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E-learning: conheça os custos e as formas para otimizar o projeto

Aprenda todas as etapas necessárias para a criação de um e-learning e conheça os custos relacionados, assim como ações para economizar no processo.

E-learning: conheça os custos e as formas para otimizar o projeto

 

O e-learning já demonstrou sua eficiência tanto na absorção das informações quanto no engajamento dos participantes. Por isso, é fundamental que as empresas se planejem para incluir essa metodologia nos treinamentos de seus colaboradores.

 

Para isso realmente acontecer, porém, alguns devem estar se perguntando: mas qual o custo? Aqui, a resposta é: depende. Isso porque cada objetivo desejado pode provocar a variação desses custos.

 

Projetos mais simples possuem custos baixos. Já as propostas mais arrojadas podem alcançar cifras bem maiores. Portanto, saber os fatores que envolvem a criação de um curso e-learning e conhecer os valores são medidas que facilitam o planejamento.

 

O primeiro passo é identificar como o material será produzido: você pode fazer tudo sozinho, reunir uma equipe interna, contratar uma empresa especializada terceirizada ou até mesmo contar com a ajuda de um freelancer.

 

E como saber qual a melhor opção? Um ponto que pode ajudar na escolha é fazer as contas para ver o quanto cada caminho custará. 

 

Caso você queira desenvolver o e-learning internamente, utilize a seguinte fórmula para fazer o cálculo:

 

Se o projeto for complexo ou o prazo for curto, provavelmente você necessitará contratar uma consultoria especializada, como a Fábrica de Cursos. Nesse caso, você não precisará se preocupar em comprar licenças ou outros softwares. Além disso, a equipe multidisciplinar conseguirá entregar o produto em menor tempo e com grande qualidade.

 

Ainda não está convencido sobre qual caminho seguir? Fizemos uma pesquisa utilizando uma das plataformas mais populares de freelas, o Upwork. Isso garantirá para você uma boa referência sobre o que é praticado no mercado atualmente.

 

Já como referência salarial, utilizamos o Glassdoor, uma fonte confiável de informações sobre salários em diferentes setores. Além dos custos de mão de obra, listamos os recursos que você deve levar em consideração quando for solicitar uma cotação de produção de e-learning. 

 

 

Cenário – a partir de $600

Um ambiente que reflita a realidade é essencial para cursos e-learning motivacionais e treinamentos. Usando técnicas de storytelling, por exemplo, é muito mais fácil tratar um assunto complexo e garantir o engajamento dos alunos.

 

Se o objetivo for apenas informar o lançamento de um produto, por exemplo, a proposta não exige um cenário diferenciado. No curso sobre fones de ouvido da rede de varejo Marshall, por exemplo, tudo o que os produtores precisaram fazer foi coletar informações sobre os recursos funcionais de cada modelo.

 

 

Nesse caso, outras informações seriam supérfluas e poderiam desviar a atenção do aluno, além do investimento de tempo desnecessário. Ou seja, em geral não há necessidade de desenvolver personagens ou um roteiro para cursos com conteúdos mais simples, sobre produtos.

 

Ao optar por cenários no e-learning, é importante saber que geralmente eles são criados por designers instrucionais, especialistas que desenvolvem programas de treinamento. 

 

Esses profissionais não apenas elaboram os roteiros, mas também constroem uma base pedagógica para que os alunos recebam informações organizadas e orientadas para o aprendizado. Afinal, o principal objetivo de um treinamento não é apenas divertir, mas garantir a correta transmissão do conhecimento.

 

Quer um exemplo de um bom cenário? Então avalie esse ambiente desenhado para refletir uma loja do Walmart. A proposta aproximou os colaboradores através da personalização de vários elementos de uma boa história: roteiro, storytelling, desafios e personagens.

 

 

 

Segundo a Upwork, a HH de um designer instrucional começa com US$ 50. Para dar um exemplo de consumo de horas, o desenvolvimento de um roteiro simples com uma personagem principal, um guia e uma navegação linear pode ser elaborado em 20 horas. 

 

Neste caso, o custo seria de US$ 1.000. Quanto mais complexo o conteúdo e a sua estrutura, maior será o valor da HH e/ou a quantidade de horas alocadas.

 

Para o cálculo mais preciso, sugerimos adicionar na conta algumas horas a mais para revisão da estrutura. Isso porque a primeira versão do roteiro costuma sofrer algumas alterações, a partir de ideias novas que surgem ao longo da sua construção.

 

 

Formas para otimizar o investimento

Quer economizar com o roteiro? Então, pense em escrevê-lo. Ao coletar as informações que serão abordadas no curso, você já estará no caminho certo. 

 

Quanto menor for a dedicação do instrucional designer em etapas que podem ser executadas por você, como entrevistas com especialistas e na construção do próprio script, mais você economizará.

 

Outra forma de reduzir custos é reaproveitar materiais já existentes e que não precisem de edição ou tratamento. Provavelmente você já tem uma boa fonte com apresentações, artigos e até vídeos que possam ser aproveitados. 

