Liderança também é aprendida. Investir no tema significa conquistar melhores resultados
Liderança e suas competências
Essas características precisam ser trabalhadas nos gestores, aperfeiçoando continuamente as competências que tornam pessoas em bons líderes.
Capacitação dos líderes
Claro que a personalidade de cada um é refletida na forma de trabalho. Mas isso não significa que seu estilo de liderança está ligado e limitado a um “dom divino” que poucos possuem.
As empresas podem e devem investir na formação e aprimoramento de líderes. Dessa forma será possível construir equipes realmente eficientes, desenvolvendo um trabalho capaz de conquistar os melhores resultados.
Gamificação e liderança
Prova disso é a famosa Pirâmide do Aprendizado, do norte-americano William Glasser. Por meio de seus estudos, é possível constatar que o uso de metodologias ativas, com diferentes estímulos, permite uma absorção maior das informações, chegando em até 90% em alguns casos.
Certamente, é possível ensinar as habilidades desejadas de uma forma mais descontraída e desafiadora em torneios gamificados. No caso da Fábrica de Cursos, por exemplo, o curso sobre liderança oferece três objetos de aprendizagem: storytelling de contextualização, active learning com o conteúdo do curso e game de avaliação de conhecimento, como uma das skills oferecidas no Play Trilhas.
Para a melhor absorção do conteúdo, o tema é trabalhado em formato Rapid Learning, garantindo a correta retenção dos participantes.
Vale lembrar que liderar não é uma tarefa fácil. Entretanto, líderes podem ser capacitados, melhorando assim o desempenho de todos os colaboradores.