Você certamente já conheceu algum gestor que não era um bom líder :/
Não são as competências técnicas e o conhecimento dos processos que fazem de um gestor um líder.
São competências ligadas a:
- Comunicação;
- Motivação;
- Negociação; e
- Relacionamento interpessoal.
E como competências, essas podem ser adquiridas? É possível capacitar alguém para ser um líder?
Outro mito é comparar liderança com personalidade.
Claro que a personalidade de uma pessoa é refletida na sua forma de trabalho, mas isso não significa que seu estilo de liderança esteja ligado e limitado à sua personalidade.
Para liderar uma equipe, os pontos mais importantes são a motivação e o alinhamento de todas as ações.
“Líder não se constrói, nasce assim.” É outra expressão comum, mas será que ela é verdadeira?
Algumas pessoas têm mais facilidades para determinadas atividades, assim como para liderar. O que não significa que não seja possível formar um líder. É possível e muitas empresas investem muito tempo na formação de suas lideranças.
Independente do nível hierárquico, existem lideranças, entre gestores e colaboradores e entre pares. Os líderes são os responsáveis pela eficiência das equipes e, consequentemente, das empresas.
Provavelmente você já passou por situações como conflitos entre pessoas, reações a mudanças, situações emergenciais e dificuldades de comunicação.
Não desista, estas situações são comuns e um bom líder deve saber como lidar com elas.