John Steinbeck: “se uma história não é sobre o ouvinte, ele não vai ouvir.” Essa afirmação também vale para a EAD. Você deve criar histórias que estejam conectadas com o seu público-alvo, e para isso você precisa conhecê-lo. Uma dica para ajudar neste momento, é criar uma ou mais personas do público-alvo do seu curso.
Sua narrativa deve ser bem estruturada:
Nada é pior do que uma história desorganizada. Uma estrutura sólida e lógica é o que conquista nossos corações e cérebros. Portanto, respeite isso e crie uma boa estrutura para a sua narrativa.
Normalmente, boas narrativas prescindem dos seguintes elementos:
- Ação crescente, até a emergência de um conflito;
- A resolução, onde as pontas soltas da história são amarradas.