Nós sabemos que o cliente está sempre certo! Mesmo se eles se ficaram exaltados com o pessoal de atendimento ao cliente.
Mesmo se eles estiverem irritados e até, se for rude. Afinal, eles são os nossos clientes, e nós fazemos o possível para acalmá-los e manter ou reconstruir a confiança em nossa empresa.
Nós também sabemos que existem diversas técnicas para acalmar seu cliente insatisfeito e desapontado, buscando resolver o problema. Claro que sabemos sobre a escuta ativa, repetição das preocupações do consumidor, ser solidário e saber pedir desculpas. Mas e quanto a sua nova equipe ou membro da equipe de suporte? Ele conhece estas técnicas? Nem todos podem estar familiarizados.
Obviamente, os novos colaboradores precisam de treinamento, mas aí vem o novo desafio. Você não pode colocar seu novo colaborador em uma situação complicada, pedindo que ele a resolva, sem prepará-lo. Desta forma você pode estar arriscando perder seu cliente, simplesmente porque o suporte ao cliente não recebeu treinamento suficiente para lidar com a dificuldade apresentada.
Pensando nisso, você não vai correr o risco de colocá-lo em uma situação real, para ele aprender, mas ainda assim, precisa treiná-lo, certo? Esta é a parte onde a metodologia de simulação é extremamente útil.
Uma simulação de um diálogo é uma reprodução de uma situação real. Por exemplo: Você recebeu uma ligação de um cliente aborrecido que foi rude ao invés de lhe dizer um simples “Olá”.
Você não vai arriscar perder um cliente real, colocando o seu time para atendê-lo, como parte do treinamento! Você pode criar todos os tipos de dificuldade para que eles tentem resolver, fora da “vida real”, mas vivendo a situação. E assim, você consegue oferecer o famoso feedback, indicando e quanto ao que ele fez de forma correta ou não.
Você não estará aproveitando todos os recursos de uma simulação, senão aproveitar para explicar a melhor forma de proceder, corrigindo os erros. Oferecendo o famoso feedback! Clique nas imagens abaixo e conheça alguns exemplos de utilização de simulação de diálogo.