Ícone do site Fábrica de Cursos

Liderança: investimento na formação traz benefícios para as empresas

Liderança também é aprendida. Investir no tema significa conquistar melhores resultados

Liderança também é aprendida. Investir no tema significa conquistar melhores resultados

 

Área de estudo e pesquisa, a palavra liderança carrega, com o passar dos anos, diversos mitos associados ao seu significado. Quem nunca ouviu frases como “líder não se constrói, nasce pronto” ou “é preciso ter personalidade forte e pulso firme para ser um bom líder”.

 

Muito diferente do que uma pessoa arrogante que aponta o dedo para os colaboradores e sai distribuindo ordens, uma liderança eficaz é exercida por meio do exemplo e da influência, independentemente do cargo ocupado ou status dentro de uma corporação.
Tanto que em seu best seller o autor Stephen Covey destaca os sete hábitos praticados por pessoas altamente eficazes, qualidades estas necessárias para um verdadeiro líder.

 

Adquirir esses conhecimentos é possível. Afinal, como já disse o político norte-americano John F. Kennedy: “liderança e aprendizagem são indispensáveis um ao outro”.
Portanto, é possível concluir que sempre existem skills que podem ser aprendidas ou aperfeiçoadas, independentemente se a pessoa nasceu ou não com o dom da liderança.

 

 

Liderança e suas competências

 

Para trabalhar a liderança nas empresas, o primeiro ponto é entender que não são as competências técnicas e o conhecimento dos processos que fazem de um gestor um bom líder.

 

Claro que essas qualidades são desejáveis para todos os colaboradores da empresa. Entretanto, as competências ligadas à liderança são:
• Boa comunicação;
• Motivação;
• Capacidade de negociação;
• Relacionamento interpessoal.

 

Essas características precisam ser trabalhadas nos gestores, aperfeiçoando continuamente as competências que tornam pessoas em bons líderes.

 

 

Capacitação dos líderes

Claro que a personalidade de cada um é refletida na forma de trabalho. Mas isso não significa que seu estilo de liderança está ligado e limitado a um “dom divino” que poucos possuem.

 

As empresas podem e devem investir na formação e aprimoramento de líderes. Dessa forma será possível construir equipes realmente eficientes, desenvolvendo um trabalho capaz de conquistar os melhores resultados.

 

Uma forma prática e atrativa para capacitar os colaboradores com essas habilidades necessárias é explorar os benefícios do e-learning, através de conteúdos digitais.

 

São muitas as opções interessantes de formatos, estratégias e metodologias para oferecer uma formação de líderes com o EAD (Ensino a Distância). Uma simulação, pode exemplo, onde você pode colocar o colaborador em situações realistas em prática, é um ótimo formato para capacitação de soft skills, principalmente, liderança.

 

Além de eficiente para a aprendizagem, o colaborador não precisa se deslocar até uma sala de treinamento ou instituição de ensino. Com muita facilidade, é possível estabelecer uma programação especial para o aprimoramento online dos gestores na companhia, mas oferecendo a flexibilidade de estudar onde e no horário desejado.

👇 Aproveite para baixar da Academia:

Gamificação e liderança

Um ponto muito interessante aqui é o engajamento. Mesmo soluções com conteúdos muito aderentes enfrentam esse desafio, principalmente, em treinamentos onde o objetivo é a mudança do comportamento dos colaboradores.

 

Dessa forma, a gamificação transforma-se em uma opção eficiente. Com as estratégias bem trabalhadas, é possível atrair mais colaboradores, além de aumentar a retenção do conteúdo.

 

Prova disso é a famosa Pirâmide do Aprendizado, do norte-americano William Glasser. Por meio de seus estudos, é possível constatar que o uso de metodologias ativas, com diferentes estímulos, permite uma absorção maior das informações, chegando em até 90% em alguns casos.

 

Certamente, é possível ensinar as habilidades desejadas de uma forma mais descontraída e desafiadora em torneios gamificados. No caso da Fábrica de Cursos, por exemplo, o curso sobre liderança oferece três objetos de aprendizagem: storytelling de contextualização, active learning com o conteúdo do curso e game de avaliação de conhecimento, como uma das skills oferecidas no Play Trilhas.

 

Para a melhor absorção do conteúdo, o tema é trabalhado em formato Rapid Learning, garantindo a correta retenção dos participantes.

 

Vale lembrar que liderar não é uma tarefa fácil. Entretanto, líderes podem ser capacitados, melhorando assim o desempenho de todos os colaboradores.

 

Por isso, acesse o link e conheça uma solução realmente eficiente. Quer saber mais sobre os benefícios da gamificação nos diferentes tipos de treinamentos empresariais? Então acesse o portfólio da Fábrica de Cursos.
Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*
Sair da versão mobile