chatsimple
REDES

Saiba como o storytelling e uma boa história mudaram o e-learning

Saiba como o storytelling e uma boa história mudaram o e-learning

Quando corretamente utilizado, o storytelling se transforma em uma ferramenta valiosa para o engajamento dos cursos e-learning.

fabricadecursos_2016_100_storytelling05-1

 

O storytelling desempenha um importante papel para a eficiência dos cursos e-learning. Para entender melhor sobre o assunto, pense: diariamente escutamos diversas histórias. Isso porque as narrativas fazem parte da nossa vida, do nosso cotidiano. 

 

Quando reconhecemos o poder das histórias, vemos com clareza que elas interferem nos nossos hábitos, mudam nossos valores e a nossa realidade. Então, por que não incorporar esse elemento nos cursos e-learning e nos treinamentos corporativos?

 

Em 1990, o storytelling surgiu nos Estados Unidos com o intuito de usar os elementos narrativos para transmitir conhecimento de forma prática e eficaz. Essa técnica já é muito usada em publicidade, em sessões musicais especiais, em que o artista conta histórias das canções antes de interpretá-las. Agora, começa a ganhar espaço na educação, principalmente no e-learning.

 

Histórias narradas ativam a imaginação do aluno e tocam o lado emocional. Sendo assim, o storytelling pode ser usado para ensinar e demonstrar. Além disso, desenvolve a imaginação e a capacidade de interpretação. 

 

Com tantos benefícios, vale conhecer mais sobre o assunto para conseguir aplicar mais essa técnica.

 

 

 

A importância do storytelling no e-learning

Quando desenvolvemos conteúdo para e-learning, o maior desafio é envolver os alunos adultos e mantê-los engajados, facilitando assim a transferência de informação. Nessa missão, o storytelling é considerado o grande aliado.

 

Em um primeiro momento, a técnica pode parecer uma simples diversão. No entanto, ela é capaz de ensinar ao aluno diversas habilidades que são essenciais para o seu sucesso profissional. 

 

Ao contar histórias, trabalha-se a escrita, a capacidade narrativa, a criatividade, o pensamento lógico e a construção de argumentos. Essas são habilidades essenciais para formar o senso crítico dos alunos.

 

Apresentar informações interessantes, na forma de uma história, com exemplos ilustrativos, música, desenhos e piadas é uma ótima estratégia para prender a atenção do aluno. Isso tem uma explicação científica: nosso cérebro absorve melhor imagens do que textos. Além disso, as ferramentas multimídias melhoram a capacidade de memória.

 

 

 

Eficiência para a educação

fabricadecursos_2016_100_storytelling04-1

Aqui vale destacar que as histórias ajudam na retenção de informações. Ao ouvi-las, os alunos estão mais propensos a lembrar do conteúdo. Afinal, conseguem relacionar a história com algo de suas próprias vidas, facilitando o aprendizado. 

 

Um cuidado, porém, faz-se necessário. Não basta a história ser lembrada isoladamente. Sempre que você usar o storytelling em um curso e-learning, relacione a narrativa com um propósito conectado diretamente aos objetivos de aprendizagem.

 

As histórias satisfazem uma necessidade humana básica. Elas nos ajudam a dar mais sentido ao mundo em que vivemos, seja para explicar como a Terra foi criada, por meio de uma lenda indígena; seja por uma notícia local, que fale sobre um evento na cidade; seja por um livro de ilustrações que explica para uma criança boas maneiras. 

 

O fato é que todos nós precisamos de histórias. Por isso, a Fábrica de Cursos preparou ótimos exemplos de storytelling. Confira os vídeos: E se seus vídeos fossem interativos? e A retrospectiva da educação.

 

 

 

Elementos para contar uma boa história

Não há exatamente uma fórmula para um bom storytelling. No entanto, alguns ingredientes especiais são capazes de assegurar que o impacto desejado com ele seja atingido no e-learning.

