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Como a estratégia de Gamificação pode ajudar o seu negócio

Como a estratégia de Gamificação pode ajudar o seu negócio

Você já deve ter escutado sobre Gamificação em diversos momentos nos últimos anos. A estratégia, que consiste em oferecer incentivos, a clientes ou funcionários por meio de dinâmicas e mecânicas de jogos promete melhorar os resultados das empresas e, por isso, não deve ser ignorada.

 

 

Já sabemos que as novas tecnologias trazem desafios cada vez maiores para as empresas que querem ter uma presença mais marcante na web. Neste cenário, você não pode ficar de fora do que pode alcançar em seus negócios levando sua empresa a um novo patamar.

 

 

Por usar as dinâmicas e mecânicas de jogos, tão familiares para qualquer pessoa geralmente durante a infância, a Gamificação transforma as ações da empresa em propostas muito mais atrativas.

 

Usando ferramentas como distintivos ou acúmulo de pontos, as empresas podem premiar aqueles consumidores que agirem da forma como elas esperam em promoções ou programas de fidelidade, por exemplo. Isso traz o engajamento dos clientes nas ações a um outro nível, fazendo com que eles se sintam estimulados, até mesmo a competir para serem reconhecidos pela marca.

Viralizando

 

A estratégia de Gamificação também faz com que os clientes compartilhem publicações da sua empresa. Isso permite que outros potenciais consumidores tenham contato com a marca, aumentando a repercussão de suas ações de marketing e vendas. Faz também com que sua empresa crie verdadeiros embaixadores da marca na web, facilitando seu relacionamento com a comunidade on-line.

Em busca do topo

 

Muitas empresas pensam nos benefícios da Gamificação somente ao aplicá-lo no mercado. No entanto, essa estratégia também traz melhores resultados dentro da sua própria empresa. Usar técnicas de Gamificação nos processos e projetos faz com que o feedback seja mais rápido, evitando que os funcionários só se sintam reconhecidos na avaliação de desempenho anual. Além disso, as metas ficam mais claras quando expostas com as dinâmicas de jogos, fazendo com que as pessoas se sintam mais capacitadas a alcançá-las.

Aprendizado veloz

 

Com a grande quantidade de informação e entretenimento disponível a qualquer momento na internet, as empresas possuem cada vez mais dificuldade para atrair e reter a atenção dos funcionários. A Gamificação também é um excelente apoio nesse desafio, tornando o treinamento da equipe mais leve e divertido e, consequentemente, facilitando o aprendizado durante cursos e aulas.

Cases interessantes

 

O acúmulo de milhas em viagens aéreas, desenvolvido de forma pioneira pela PanAm, é considerado uma das primeiras iniciativas voltadas para a gamificação. Ainda que não envolva recursos lúdicos, o acúmulo de pontos para troca por novas passagens estimula um comportamento esperado em seus clientes, contribuindo para o aumento das vendas e da fidelização.

Já no ambiente mobile, o Foursquare é uma das marcas que trabalham bem o conceito de gamificação, desafiando seus usuários a ganharem ‘badges’ e status na rede social ao fazerem check-in nas localidades que visitam. Visitando um mesmo estabelecimento várias vezes, um usuário pode virar prefeito do local e ganhar descontos em produtos e serviços ou outros tipos de recompensas.

 

Outro exemplo célebre de gamificação foi o serviço de armazenamento na nuvem do Dropbox. Os usuários do sistema que completam certas tarefas (como fazer um tour pelo serviço, conectar a conta às redes sociais, fornecer feedbacks ou indicar a marca para amigos) ganham espaço adicional de armazenamento, se tornando experts e embaixadores da marca de uma só vez.

Alinhamento

 

Não se esqueça de que, para proporcionar resultados realmente valiosos para o negócio, é fundamental que a estratégia de gamificação esteja alinhada aos objetivos da organização. Dessa forma, a empresa garante que os usuários irão se sentir motivados a interagir com a marca pelos motivos certos.

 

Com tudo isso, fica mais fácil perceber por que a gamificação vem se consolidando como uma importante tendência nas organizações nos últimos anos. Afinal, não é por acaso que o Grupo Gartner estima que 70% das 200 empresas que compõem o ranking global da Forbes estejam planejando utilizar a gamificação para aprimorar suas estratégias de marketing.

 

E quando pensamos que as estratégias de jogos podem ser adotadas não somente para o relacionamento com consumidores, mas também para aprimorar treinamentos, gestão e até mesmo acompanhar a carreira de funcionários, fica óbvio que a gamificação não é um simples modismo que está prestes a desaparecer.

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