chatsimple
REDES

E-learning é econômico para as empresas?

E-learning é econômico para as empresas?

Modalidade de educação a distância (EAD) que faz uso da internet como suporte, o e-learning demonstrou ser capaz de reduzir o turnover e melhorar o desempenho operacional de qualquer empresa. Entre os benefícios, estão: maior agilidade, acesso de qualquer hora e lugar, autonomia do aluno e um sistema ecologicamente correto. 

 

Além dessas vantagens, o fator econômico ainda é o que chama mais a atenção das companhias. Segundo o Institute of Management and Administration Survey, as empresas economizam de 50% a 70% quando substituem treinamentos presenciais por e-learning.

 

Considerando que o treinamento presencial é mais caro, proporcionalmente, para pequenas e médias empresas, esse grupo está cada vez mais optando por e-learning. Isso porque é o modelo mais conveniente e atrativo financeiramente – muitas vezes é a única opção. 

 

Há pouco tempo, os custos necessários para elaboração de projetos EAD eram elevados. Isso porque o curso exigia a criação de um grande sistema com seus recursos próprios. Hoje, no entanto, existem empresas especializadas em fazer o serviço, o que poupa tempo, foco e dinheiro.

 

 

Custos do e-learning

 

Mas como calcular os custos de um programa e-learning? Vários fatores influenciam o gasto médio por trabalhador com a EAD, incluindo o tamanho da empresa. 

 

Isso significa que o custo para desenvolver e administrar uma hora de treinamento em uma grande companhia é distribuído e compartilhado com mais funcionários do que em uma pequena empresa. 

 

Por causa disso, os pequenos e médios precisam organizar melhor os investimentos na estratégia de treinamento e desenvolvimento (T&D), definindo como alocar os investimentos em produção de conteúdo, infraestrutura, distribuição e gestão.

 

Como nem sempre é possível e indicado fazer isso sozinho, a recomendação é buscar parceiras capazes de desenvolver uma cultura de aprendizagem na organização. 

 

Claro que essa tarefa é desafiadora. Por isso, a missão exige bastante planejamento e uma análise de como as organizações estão atuando. Afinal, basear-se em bons exemplos e cases com melhores práticas é sempre uma boa ideia.

 

 

Plataformas de aprendizagem

 

Com o mercado de e-learning crescendo a cada ano, uma das variações que se destaca é a plataforma de aprendizagem, também conhecida como LMS. Análise da Ambient Insight chamada Growth demonstra que esses subsetores devem crescer de formas diferentes. 

 

Por sua vez, a Bersin & Associates levantou que apenas cinco dos 500 provedores de LMS possuíam 4% do market share. 

 

O playNwhere, por exemplo, uma plataforma LMS de gamificação que possibilita a criação de iniciativas de gamificação do treinamento de forma ágil e prática, vem sendo cada vez mais adotado em várias Universidades Corporativas.

 

 

 

Treinamento autoinstrucional

 

Há um consenso global de que o mercado mundial de e-learning continuará crescendo rápido e de forma significativa nos próximos anos. Mas quais são as vantagens que transformam esse método tão atrativo?

 

Entre os benefícios está a possibilidade do aluno estudar no próprio ritmo, sem data de início fixa ou datas de conclusão ou de atividades. Por isso o treinamento autoinstrucional (self paced learning) tem sido adotado por empresas que entendem a necessidade de dar liberdade para o colaborador organizar o seu tempo. 

 

Mesmo que o treinamento autoinstrucional forneça toda essa liberdade, a organização pode estabelecer um período fixo para a conclusão geral. Ou seja, a finalização do curso.

 

Por conta desses e outros benefícios é que o investimento na produção desses conteúdos pelas companhias cresce a cada ano. Em resumo: economia e dinamismo para as empresas e, ao mesmo tempo, bom aprendizado aos colaboradores. Essa é a fórmula do sucesso do e-learning.

Assine a News da Fábrica de Cursos

     

    HUBS
    SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
    COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
    ORLANDO 100 EAST PINE STREET
    SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
    RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

    Transformar a vida das pessoas através da Educação.

    É a missão da Fábrica de Cursos

    Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

    Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

    01.