chatsimple
REDES

Como usar o pré-teste: poupe tempo e dinheiro

Como usar o pré-teste: poupe tempo e dinheiro

 

Com a atual explosão do e-learning, é cada vez mais comum a implantação de grandes programas de treinamento pelas empresas, com o objetivo de envolver seus alunos e gerar conhecimento na sua indústria.

 

Treinar é algo maravilhoso, mas é importante observar que isso pode trazer alguns efeitos não desejados se ensinamos assuntos que as pessoas já dominam plenamente. Isso pode gerar perda de tempo e dinheiro.

 

É aí que devemos usar o pré-teste. O pré-teste pode evitar desperdícios de tempo e dinheiro, pois ela consegue determinar quem precisa participar ou não de determinado curso. Além disso, o pré-teste pode oferecer outras informações valiosas sobre a aprendizagem dos colaboradores, como suas preferências, estilos de abordagem e quais necessidades precisam ser mais trabalhadas.

 

 

O que é um pré-teste?

 

Vamos começar pelo o básico. Pré-teste é um conceito usado todo o tempo nas salas de aula do ensino fundamental para determinar, por exemplo, o quanto as crianças sabem sobre algum assunto. É denominado pré-teste, pois é ministrado antes do ensino, para ajudar o professor a atender as necessidades individuais de cada aluno.

 

Embora ainda não usado com tanta frequência no mundo corporativo, os pré-testes têm o mesmo papel para os gestores e instrutores: eles os informam sobre o que os colaboradores já sabem e o que ainda precisam aprender, com o benefício adicional de oferecerem uma visão sobre como cada indivíduo adquire melhor o conhecimento.

 

Tenha em mente que você pode usar pré-testes para outros fins, como por exemplo, para determinar se um determinado colaborador é a melhor escolha para execução de um trabalho específico. Ou quando você está pensando em contratar alguém, mas isso é assunto para outro artigo…

 

 

Por que o pré-teste é necessário?

 

O pré-teste só é necessário se você se preocupa com os custos da sua empresa, a eficácia de seus colaboradores e as metas que a empresa busca. Em outras palavras – é totalmente necessário.

 

Além disso, o pré-teste pode ajudar a descobrir quem realmente precisa de um determinado programa de treinamento e quem pode executar uma determinada função sem o treinamento específico. Ao identificar isto, a empresa se beneficia em capacitar somente quem ainda precisa aprender, ou apenas aplica um treinamento mais otimizado, como uma reciclagem.

 

Outra razão para utilizar um pré-teste é descobrir qual objeto/material precisa ser abordado numa determinada área temática. Vamos dizer que você é uma empresa de construção, por exemplo. Os equipamentos de segurança são cruciais para execução de alguns trabalhos e você precisa garantir que seus trabalhadores saibam exatamente como utilizar todos os equipamentos que utilizam rotineiramente e que salvam suas vidas. Mas fazer um treinamento desse tema é caro, então você pode ministrar um pequeno teste para verificar como os trabalhadores lidam com alguns equipamentos e somente as questões mais críticas observadas neste teste podem ser abordadas num treinamento.

 

 

Quem se beneficia com isso?

 

Todos se beneficiam com os pré-testes. O RH pode gastar menos tempo se preocupando com quem, de fato, precisa aprender, e como aplicar melhor seu orçamento destinado para treinamentos. Os gerentes podem se sentir mais confiantes, pois sabem que seus liderados estão preparados para executarem os trabalhos que lhe são propostos, fazendo assim o melhor com as suas habilidades. E os funcionários, devidamente treinados, sentem menos stress e fazem seus trabalhos com mais maestria, o que contribui para a satisfação no local de trabalho e a retenção deles.

 

 

Como você deve ministrá-lo?

 

Primeiro, defina as metas do seu treinamento. Em seguida, determine como você irá avaliar sua eficiência e crie tanto uma avaliação do treinamento quanto um pré-teste.

 

O pré-teste pode orientá-lo em relação a que conteúdos devem ser estudos por que colaboradores.

 

Um pré-teste, permite, inclusive, que os colaboradores que já dominam os conhecimentos apresentados no curso, possam dedicar-se a outras atividades, de treinamento ou não.

 

 

Outras Considerações

 

Além de determinar se um colaborador necessita ou não de um certo curso ou programa de treinamento, nós recomendamos a aplicação de pré-testes para as questões abaixo:

 

  • Determinar como seus colaboradores podem aprender melhor, fazendo com que você use o material mais adequado para que ele avance na compreensão de um assunto específico.

 

  • Juntar pessoas que aprendem e pensam de forma diferente, com estilos diferentes, para que juntos possam aumentar a compreensão sobre seus trabalhos e áreas de atuação, trocando ideias uns dos outros e aprendendo com a diversidade.

 

  •  Associação de pensamento e comportamento inato aos colaboradores ligados aos mais diferentes aspectos de seus trabalhos. Ou, seja ligá-los às suas competências.

 

 

Resumindo, é importante que você saiba o que você quer ensinar com seus cursos e módulos de aprendizagem. Uma vez que você souber isso, você pode efetivamente testar os conhecimentos dos seus colaboradores e direcioná-los para o sucesso.

 

HUBS
SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
ORLANDO 100 EAST PINE STREET
SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

Transformar a vida das pessoas através da Educação.

É a missão da Fábrica de Cursos

Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

01.