 

Em geral em formato mais conservadores e sem necessidade de muita interação, normas e diretrizes também podem ser úteis como material complementar. Mas lembre-se de verificar se esse tipo de conteúdo precisa ser atualizado ou reformulado. 

 

Atenção aqui! Não deixe de fazer uma boa revisão do conteúdo do curso e-learning. Você não vai querer inserir conteúdo desatualizado no seu projeto novo, não é mesmo? 

 

Se for esse o caso, acrescente ao custo do projeto o valor da produção deste material. O importante é construir um curso realmente eficiente, com informações relevantes e atualizadas.

 

 

Design – a partir de $200

Até os elementos básicos do design – que nem sempre notamos, a menos que exista algo errado, como a escolha de uma fonte ou paleta de cores – são recursos importantes no resultado do seu projeto.

 

Engana-se quem pensa que o design é simplesmente um grupo de ilustrações. Mesmo que o seu e-learning seja composto essencialmente por texto, os designers podem facilitar o consumo desse tipo de informação. Para isso, destacam itens importantes para atrair a atenção dos alunos para os pontos mais relevantes.

 

Design mais elaborado e, consequentemente, mais caro, com ilustrações personalizadas e projeto gráfico personalizado, geralmente são indicados para projetos com a aplicação da identidade corporativa da organização. Isso é muito comum em ações de integração e compliance.

 

Quer um exemplo? Então vamos lá! Produzimos um onboarding para o UHG – UnitedHealth Group. Aqui, elaboramos um projeto complexo, com diversas etapas, diferentes trilhas e a possibilidade de aplicação online, presencial e híbrido (ou semipresencial ou blended – assim usamos as variações mais comuns para identificar esse formato. 

 

O objetivo foi oferecer uma integração para novos colaboradores, com a história da empresa, informações sobre a estrutura do grupo, produtos e serviços. Além disso, acrescentamos várias ferramentas para ajudar os gestores no processo de acolhimento do novo colega. E tudo isso 100% personalizado, interativo e inovador. Acesse o teaser de lançamento do projeto aqui: https://bit.ly/2p07YQ1

 

Quanto custa?

A HH de um designer freelancer nos EUA começa em US$ 40. O layout de um curso simples baseado em slides, com base no folder da empresa, com texto, imagens e infográficos, pode levar cerca de cinco horas, o que totaliza US$ 200.

 

O custo do projeto será bem maior se você precisar criar ilustrações e desenhar cenários e personagens. O desenvolvimento de cada item pode levar de três a cinco dias, ou até mais. Tudo depende do estilo gráfico que você precisará. O preço desse tipo de trabalho começa em US$ 1.000.

 

 

Como economizar com a criação?

Na web, existem diversos templates que podem ser usados em seus projetos gratuitamente. Onde? Alguns designers compartilham seus trabalhos no Dribbble e Behance.

 

Você também pode encontrar muitos templates no Slidehunter, PPTTemplate, Smile Templates, PoweredTemplates e no site da Microsoft.

 

Caso ainda precise de um design exclusivo, é possível também contratar um template personalizado para ser usado como padrão na sua empresa para a produção dos seus futuros cursos e-learning. Essa é uma solução mais econômica. Afinal, você poderá replicar o formato em várias produções.

 

 

Tratamento instrucional – a partir de $300

Vale destacar que os designers instrucionais não fazem apenas a organização do conteúdo. Eles também criam a estratégia de uma forma geral, o que ajuda a definir pontos importantes, como:

  1. Melhor usabilidade; 
  2. Menu interativo;
  3. Facilidade de acesso e pesquisa ao conteúdo, de acordo com a organização prévia de tópicos; 
  4. Produção de atividades como quiz, jogos, simulações; 
  5. Criação de importantes conexões entre as informações, telas e conteúdos apresentados.

 

 

 

Quanto custa?

A HH (homem-hora) de um ID (instructional designer) ou DI (designer instrucional) freelancer começa em US$ 60. No caso de um curso simples, informacional, apresentando a linha de produtos da sua empresa, por exemplo, com uma avaliação de conteúdo final com 10 a 15 perguntas, levará em média, 5 horas de trabalho.

 

Caso você precise de uma estrutura mais complexa, com a elaboração de um case em formato de simulação autoinstrucional, autônoma, que ajude os alunos a praticar suas habilidades de comunicação ou um serious game com diferentes níveis de dificuldade, personagens e recompensas, por exemplo, o desenvolvimento levará muito mais tempo.

 

Em alguns casos, exige bom conhecimento técnico para conseguir refletir as estratégias sugeridas no resultado do tratamento instrucional, na programação por trás do e-learning. Nesse caso, você precisará de um DI senior. E, claro, o preço fica mais salgado, subindo para US $ 80.

 

 

Controle de qualidade – Quality Assurance (QA) a partir de $500

Para quem não sabe, o controle de qualidade, ou turma piloto de um e-learning, é ponto de partida antes do grande lançamento. Ao invés de colocar o e-learning “no ar”, o ideal é montar uma turma piloto para você testar o projeto com um pequeno grupo de colaboradores.

