O xAPI foi criado para resolver estes “gaps” tecnológicos em relação ao SCORM e as tecnologias atuais, ou seja, os usuários passaram a ter qualquer atividade registrada, sem a necessidade destas atividades serem realizadas em navegadores de internet, em um LMS ou mesmo on-line.
cmi5 – A evolução do SCORM?
- -
- BLOG
- -
- academia
Com isso, além da aprendizagem formal em LMS‘s, inúmeras outras oportunidades de aprendizado puderam ser contempladas, como a aprendizagem informal e a social.
Porém, a implementação do xAPI ainda não é muito fácil e não foram encontradas muitas aplicações práticas para a sua utilização. Procurando unir a grande quantidade de cursos SCORM existentes e a flexibilidade do xAPI, foi desenvolvido o cmi5.
Antes tínhamos que decidir entre utilizar o SCORM ou o xAPI para elaboração dos projetos e-learning. O cmi5 é uma ponte entre os dois padrões, pois consolida o melhor dos mundos.
O que é o cmi5?
O cmi5 é uma nova especificação desenvolvida pela ADL (Advanced Distributed Learning Initiative). De forma me resumida, o cmi5 é um conjunto de regras que oferece todos os recursos oferecidos pelo SCORM e pelo xAPI, ao mesmo tempo.
Oficialmente o primeiro release do cmi5 foi lançado em 1/6/2016, com sua especificação já pronta para implementações.
Por que usar cmi5 ao invés do SCORM?
Existem muitos motivos para você escolher o cmi5.
- Permite mobile learning off-line.
- Registra todos os tipos de atividades.
- Propicia o aprendizado fora do LMS.
- Permite a distribuição do conteúdo.
- Oferece uma melhor experiência de aprendizado.
Atualmente não devemos mais escolher entre a compatibilidade do SCORM e a flexibilidade do xAPI.
A nova geração de especificações, o cmi5, engloba tudo isso num só lugar.
Ela consegue fazer tudo que o SCORM oferece enquanto acompanha registro de forma ilimitada, suporta mobile e muito mais.