 

 

Exemplos

Usar exemplos é uma maneira eficaz de trazer a história para o e-learning, envolvendo o aluno. Eles ilustram de forma concreta o comportamento desejado que você está ensinando.

 

 

Questões e práticas baseadas em cenários

Perguntas baseadas em cenários também são criadas em torno de uma história para testar o conhecimento do aluno em determinado conteúdo. Aliás, elas podem ser tão simples ou complexas como o conteúdo e o orçamento permitirem.

 

 

Estudos de caso

Os estudos de caso são exemplos complementares. Eles podem perpassar por várias lições com personagens e situações recorrentes. São úteis para a elaboração de conjuntos de habilidades ou processos, uma vez que os estudos de caso podem levar um aluno, por meio de uma série de desafios, a um processo dentro de um contexto que lhes seja familiar, por exemplo.

 

 

Simulações

 

Já as simulações são usadas para mergulhar um aluno em uma situação onde será necessário aplicar habilidades ou conhecimentos que acabou de aprender em um ambiente seguro, livre de riscos.fabricadecursos_2016_100_storytelling03-1

 

A história aqui é geralmente muito mais complexa e os personagens mais desenvolvidos. Dessa forma, eles precisam de tempo maior para serem elaborados, desenhados e escritos.

 

Independentemente do formato a ser usado na história para o material didático, a base deve ter como foco a aprendizagem. Por isso, não é suficiente apenas criar uma história memorável. Se um aluno não conseguir se lembrar ou aplicar, posteriormente, as habilidades que aprendeu, a história e o seu projeto de capacitação em formato de curso storytelling serão um fracasso.

 

 

 

Como escrever uma boa história?

Ao entender a importância do storytelling para o projeto, surge a dúvida: como então escrever uma boa história. 

 

Acredite, tudo o que é realmente necessário para escrever um e-learning, com uma história eficaz, é o conhecimento do seu conteúdo, do público-alvo, dos objetivos e um pouco de imaginação.

 

Para facilitar o seu trabalho, preparamos uma ordem de elementos que pode fazer com que sua narrativa seja perfeita aos olhos de quem lê. É um conjunto de gatilhos emocionais para fazer o leitor navegar do enredo até a resolução.

  • Objetivo – O que o personagem deverá fazer;
  • Obstáculo – Aquilo que ele enfrentará na jornada;
  • Desastre – O momento que a corda arrebenta, a parte que ele perde, cai;
  • Reflexão – Quando o personagem reflete sobre o que acabou de passar;
  • Dilema – Após pensar bastante, ele chega a uma espécie de encruzilhada onde deverá escolher para onde seguir;
  • Decisão – Quando especificamente escolhe para onde ir.

 

 

Gostou das dicas? Então agora chegou o momento de abusar da criatividade e colocar a mão na massa para aprimorar as suas narrativas nos cursos de e-learning com a ajuda do storytelling.

Assine a News da Fábrica de Cursos

Deixe seu nome e email profissional para receber novidades, convites e muito mais!

Quer ganhar 1 game do playNwhere?*

 

HUBS
SILICON VALLEY 655 MONTGOMERY STREET
COIMBRA RUA PEDRO NUNES EDIFÍFIO C
ORLANDO 100 EAST PINE STREET
SÃO PAULO AV. BRG. FARIA LIMA 4055
RIO DE JANEIRO RUA HELIOS SEELINGER 155

Transformar a vida das pessoas através da Educação.

É a missão da Fábrica de Cursos

Desde 1998, oferecendo soluções para educação corporativa, a Fábrica de Cursos, conhecida pela inovação e qualidade em seus projetos, tornou-se uma provedora global de soluções para e-learning.

Atualmente, suas soluções abrangem desde metodologias ativas de aprendizagem, como o game based learning e a gamificação de trilhas e objetos de aprendizagem, até plataformas gamificadas LXP com ferramenta de autoria de jogos, como o playNwhere, que oferecem experiências relevantes e engajadoras aos usuários.

01.