 

Essas pessoas fornecerão um ótimo feedback, permitindo a aplicação de melhorias mesmo antes do lançamento do curso. 

 

Mas como conseguir esse retorno de forma prática? O resultado deve ser organizado em um formulário em formato de questionário, para os colaboradores registrarem seus feedbacks. 

 

Nossa sugestão é que o questionário trace 5 critérios essenciais.

 

 

1) Recomendações para melhoria 

O curso é de fácil navegação?

Todas as informações estão claras?

Devemos incluir algum conteúdo?

Existem erros ou erros de digitação?

 

 

2) Relevância do curso 

O que você aprendeu com o e-learning?

O conteúdo do e-learning é útil para a aplicação nas suas atividades diárias?

 

 

3) Ilustrações e fotos

As ilustrações e as fotos ajudam no consumo da informação? Facilitam a agilidade de compreensão?

 

 

4) Atividades práticas

As atividades estão alinhadas com a realidade?

O feedback está adequado?

Existem tarefas muito difíceis ou muito fáceis?

 

 

Quanto custa?

Recomendamos que você inclua esse custo no orçamento do seu projeto. Mas calma. Isso não será necessário na turma piloto, já que provavelmente você usará colaboradores da sua organização.

 

A contratação de um grupo é recomendada para a sequência do projeto, para testar exatamente as melhorias indicadas pela primeira equipe de avaliadores. 

 

Para aqueles que estão em dúvida sobre esse processo, pense nessa etapa como uma apólice de seguro. Você pode não usar o seguro, mas é importante tê-lo em caso de necessidade.

 

Por isso, não economize neste ponto. Se você pular a etapa do controle de qualidade, há grande chance do seu e-learning não atingir todo o seu potencial. E pior: pode até mesmo ter sérios problemas técnicos que inviabilizam a sua aplicação. 

 

Qualquer problema detectado e aprimorado antes da conclusão geral do projeto e do lançamento custará muito menos em comparação com qualquer correção necessária encontrada com o curso em funcionamento.

 

 

Custos estimados para os opcionais

Ao falarmos sobre e-learning, existem diversos outros opcionais que podem ser acrescentados no projeto. E isso, claro, apresenta custos diversos. Confira!

 

 

Narração ou locução

Os locutores estimulam o consumo do conteúdo do seu e-learning e ampliam a capacidade cognitiva. Essa ação facilita a absorção da informação, aumentando a chance do seu aluno não perder detalhes relevantes.

 

A narração também pode ser usada como formato de conteúdo alternativo. Ou seja: ela não precisa efetivamente narrar todo o texto apresentado. Entretanto, pode complementar a informação em áudio, enfatizando pontos mais relevantes, por exemplo.

De acordo com a Voices.com, um canal de locutores profissionais freelancer, o custo mínimo de um áudio finalizado, com

aproximadamente 5 minutos de duração, é de US$ 100. Uma hora de locução em áudio não sairá por menos de US$ 1.000. 

 

Você pode economizar fazendo uma versão caseira. Para isso, lembre-se de usar algum software de edição para a finalização, retirando ruídos e incluindo uma trilha sonora de fundo.

 

 

Vídeo – a partir de $150

O vídeo tem sido um ótimo recurso, considerando que atualmente conseguimos acessá-lo mais facilmente, principalmente em função da sua compactação. Essa solução facilita explicar um processo complexo, como, por exemplo, o conserto de um carro ou a integração de sistemas.

 

Nos Estados Unidos, a taxa de um cinegrafista profissional freelancer tem custo inicial de US$ 50 por hora. A entrega do trabalho é de “arquivos brutos” de filmagem em full HD ou 4K. Depois você ainda precisará editá-lo. Por lá, uma hora de edição custa a partir de US$ 40.

 

 

Animação, lettering etc – a partir de $1000

A produção de animação ou lettering, com efeitos especiais para vídeo, são recursos impactantes. Isso porque aproveitam os três recursos diferentes ao mesmo tempo: imagem, texto e som. 

 

Dessa forma, há um grande aumento no engajamento dos alunos, que absorverão as informações de forma mais eficiente.

Esses recursos são cada vez mais usados no e-learning, principalmente quando o objetivo é a apresentação de produtos. Tamb

ém são populares na introdução de um e-learning ou no lançamento de um projeto. Um minuto finalizado deste recurso sai por mais de US$ 1.000.

 

Na produção de um curso e-learning, outros custos adicionais podem incluir o trabalho de um fotógrafo ou tradutor. Isso dependerá da necessidade de cada projeto. 

 

O principal é garantir que todas as novas ideias tenham propósito e estejam focadas em atingir a meta de aprendizagem definida na etapa de planejamento do projeto.

 

No próximo post vamos relacionar os prós e contras da produção interna ou terceirizada de e-learning.

Até lá, conheça algumas outras produções da Fábrica de Cursos.

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