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Veja a diferença entre EPPS e outros formatos

Veja a diferença entre EPPS e outros formatos

Sistemas de suporte eletrônico, o EPPS vem da sigla em inglês “Electronic Performance Support Systems”. Confira os detalhes sobre o assunto.

EPPS são sistemas de suporte eletrônico. A sigla tem origem do termo em inglês “Electronic Performance Support Systems”. Traduzindo na prática, são programas de computador ou recursos que são voltados para a melhoria do desempenho do usuário. Dessa forma, facilitam a execução de tarefas, na maioria das vezes, através de processos.

Dentro de um sistema de e-learning, o EPPS ajuda uma empresa a reduzir significativamente os custos com suporte ou atendimento. Isso ocorre através do aumento da produtividade e da melhoria do desempenho dos colaboradores, de forma autônoma, sem necessidade de auxílio de uma pessoa. 

Um EPPS permite que o funcionário seja capaz de executar tarefas de forma mais rápida e precisa com o auxílio de informações e recursos. Dessa forma, faz-se necessário conhecer o assunto com detalhes para aproveitar ao máximo esse sistema.

 

Quais as diferenças e vantagens do EPPS?

EPPS tem diferenças significativas com outros formatos. Uma das principais vantagens é a otimização de processos por meio do acesso direto a informações específicas para o colaborador executar as tarefas necessárias.

Além do EPPS ser objetivo, o recurso promove a facilidade de atualização de informações. Ou seja: o usuário fica muito mais tranquilo com as mudanças constantes nos processos ou sistemas da empresa.

Outra vantagem é o incentivo à atualização colaborativa dos alunos. Afinal, cada nova experiência passa a ser um conteúdo para ser compartilhado com todos, atuando de forma corporativa. E tudo isso com a possibilidade de você, gestor de T&D, acompanhar de perto as interações dos colaboradores. 

Esta informação se transforma em um ativo valioso, já que indica caminhos alternativos para sanar dúvidas que você nem sabia que os colaboradores tinham. 

A aplicação permite ainda descobrir possíveis talentos escondidos na “multidão” corporativa. Quer fazer bom uso dessas descobertas? Então continue por aqui e confira outros detalhes.

 

Características de uma boa solução de suporte ao desempenho

Uma boa solução de suporte ao desempenho possui algumas características primordiais que comprovam a eficiência. Dessa forma, listamos aqui 4 critérios básicos que o EPPS precisa possuir para conquistar esse título.

 

1- Relevantes para uma tarefa específica

Os colaboradores não querem acessar conteúdos desatualizados. Assim como é improdutivo ler duas páginas de conteúdo para resolver um problema onde, muitas vezes, a informação necessária encontra-se no último parágrafo.

A necessidade do conteúdo ser atualizado é ponto fundamental para o Suporte ao Desempenho. Dessa forma, o EPPS é particularmente útil. Isso porque o sistema é desenhado para garantir a atualização constante das informações disponíveis. 

Além disso, facilita o conhecimento dos colaboradores sobre possíveis alterações das informações. Isso evita, por exemplo, o envio de e-mails com anexos, onde não há muito controle das versões.

 

2- Timely (informação na hora certa)

Quando falamos de Suporte ao Desempenho, disponibilidade é a palavra da vez. Afinal, o recurso precisa estar acessível, disponível, a um clique, de forma muito simples e fácil. Isso sem complicações de logins, senhas, segurança, entre outras barreiras. Lembre-se: os colaboradores precisam da informação correta, atualizada, na hora certa

 

3 – Fácil acesso

É fácil usar os recursos? Os colaboradores precisam carregar pilhas de manuais para realizar as atividades em campo? Se este for o caso, certamente os colaboradores não estão muito satisfeitos.

Como o próprio nome já indica, o Sistema de Suporte ao Desempenho Eletrônico é um ambiente eletrônico integrado que deve estar disponível facilmente para os colaboradores. 

Dessa forma, o EPPS precisa estar estruturado para fornecer acesso online imediato e individualizado para toda a gama de informações. Outro ponto importante é oferecer apoio a utilização de software, orientação, aconselhamento e assistência, dados, imagens, ferramentas, avaliação e sistemas de monitoramento, permitindo o desempenho de trabalho com suporte mínimo e intervenção por outros.

A sua utilização deve resolver essas e muitas outras necessidades do funcionário “on the job”.

 

4- Fácil de usar

Já que o objetivo é oferecer uma grande quantidade e diversidade de informações para os colaboradores, vale desenhar uma solução que facilite, e muito, esta pesquisa. 

Desta forma os funcionários realmente farão uso deste recurso com muita frequência. Para isso, funções de pesquisa fáceis e a organização dos recursos são cruciais para o “Just-In-Time Learning”.

Basicamente as ferramentas de Suporte ao Desempenho precisam ser projetadas com o objetivo principal para resolver o “problema” de busca de informações. Foque nisso e seu projeto estará no caminho certo!

Ao possuir essas características, o EPPS pode ser considerado uma solução eficiente de suporte ao desempenho.

 

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